Descubra quais os impactos da realidade virtual na engenharia!

Descubra quais os impactos da realidade virtual na engenharia!

A realidade virtual (RV) na engenharia se torna, cada dia mais, uma ferramenta essencial para otimizar processos. Contudo, alguns profissionais ainda não estão cientes dos impactos positivos que ela pode ter na jornada profissional. Por esse motivo, neste conteúdo, eles serão abordados.

Para que essa inovação — parte da chegada da transformação digital nas empresas — seja utilizada de forma eficiente, é útil ter alguns fatores em mente. Primeiramente, é preciso entender do que ela se trata. Em segundo lugar, compreender seus efeitos na prática. Finalmente, é fundamental aperfeiçoar alguns fatores a fim de aproveitá-la ao máximo.

Se você deseja conferir essas informações e se aprofundar no tema, continue lendo!

O que é a realidade virtual?

Capaz de brincar com os sentidos, essa tecnologia criada em meados dos anos 1970 ganhou espaço em diversas áreas. Por meio dela, é possível criar ambientes que simulam o local verdadeiro — mesmo que ele não esteja lá. Em outras palavras, essa modernização visual permite que haja uma imersão por parte do usuário em um lugar simulado por um sistema computacional.

Quando falamos sobre a realidade virtual na engenharia, nos referimos à aplicação de suas técnicas a fim de alcançar a tão esperada otimização de projetos. Essa intenção é, em geral, realizada. Afinal, ao ter acesso aos cenários que serão construídos antes mesmo da obra, seu planejamento e execução se tornam aprimorados em termos de fluidez.

A fim de entender mais sobre como a RV afeta a área, é necessário entrar nas funções específicas que ela executa no dia a dia de engenheiros e profissionais afins.

Quais os impactos da realidade virtual na engenharia?

Tanto as empresas contratadas quanto seus clientes são diretamente atingidos pelas vantagens que essa modernização promove. Enquanto as empresas garantem uma operação rica em eficiência e completa, os clientes conseguem visualizar o serviço antes mesmo de seu início. Dessa forma, o fechamento de negociações ganha uma nova roupagem e se torna interessante para ambos os lados. Outros efeitos da RV na área serão citados a seguir.

Possibilidade de tour virtual

Um dos principais fatores envolvidos em um fechamento de contrato é a expectativa em relação ao que será construído. Seja uma fábrica, um monumento etc., a visualização prévia do espaço sanará a ansiedade e possibilitará que o cliente e os envolvidos no projeto “visitem” o local. Ainda que não estejam lá de verdade, a qualidade da RV traduz de maneira bastante fiel a realidade.

Design do projeto

A inovação impacta diretamente a estética envolvida nos processos. Afinal, se durante a visualização algum detalhe estiver fora do proposto, é possível alterá-lo e se certificar que haja alinhamento. A depender do caso, isso pode ser feito até que o resultado final esteja completamente de acordo com o esperado.

Visualização do ambiente

Durante o processo, tanto o cliente quanto os especialistas envolvidos na obra podem conferir o projeto. É possível fazer isso para relembrar alguns detalhes, minimizar a ansiedade por parte do contratante ou direcionar algumas tarefas. Com o acesso fácil ao ambiente virtual, os gestores e líderes tornam-se capazes de delegar funções que tornem a chegada ao resultado mais ágil e fidedigna.

Interação com os projetos

Além de atuar em prol de uma primeira visualização do espaço, a realidade virtual na engenharia permite que o cliente interaja com o empreendimento futuro. Essa facilidade causa encantamento e promove diferencial competitivo para a empresa, que é colocada como autoridade e precursora do uso de tecnologias diferenciadas.

Planejamento e execução eficazes

Conforme esperado, com um aval pontual do contratante, executar e planejar são tarefas que se tornam maximizados em eficiência. O resultado fica próximo ao combinado no contrato, gargalos são minimizados, a capacitação da sua equipe se torna simplificada e a gestão atua com maximização de seu potencial. De forma geral, todo o processo é otimizado.

Quais pontos necessitam de aperfeiçoamento no uso da realidade virtual na engenharia?

Para garantir todas as vantagens citadas, alguns fatores precisam ser melhorados na área. O uso adequado desse tipo de tecnologia só é possível quando feito por profissionais capacitados e prontos para colocá-la em prática. Assim, as medidas abaixo devem se tornar parte da implementação da RV.

Aquisição de conhecimento

Entender como funciona a área, em quais situações o uso da realidade virtual é indicada, os pormenores por trás do planejamento do projeto que será ambientado virtualmente e outros fatores circundantes é fundamental. Alguns conhecimentos necessários para isso incluem:

  • gestão e engenharia de custos;
  • gerenciamento de obras;
  • administração de projetos e empreendimentos;
  • noções de inovação;
  • gestão de contratos etc.

Sem esses conhecimentos, nem a melhor das tecnologias garantirá benefícios aos colaboradores e organizações. É por esse motivo que a constante aprendizagem é uma necessidade permanente a ser observada pelos profissionais de engenharia.

Competitividade

Outro ponto essencial para o impacto positivo da RV é a busca das empresas por competitividade. Muitas postergam a aceitação da transformação digital em seus ambientes corporativos. Os motivos disso vão desde achar que os funcionários não estão preparados até a redução de gastos.

Contudo, ao fazer isso, negócios concorrentes ganham espaço e passam a ameaçar a segurança dessas organizações. A vontade de estar à frente — e a tomada de atitudes para que isso se torne possível — é imprescindível aos que almejam o sucesso!

Profissionais especializados

Finalmente, é fundamental que os especialistas certos componham o time que comandará o uso da RV. As contratações devem ser guiadas pelo quão atualizados com o mercado os especialistas estão. Por sua vez, essa demanda faz com que aqueles que já atuam invistam em certificações que garantam seu conhecimento na área. No que diz respeito aos estudantes da nova era, é impossível parar de aprender!

O uso da realidade virtual na engenharia traz consigo uma série de oportunidades. Elas contemplam tanto os engenheiros quanto os clientes. Ao atuar junto a profissionais especializados e alinhados ao mercado, se mostra capaz de impulsionar os resultados das empresas e de otimizar projetos de diversas formas. Aposte nessa ideia!

E aí, o que você achou desse conteúdo? Se você tiver alguma dúvida em relação a ele ou desejar enriquecer a discussão, deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *