Sinalização de obra e segurança: entenda a relação e a importância

Sinalização de obra e segurança: entenda a relação e a importância

O dia a dia de quem trabalha no setor de construção civil é cheio de riscos, pois são feitas atividades perigosas e que exigem muito cuidado. Nesse contexto, a sinalização de obra é fundamental para preservar a vida e a saúde dos trabalhadores, pois permite uma comunicação visual eficiente no canteiro de obras, ajudando a promover e resguardar a segurança de todos.

Apesar de ser de grande valor para os envolvidos, muitas vezes há dúvidas sobre como deve ser feita e quais as normas que estabelecem as diretrizes cabíveis em cada situação. Além disso, muitas empresas simplesmente dispensam essa prática na rotina dos colaboradores que, por isso, podem se envolver em graves acidentes no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, fizemos este post para que você entenda os objetivos e a importância da sinalização de obra, e quais ações podem ser implantadas para realizá-la de forma adequada. Boa leitura!

Qual o objetivo da sinalização de obra?

A sinalização de obra consiste em indicar um objeto, material, atividade ou situação que pode colocar em risco a saúde e a integridade física do trabalhador, visitante ou usuário. Ou seja, ela tem como principal objetivo apontar os riscos que o canteiro de obras pode oferecer a qualquer pessoa que por ele transite, fornecendo um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Ela pode ser feita de diversas formas, por meio de placas com cores e formas características, sinais acústicos, sinais luminosos e até mesmo por gestos ou falas. No entanto, para que seja de fato eficiente, é imprescindível seguir as instruções normativas referentes a cada atividade, como trabalho em altura (NR-35), instalações e serviços com eletricidade (NR-10).

A sinalização de segurança de uma obra é regulamentada pela NR-18 e, segundo ela, o objetivo é identificar os locais de apoio e as saídas por meio de setas ou comunicação verbal, advertir contra perigos de contato e queda, alertar sobre a obrigatoriedade dos usos de equipamentos de proteção, sejam individuais ou coletivos, atentar para as áreas isoladas de transporte e circulação de equipamentos, dentre outras. 

Todos esses propósitos são para um bem maior e comum: promover a segurança de todas as pessoas que transitam, trabalham, visitam ou utilizam a área do canteiro de obras. Assim, os índices de acidente são reduzidos, as pessoas se sentem mais protegidas e certas de que as ameaças do local estão devidamente indicadas, fazendo com que a empresa ganhe credibilidade tanto com seus colaboradores quanto com o mercado.

Qual a sua importância?

Promover um ambiente de trabalho bem sinalizado e seguro é fundamental para qualquer segmento, mas se tratando de construção civil isso se torna ainda mais importante. É uma área com diversas atividades perigosas, como trabalhos com eletricidade, utilização de ferramentas pontiagudas, presença de maquinário de grande porte, terrenos irregulares e trabalho em altura.

Tudo isso aumenta as chances de acidentes graves e até a morte dos profissionais envolvidos na execução dos serviços. Nesse contexto, a sinalização de obra é fundamental para auxiliar na segurança do ambiente, promovendo a conscientização de todos os presentes sobre as ameaças do local e mostrando os riscos de forma clara e objetiva.

Pode-se dizer que ela é tão importante quanto outras exigências de segurança, como o uso de EPI, e pode até ajudar no cumprimento delas, pois informa, alerta e indica os perigos e as condutas a serem adotadas em determinadas situações. Sem ela, muitas medidas de segurança tornam-se ineficientes. Afinal, referências rápidas, objetivas e claras são indispensáveis para a prevenção, conscientização e respeito aos requisitos.

Além disso, a sinalização de obra ajuda a criar um ambiente mais organizado e dinâmico. As instruções normativas, como a NR-18, fazem parte da legislação trabalhista e, por isso, a empresa que descumpri-las pode ter grandes prejuízos, como multas significativas ou até mesmo ter a obra embargada, e os trabalhadores podem ser advertidos e punidos conforme a lei.

Quais ações podem ajudar na sinalização de obra adequada?

Muitas medidas devem ser tomadas para promover uma sinalização de obra adequada e eficiente. A seguir, listamos algumas delas. Confira!

Tenha clareza na comunicação

Muitas vezes, as pessoas que acessam o canteiro de obras podem não estar familiarizadas com a rotina de trabalho e, por isso, precisam ser bem orientadas por sinalizações claras e objetivas. Os trabalhadores também precisam estar atentos e bem instruídos sobre os riscos presentes no local. Para isso, o primeiro passo é ter clareza na comunicação, de forma que qualquer indivíduo visualize e compreenda a mensagem imediatamente. 

Utilize cores corretas

As cores também são muito importantes para uma comunicação visual adequada. A NR-26 regulamenta quais devem ser utilizadas no ambiente de trabalho para identificação de equipamentos, delimitação de áreas, prevenção de acidentes, advertência contra riscos, dentre outras.

Por exemplo, a cor vermelha indica perigo e alerta, azul significa sinal de obrigação, amarelo quer dizer sinal de aviso e verde simboliza sinal de segurança. É fundamental seguir um padrão de cores para facilitar o entendimento de todos que transitam pelo canteiro de obras.

Indique os riscos

É preciso fazer uma análise de risco do canteiro de obras, a fim de identificar as ameaças e as áreas de perigo para os trabalhadores. Assim, é possível fazer as indicações de forma correta e eficaz. Também é interessante implantar uma política de colaboração, em que todos os profissionais possam reportar aos gestores o surgimento de novos riscos, tornando o processo de sinalização da obra mais otimizado e eficiente. 

Como visto, a sinalização de obra é indispensável para um ambiente de trabalho seguro e com riscos minimizados. No entanto, para que seja eficiente, é preciso realizá-la de forma adequada, seguindo as normas estabelecidas e cumprindo todas as regras de segurança.

Dessa forma, os colaboradores e todos que transitam pela obra podem visualizar as indicações e ter conhecimento sobre os riscos que muitas vezes não parecem estar presentes. Além disso, uma empresa que cumpre todas as exigências e promove a segurança de seus profissionais consegue reter os melhores talentos e se destacar no mercado competitivo.

E aí, gostou do nosso artigo sobre sinalização de obra? Quer continuar tendo acesso a diversos conteúdos interessantes e a todas as nossas novidades? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *