<strong>O que é um projeto de infraestrutura e como elaborá-lo? Veja. </strong>

O que é um projeto de infraestrutura e como elaborá-lo? Veja. 

Muitas dúvidas rondam a pergunta sobre o que é projeto de infraestrutura. Esse questionamento faz todo o sentido, pois se tratam de obras de porte muito grande e às vezes é difícil compreender de que forma o empreendimento pode ser conduzido. Esse pensamento por si só revela o quanto é importante ter sempre em mãos um bom planejamento antes de iniciar uma execução.

Este artigo trata essa questão de uma maneira mais dedicada. Ao ler o texto, você se deparará com a explicação do que é uma infraestrutura. De posse desse conhecimento, entenderá melhor o que é um projeto que se dedica a conduzir uma obra desse tipo. Por fim, saberá quais são os três pontos básicos a saber quando é preciso elaborar um bom projeto.

Pronto para a leitura? Então aproveite o conteúdo!

Afinal, o que é a infraestrutura de uma região?

Muitas vezes confundida com a estrutura, a infraestrutura é um aspecto fundamental no desenvolvimento de uma região. Esse local pode ser considerado como sendo uma cidade, um estado e até mesmo um país inteiro. Ter os meios de desenvolvimento fortalecidos favorece a expansão de atividades econômicas e isso eleva as condições financeiras da população que ali reside.

Ou seja, sem os meios básicos não há como ter o fundamento que serve de alicerce para a construção de algo maior. Nesse sentido, podemos destacar quatro pontos que são a chave para que todas as outras atividades econômicas possam ser estabelecidas sem qualquer dificuldade, conforme mostrado a seguir.

Energia

Sem dúvida, aqui começa todo um projeto de infraestrutura. A razão disso é obvia, pois não é possível fazer qualquer coisa sem energia. Assim, deve ser uma preocupação todas as etapas do processo de fornecimento de energia: geração, transmissão e distribuição. Essa organização servirá de base até mesmo para o desenvolvimento das outras três frentes de uma infraestrutura completa.

Saneamento

Essa parte trata da destinação correta dos resíduos gerados pela sociedade, tanto aqueles vindos de residências quanto das indústrias. Estes últimos merecem atenção especial, pois a depender do material beneficiado, os rejeitos industriais podem ser altamente tóxicos. Completam a lista a coleta e destinação do lixo, além do fornecimento de água tratada. Tudo isso afasta o índice de doenças e melhora a qualidade de vida da população.

Transporte

Outro ponto muito importante na infraestrutura diz respeito às vias de locomoção, bem como ao escoamento de produtos que elas proporcionam. Estradas, portos e aeroportos contribuem para que o fluxo de pessoas se dê de modo dinâmico, além de permitirem a importação de insumos e a exportação da produção local para outras regiões.

Telecomunicações

Por fim, temos o desenvolvimento dos meios de comunicação. Eles são essenciais para dinamizar a troca de informações. Com o advento da internet, esse tipo de estrutura se tornou fundamental. Fazem parte da lista as torres de comunicação de telefonia móvel, transmissão de sinal de rádio e TV e as tão úteis fibras ópticas. Esse aparato tecnológico é um grande diferencial de uma nação.

O que é projeto de infraestrutura?

De posse dos conhecimentos apresentados no tópico anterior, podemos afirmar que um projeto de infraestrutura é todo aquele que visa planejar a execução de trabalhos para a construção das bases de uma sociedade. É uma forma de antever todas as etapas necessárias à construção.

Sem um bom projeto, é impossível executar com precisão todos os passos necessários. Como as obras de infraestrutura são muito grandes, seria como navegar em alto-mar sem nenhuma direção. Certamente o resultado não seria o esperado, revelando a importância desse tipo de projeto.

Como um projeto de infraestrutura deve ser elaborado?

Antes mesmo de iniciar os trabalhos, muito planejamento deve ser feito. Em geral, quanto mais tempo planejando, maiores serão as chances de sucesso. Nesse sentido, vale observar pelo menos três pontos na elaboração de um projeto de infraestrutura, conforme mostrado a seguir.

Elaboração de um cronograma

Para que uma obra de grande porte seja levada à frente, é importante ter de modo bem definido quais serão as etapas a serem cumpridas. Nesse sentido, um cronograma se faz essencial. Ele servirá como bússola para conferir o atendimento aos prazos previamente acordados. Sendo assim, todas as atividades necessárias devem ser esquadrinhadas e seus prazos definidos.

Um ponto importante na elaboração de um cronograma efetivo é ter um bom sequenciamento de atividades, pois muitas delas só podem ser iniciadas assim que outras terminarem. Também é relevante ter escrito qual a duração esperada de cada uma delas e, se possível, prever eventuais atrasos pela ocorrência de imprevistos. É normal que eles aconteçam.

Concepção do projeto

Para que o andamento do planejamento se dê de uma forma organizada, é preciso formalizar a concepção do projeto. Nele devem constar todas as etapas, bem como a definição de custos, contratação e descontratação de mão de obra, prazos, normativas legais e atendimentos a normas ambientais.

Parte importante do projeto se constitui na indicação dos responsáveis técnicos pelo empreendimento, tanto as pessoas físicas como as pessoas jurídicas. Isso é especialmente relevante em obras de infraestrutura por conta de seu porte e complexidade. Na eventualidade de alguma coisa dar errado, os responsáveis precisam ser identificados e responsabilizados.

Gestão da cadeia produtiva

Gerenciar corretamente os recursos necessários à realização da obra deve fazer parte de um rigoroso planejamento de infraestrutura. Especialmente na construção civil, é preciso atentar para o recebimento e estoque de materiais, dado o período de uso de alguns produtos, como o concreto, por exemplo.

Nesse sentido, prezar por uma boa infraestrutura tem muita relevância. Isso pode ser responsável por uma grande economia (ou gastos) de recursos. É por isso que a contratação dos fornecedores sérios e responsáveis se torna crucial para o sucesso da empreitada, pois qualquer falha pode ocasionar grandes prejuízos.

Saber o que é projeto de infraestrutura e como conduzi-lo pode trazer inúmeros benefícios para a construção em questão. Um dos pontos mais relevantes é que ele traz as diretrizes certas para a obra e que devem ser seguidas por todos. Além disso, o projeto contribui para que todas as características desenhadas inicialmente sejam cumpridas à risca, denotando a importância do documento. Sem ele, dificilmente existiria uma execução organizada do planejamento proposto.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para seguir nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *