Engenheiro de custos: aumento do preço de material de construção, o que fazer?

Engenheiro de custos: aumento do preço de material de construção, o que fazer?

Quando uma obra é executada, o preço de material de construção costuma ser uma das principais variáveis no controle de custos do empreendimento. Isso ocorre porque muitas construções demandam bastante tempo para serem finalizadas e durante esse período é normal que existam variações de preços no mercado em geral.

E para ajudar nos momentos em que esses cenários acontecem, trouxemos este artigo para você. Nele, você encontrará informações úteis para entender os impactos causados pela mudança nos preços em uma obra de construção civil.

Você saberá quais são as medidas de prevenção que podem auxiliar na resolução do problema. Por isso, não perca mais tempo e avance na leitura agora mesmo para saber de tudo!

Como a oscilação de preços impacta o orçamento de uma obra?

É amplamente conhecido que toda obra deve contemplar um orçamento e um cronograma de execução. No entanto, vê-se esse tipo de conduta sendo exercida majoritariamente apenas em construções de médio e grande porte. Ainda assim, é possível que sejam encontradas algumas situações nas quais nem isso existe.

Assumindo que os processos de gestão foram adotados, uma variável que pode afetar profundamente o andamento dos trabalhos é uma alteração abrupta na formação de preços. Como é de se esperar, seu impacto em obras que demandam mais tempo acabam sendo muito significativo.

Um ponto muito importante precisa de atenção nessa consideração: não há como fazer um grande estoque de materiais no início de uma obra de modo que qualquer alteração ao longo do tempo não cause nenhum efeito sobre o empreendimento. Na construção civil, a execução de um projeto pode durar anos e dessa forma se torna inviável armazenar produtos com tempo de uso limitado, como o cimento, por exemplo.

Uma habilidade muito importante é saber lidar com essa nuance do setor da construção. O responsável direto por essa função deve ser o engenheiro de custos. Ele é um profissional especializado na condução de um contrato de uma obra de modo que o recurso destinado sirva ao seu propósito de forma mais otimizada possível. Isso aumenta a margem de lucro ao final do projeto.

Vale ressaltar que existem épocas nas quais esse trabalho pode ser ainda mais exigido. É o caso da situação mundial vivida por conta da ocorrência da pandemia. Todas as empresas que lidam com construção sofreram fortes abalos e a forma de lidar com a oscilação de preços precisou de muita habilidade por parte dos gestores.

Como o engenheiro de custos pode se prevenir em relação ao aumento de preço de material de construção?

A oscilação de preços durante o tempo de execução de uma obra é dado como certo, principalmente quando ela tem um período de realização mais prolongado. Não é possível armazenar uma série de produtos necessários à construção de um empreendimento e compras precisam ser efetuadas no curso do projeto.

Assim, uma das principais medidas tomadas costuma ser a adoção de aditivos de contratos. Eles são termos acessórios que existem para justificar o aumento do preço final de uma construção. No entanto, ele é uma medida paliativa, pois o problema já aconteceu.

Existem ações preventivas que quando tomadas, amenizam a oscilação de preços, podendo até mesmo dispensar o termo aditivo. Acompanhe a seguir as principais medidas cautelares em relação ao controle de custos de uma obra.

Faça um contrato claro desde o início

Essa é uma medida muito útil para a execução de uma obra, pois evita eventuais transtornos que possam surgir conforme a construção avança. Para que esse objetivo seja atingido, é necessário que todas as cláusulas estejam nítidas para todos os envolvidos. Pode ser importante ter uma assessoria jurídica para efetuar a elaboração do contrato.

Outra vantagem dessa conduta reside no fato que, quanto mais assertivo for o contrato, menores serão as chances de que sejam necessários termos aditivos na empreitada. Ademais, cultivar a prática de sempre aumentar o preço final do contrato por meio dos aditivos pode levar a uma má imagem do profissional perante o mercado.

Busque empreiteiros de confiança

Trabalhar com bons profissionais sempre traz benefícios para o projeto. Escolher essas pessoas não significa que não ocorrerão percalços no meio do caminho, e sim que quando eles surgirem será muito mais fácil de contorná-los. Além disso, é quase certo que a solução não passará por um aumento de custos na obra.

Documente tudo

Ter o registro de todos os passos executados é muito importante para garantir um bom preço final. Por incrível que pareça, essa etapa costuma ser negligenciada por muitos profissionais, mas um engenheiro de custos jamais deve fazer isso.

Quando o assunto é variação de preços, é essencial ter toda a documentação das cotações já feitas devidamente arquivadas. A razão disso é que muitos preços são tomados com prazos de 30, 60 ou até 90 dias de validade. Assim, quando uma nova compra é necessária, existe uma base de cálculo a qual recorrer. E-mails e planilhas são exemplos de registros que devem ser feitos para que se possa exigir um futuro cumprimento de compromisso feito no passado.

Prepare-se para a tomada de medidas

Infelizmente, existem situações nas quais as medidas convencionais não surtem efeitos. É o caso de não chegar a nenhum consenso quando os preços oscilam demais e o custo acaba subindo muito. Vale ressaltar que os dispositivos existentes devem ser testados antes de algum acionamento que vai além das partes envolvidas.

O próprio aditivo de contrato é uma tentativa de solucionar o impasse. Por mais que haja desgaste no relacionamento com o contratante, ainda é uma medida que prioriza a resolução do problema unicamente entre os participantes. No entanto, caso isso seja inviável, pode ser necessário efetuar um acionamento judicial. Não é a melhor medida, mas sendo a única disponível, deve ser tomada.

O impacto de uma eventual mudança no preço de material de construção é sempre considerável. Em épocas de pandemia tivemos efeitos ainda maiores e muita habilidade foi exigida dos profissionais responsáveis pela execução de empreendimentos. No entanto, tomando as medidas certas que passam muito pela prevenção, os problemas decorrentes desse tipo de situação podem ser evitados. Seguindo as recomendações explicadas neste artigo as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro dos lançamentos de nossos artigos em tempo real!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *