Como ter um canteiro de obras organizado? Confira 7 dicas e coloque em prática

Como ter um canteiro de obras organizado? Confira 7 dicas e coloque em prática

Manter um canteiro de obras organizado é fundamental para o bom desenvolvimento da construção. Além de tornar o local de trabalho mais eficiente e seguro, é possível aumentar o rendimento dos trabalhadores, otimizar os esforços e conseguir até uma economia financeira.

O canteiro de obras é o local, geralmente temporário, onde são realizadas as operações que dão apoio ou fazem parte da execução de uma obra. É o espaço onde toda a obra é feita. Portanto, é um local que requer um nível elevado de organização para que tudo ocorra da maneira planejada e minimizando os possíveis erros.

Neste artigo vamos listar 7 dicas de como deixar o canteiro de obras mais organizado para ter o máximo de rendimento na construção civil. Quer saber como? É simples, basta continuar a leitura. Vamos lá!

A importância de um canteiro de obras organizado

O canteiro de obras é o local onde toda a construção vai ocorrer, é também o local onde os trabalhadores realizarão suas funções e onde as máquinas e equipamentos ficarão. Portanto, é preciso investir na organização desse espaço para que tudo ocorra dentro do planejamento.

Quando esse ambiente de trabalho está desorganizado, fica muito mais difícil de manter a produtividade dos funcionários, já que os mesmos terão mais barreiras para trabalhar. Com um local desorganizado, o acúmulo de lixo e de resíduos é muito maior, congestionando o espaço de trabalho e dificultando a locomoção de equipamentos e maquinários.

É importante ratificar que a responsabilidade de manter o canteiro de obras organizado é de responsabilidade de todos. Os engenheiros, que determinam o planejamento, o projeto e fluxo de trabalho; e dos pedreiros e serventes, que ficam responsáveis por deixar o ambiente limpo e de guardarem devidamente os equipamentos utilizados.

A relação da organização com a segurança pessoal

O canteiro de obras organizado não garante somente o bom funcionamento do local de trabalho. Ele também garante um ambiente mais seguro para os trabalhadores e também para as pessoas que estão próximas, já que muitas vezes a obra é feita em grandes centros urbanos e áreas comerciais.

Isso envolve todos os processos da obra e os resíduos utilizados. Portanto, faça o correto descarte de materiais tóxicos, não deixe equipamentos e maquinários expostos, prepare uma correta sinalização para que pessoas externas não adentrem no canteiro e nem se coloquem em risco. São cuidados que envolvem os trabalhadores e pessoas que não estão envolvidas com a obra.

7 dicas para tornar o canteiro de obras mais organizado

Agora que já sabemos da importância de um ambiente organizado para o correto funcionamento da obra e para a segurança dos envolvidos, tanto externos como internos, é chegado o momento de conhecer algumas maneiras de manter essa organização. É isso que você vai ver a seguir.

1. Fique atento às normas

Existem normativas vigentes para garantir uma padronização, organização e segurança nos canteiros de obras. Podemos citar a NR 18, que discorre sobre as normas de segurança de trabalho na construção civil e dá outras regulamentações. Além de evitar multas garante um local seguro para o trabalho.

2. Realize o planejamento

Essa etapa deve estipular um local adequado para o correto armazenamento de insumos e equipamentos que serão utilizados na construção. Esse local deve ser bem planejado para garantir um acesso a todos os pontos de obras, bem como todo o material e entrada e saída de veículos pesados.

Além disso, esse local quando planejado corretamente facilita a contagem diária de materiais e equipamentos que são constantemente revisados e renovados em um ambiente de construção.

3. Ofereça treinamentos para os envolvidos

O número de trabalhadores costuma ser muito grande quando falamos de canteiro de obras. Portanto, é fundamental que os trabalhadores saibam como utilizar os maquinários e equipamentos de proteção de maneira adequada. Cursos de capacitação são ótimos para garantir o correto funcionamento e também fazem com que os trabalhadores se sintam mais valorizados e estimulados.

4. Abuse da sinalização

Além de investir no treinamento, a utilização da sinalização pode chamar a atenção para os riscos de certos maquinários, fazendo com que os operários redobrem a atenção ao usá-las. Ainda, as sinalizações quando usadas de maneira correta, fazem com que apenas as pessoas autorizadas e capacitadas circulem pelos espaços delimitados para a obra. Logo, abuse de fitas zebradas, placas de alerta e barreiras.

5. Cuide da limpeza e organização

Manter o local limpo e organizado é sinônimo de eficiência e segurança. Portanto, deixe claro a importância de ter esse cuidado e faça com que os pedreiros e serventes limpem e prezem pela organização.

O descarte de diversos materiais, como os resíduos químicos e entulhos, devem ser feitos corretamente em lugares preparados para isso. Toda a limpeza deve ser feita diariamente para garantir um espaço organizado.

6. Faça manutenção preventiva

Assim como estipulam normas regulamentadoras, fazer a manutenção preventiva constante é muito importante para garantir a integridade física dos funcionários e evitar acidentes desnecessários, que além de colocar em risco a vida dos trabalhadores, pode atrasar os prazos de conclusão da obra.

Os equipamentos de proteção, bem como as máquinas devem ser constantemente e periodicamente revisados e inspecionados para evitar que acidentes aconteçam.

7. Garanta os EPIs

Os equipamentos de proteção individual devem ser garantidos, e a correta utilização dos mesmos, por todos os membros da obra, deve ser fiscalizada. Dessa maneira o risco de acidentes graves pode ser evitado. Luvas, capacetes, óculos de proteção e outros equipamentos devem ser usados de acordo com o que é estabelecido por lei.

Manter o canteiro de obras organizado não é tarefa fácil, mas deve ser encarada como uma atividade indispensável. Logo na fase de planejamento, a organização deve ser pensada e estipulada. Portanto, siga as dicas que preparamos neste artigo e estabeleça a limpeza do ambiente, estipule os locais de armazenamento e circulação de equipamentos, garanta a segurança dos trabalhadores e deixe tudo sinalizado. Assim, a eficiência na obra é mais garantida.

Nossas dicas foram úteis para manter o canteiro de obras organizado? Se sim, então confira agora este artigo que separamos para você e saiba como melhorar o fluxo de trabalho na construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *