Os termos da cadeia logística que você precisa saber na construção civil

Os termos da cadeia logística que você precisa saber na construção civil

Aplicar fundamentos de logística e realizar gestão de cadeia logística é um diferencial competitivo das empresas que se desenvolvem de forma crescente e que se mantém positivamente no mercado, uma vez que são diversas as atividades desempenhadas e frentes a serem executadas em um canteiro de obras,

Entretanto, essa realidade de gestão logística é mais rara no setor da construção civil, que foi praticamente o último a adotar esses conceitos, existindo, ainda, muitas empresas que não os adotaram. Contudo, com a crise no setor, as empresas começaram a investir cada vez mais em logística, visto que otimizar processos se tornou imprescindível para sobreviver a essa fase.

Quer saber mais sobre cadeia logística, as principais etapas e termos? Então continue a leitura!

Qual a importância da logística em obras

A abertura econômica e tecnológica que ocorreu no Brasil após a ditadura militar não afetou a construção civil da mesma forma que impactou as demais indústrias. Sendo assim, o setor praticamente não investiu em transformações na estrutura administrativa e operacional, visando maiores níveis de produtividade e qualidade

Por consequência da logística pouco desenvolvida e do pouco investimento nesse tipo de gestão, ainda é muito comum observar na construção civil elevados índices de perdas, desperdícios, retrabalhos, prazos não cumpridos e custos estourados. Portanto, a logística se torna essencial para alcançar maior competitividade e lucratividade no setor.

Como a construção civil é composta por várias frentes que, muitas vezes, são simultâneas, é de suma importância aplicar logística no canteiro de obras, tanto para a movimentação quanto para o estoque, armazenamento, compras, distribuição, entre outras etapas. Dessa forma, fica evidente que a cadeia logística influencia todos os pontos fundamentais de um projeto.  

Como funciona uma cadeia logística e quais suas vantagens

A cadeia logística trata de todos os aspectos logísticos fundamentais em um canteiro de obras, tais como: compras, movimentação, distribuição, estoque, armazenamento, execução, logística reversa, etc. 

A aplicação da cadeia logística em um empreendimento e/ou construtoras proporciona diversas vantagens, como:

  • maior eficiência e agilidade para resolver problemas e mitigar riscos;
  • possibilita realizar um gerenciamento integrado e o mapeamento completo de processos;
  • permite identificar as principais ocorrências e propor soluções mais precisas;
  • possibilita a redução de estoques e o abastecimento conforme as necessidades, em resultado do gerenciamento mais preciso da cadeia;
  • permite controlar mais eficientemente os fornecedores por meio de um sistema de avaliação do desempenho;
  • possibilita o monitoramento do processo de transporte, abastecimento, estoque e armazenagem;
  • reduz o índice de retrabalhos, evita erros e a execução de tarefas redundantes e desnecessárias;
  • otimiza os processos construtivos, reduzindo os desperdícios;
  • gera maior qualidade final para o empreendimento, uma vez que todas as etapas são acompanhadas e melhoradas continuamente.

Quais são os principais termos da cadeia logística na construção civil

Os principais termos da cadeia logística da construção são os que estão diretamente envolvidos com os processos mais importantes e presentes nos canteiros de obras. A seguir apresentaremos alguns deles. Confira!

Layout de canteiro

A logística aplicada ao layout do canteiro de obras é responsável por gerir todos os fluxos de trabalho que acontecem no canteiro. Parece um conceito óbvio, não é mesmo? Porém, na prática, os problemas são resolvidos à medida que surgem no canteiro, em vez de ser realizado um planejamento prévio de todos os fluxos. A etapa de revisão constante do planejamento durante a obra também é frequentemente preterida. 

Por isso, a logística de layout do canteiro não é apenas um instrumento organizacional e administrativo, é também uma ferramenta de melhoria contínua de ações e processos de gerenciamento em geral. 

Movimentação

Essa etapa da cadeia logística consiste no planejamento completo de todos agentes que estarão envolvidos nas etapas de produção. O que é analisado nesse momento é como esses agentes receberão os insumos para cada tarefa. Para isso, são definidas as rotinas de deslocamento e quais os tipos de transporte a serem utilizados no canteiro.

Estoque

Após definido como serão realizadas as movimentações e o transporte no canteiro, deve ser definido onde serão estocados. Essa decisão precisa levar em consideração todas as atividades que a serem realizadas, a ordem das etapas e também o deslocamento até o local de execução de cada atividade. 

Entretanto, essa etapa da cadeia logística também inclui controlar a demanda e a entrega dos materiais, evitando gastos excessivos com armazenamento, mantendo, assim, um menor estoque, sendo necessário que o processo de entrega seja bem definido. 

Armazenamento

Ao chegar ao local de estoque precisa-se de uma logística de armazenamento que cumpra uma organização precisa e eficiente, garantindo que sejam armazenados nos locais corretos, respeitando os limites de empilhamento, a possibilidade ou não de exposição a intempéries e também se atentando a prazos e validade. Nessa etapa também é levado em consideração o objetivo de reduzir transporte no canteiro de obras. 

Distribuição 

Essa etapa da cadeia logística é responsável pela distribuição dos materiais, ferramentas e equipamentos de acordo com as necessidades, atividades e planejamento. É necessário planejar e otimizar a distribuição para reduzir gastos com tempo, mão de obra e transporte. Para isso, é necessário aliar os aspectos já citados anteriormente como local de armazenamento, tipo de transporte, necessidade de cada atividade etc.  

Suprimentos

A etapa de suprimentos é de grande importância e, se ocorrer alguma falha nela, as demais são totalmente afetadas, assim como todo o planejamento quanto ao prazo e custo da obra. Essa etapa compreende justamente o planejamento de quando cada recurso, material, mão de obra ou equipamento serão comprados e quando deverão estar presentes no canteiro. Essa etapa também compreende a definição do tipo de transporte até o canteiro de obras.

Logística Reversa

O conceito de logística reversa é de extrema importância, pois visa evitar a perda de materiais. Para isso, a cadeia logística é pensada inversamente, ou seja, considerando o retorno de todos os itens que não forem utilizados durante a execução do projeto em questão. 

Essa etapa é realizada durante a desmobilização da obra, quando os insumos sobressalentes são agrupados e realocados para outro empreendimento ou para o estoque principal, visando sua reutilização futura. 

Como a inovação impacta na cadeia logística

Aplicar os fundamentos e uma boa gestão logística no canteiro de obras e nas empresas de construção civil é extremamente importante para melhoria dos processos, redução de retrabalho, maior eficiência, qualidade e lucratividade. Contudo, para isso, além de planejar e aplicar a cadeia logística, é necessário investir em inovação, tanto na cultura como nos processos. 

Atualmente, existem diversas ferramentas de gestão que tornam ainda mais eficientes, ágeis e assertivas as diversas atividades da cadeia logística, reduzindo desafios, otimizando a mitigação de riscos e resolvendo processos, uma vez que permitem que o tempo dos profissionais seja direcionado ao que é mais importante e urgente. 

Portanto, para aplicar a cadeia logística eficientemente e obter resultados e melhorias competitivas e significativas, os softwares de gestão são grandes aliados. Contudo, lembre-se que não adianta apenas adquiri-los sem a elaboração e definição de processos logísticos eficientes. Para alcançar grandes resultados nessa área, utilize a inovação, tecnologias e a logística em conjunto. 

Viu como a cadeia logística é um diferencial competitivo no setor da construção civil? Então, deixe um comentário contando quais dos termos abordados você considera mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *