A modelagem 3D na arquitetura e engenharia

A modelagem 3D na arquitetura e engenharia

A modelagem 3D é uma representação gráfica que permite pré-visualizar os resultados que serão alcançados aproximando-se ao máximo da realidade. Por meio de figuras tridimensionais, é possível visualizar uma ideia arquitetônica ou um projeto completo antes mesmo de ele ser iniciado.

Economia de tempo e de dinheiro e realização de análises estruturais são algumas das vantagens de utilizar a modelagem 3D na engenharia. Além disso, é possível sincronizar os trabalhos dos envolvidos e atender à demanda de consumidores cada vez mais exigentes.

Se você quer saber mais sobre a modelagem 3D na arquitetura e engenharia, este artigo é para você. Continue lendo!

A tecnologia no mercado de arquitetura e engenharia

É cada vez mais comum a utilização de tecnologias na arquitetura e engenharia, pois as opções e as melhorias que elas geram são incontáveis. Isso é feito não só com maquinários mais evoluídos, mas também com softwares e ferramentas digitais que tornam todo o processo, inclusive o de planejamento, mais eficiente e concreto.

Existem algumas tendências já testadas e aprovadas pelos profissionais da área, como a Internet das Coisas. Ela permite criar um sistema integrado e inteligente que funciona de maneira quase independente após ser programado para desempenhar funções que geram muito mais comodidade. Alguns exemplos são a iluminação automatizada ou os sensores inteligentes de movimentos.

Atendendo a uma necessidade emergente do mercado, a sustentabilidade também já faz parte do cotidiano dos profissionais dessas áreas. Construções ambientalmente corretas, reutilização de materiais e implementação de iluminação solar, tanto no canteiro de obras como nas edificações, tornam os projetos mais sustentáveis.

A realidade virtual, em que é possível ser inserido em um universo completamente digital, permite que os envolvidos nos trabalhos tenham uma visualização muito mais completa dos projetos. Soma-se a isso o benefício gerado para clientes, que também conseguem ter uma ideia muito mais nítida de como ficará o projeto.

A modelagem 3D

Com a modelagem 3D, é possível visualizar um projeto ou uma ideia arquitetônica utilizando figuras tridimensionais que se aproximam ao máximo da realidade. Logo, antes mesmo de iniciar um projeto, é possível ter uma pré-visualização dos resultados esperados.

Esse modelo permite analisar objetos de maneira dimensional com muito mais precisão, pois funciona como um protótipo virtual. Com essa ferramenta digital, é possível simular o funcionamento de sistemas montados, prever e corrigir erros e possíveis problemas, fazer o planejamento correto de processos de fabricação.

Portanto, com a modelagem 3D, os processos de construção são previstos, o tempo gasto nas obras é medido e regulado, a locomoção e a movimentação do maquinário utilizado são planejadas com mais eficiência e as alterações necessárias são identificadas com muito mais rapidez.

Essa técnica digital também atende à crescente e exigente demanda do mercado. Por oferecer um atendimento de maior qualidade e fazer uma adequação do modelo dos produtos e da linha de produção, os consumidores vêm exigindo esse tipo de inovação na arquitetura e engenharia.

Os benefícios da modelagem 3D

Utilizar a modelagem 3D gera diversos benefícios para o setor, que vão do planejamento à execução da obra. Os retornos financeiros e as melhorias no atendimento aos clientes também podem ser percebidos. Veja a seguir.

Modelagem 3D no canteiro de obras

Um canteiro de obras bem planejado e organizado é fundamental para garantir o funcionamento correto da construção e a segurança de quem está envolvido no projeto. Com a modelagem 3D, fica muito mais fácil prever e organizar equipamentos e máquinas instalados no local, gerando economia financeira e otimizando o tempo.

Logo, a visualização tridimensional torna muito mais eficiente o processo de definir os equipamentos e maquinários, decidir onde eles ficarão dispostos no canteiro e determinar os espaços destinados aos trabalhadores e quais vias serão utilizadas para a locomoção dos veículos necessários.

Modelagem paramétrica 3D

O processo de planejamento do canteiro de obras também é beneficiado por essa ferramenta tecnológica. Objetos indispensáveis para a construção civil podem ser projetados em três dimensões e representados com geometria, características e propriedades já determinadas.

Um exemplo são os andaimes, que são definidos previamente com número e tamanho dos níveis dos vãos estabelecidos, além de serem equipados com quadros, parapeitos e diagonais exatos.

Segurança no canteiro de obras

O técnico responsável pelo projeto do canteiro pode desenvolver um modelo digitalizado e virtual das instalações e da estrutura que será utilizada. Esse ambiente comum, que é o canteiro de obras, pode ser previamente analisado por meio da modelagem 3D e o pré-projeto digitalizado pode ser compartilhado por todos os envolvidos no processo de planejamento e implementação do espaço. Logo, os riscos de acidentes podem ser previstos e evitados.

Melhora no desenvolvimento de produtos

A modelagem 3D melhora o desenvolvimento de produtos, máquinas e dispositivos, tornando o projeto muito mais confiável, já que possibilita identificar e eliminar potenciais erros de processos.

Projeto mais ágil

Além de melhorar o design do produto e o seu funcionamento, a modelagem 3D permite analisar a estrutura e verificar os processos de fabricação, tornando essa etapa muito mais ágil e diminuindo o tempo gasto. Desse modo, o tempo necessário para colocar o produto no mercado é menor, aumentando o grau de competitividade do negócio.

São muitas as vantagens de investir na modelagem 3D para os diversos projetos arquitetônicos e de engenharia. Para obtê-las, é ainda mais eficiente unir a modelagem 3D ao sistema de Building Information Modeling (BIM).

A modelagem 3D e a implementação do BIM

O BIM permite reunir as informações de uma construção de maneira integrada e organizada. A obra é acompanhada em todo o seu ciclo, desde o modelo da edificação até o orçamento total. Essa tecnologia possibilita a criação de modelos virtuais da obra com precisão.

Portanto, essa união faz com que todo o projeto seja melhor visualizado e compartilhado com os profissionais envolvidos, todos podem interagir com o projeto de um edifício, por exemplo. Ela permite, também, que erros comuns sejam evitados e fornece informações aprofundadas da evolução do empreendimento.

A modelagem 3D já faz parte do cotidiano da engenharia e arquitetura devido ao excelente desempenho, à facilidade de implementação e aos benefícios gerados para os envolvidos na obra e os consumidores. Melhorar os projetos, gerar mais segurança e eficiência, bem como trazer a tecnologia para aperfeiçoar os processos e a visualização são motivos que estão tornando essa ferramenta cada vez mais indispensável.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *