Não perca: 14 aplicações da tecnologia BIM na construção civil

Não perca: 14 aplicações da tecnologia BIM na construção civil

BIM é a sigla para Building Information Modeling, que é traduzida para português como Modelagem da Informação da Construção. A tecnologia BIM já está presente em diversos países há muitos anos, porém também está tomando cada vez mais força no setor da construção civil brasileira.

Isso tem acontecido pois a tecnologia BIM é capaz de solucionar diversos problemas recorrentes na indústria da construção, como atrasos nas entregas, elevação dos custos, erros em orçamento, planejamento, incompatibilidades entre projetos, retrabalho, baixa produtividade, entre outros.

Você quer entender mais sobre BIM? Então, continue a leitura, pois neste texto você entenderá quais são os benefícios e mais 14 aplicações dessa tecnologia. Não perca!

O que é tecnologia BIM

O BIM consiste em um modelo da construção que pode ser iniciado desde o estudo de viabilidade e pode conter informações como modelagem 3D, levantamento de quantitativos, orçamento, planejamento, plano de construção e dados referentes ao uso e à ocupação.

Portanto, como pode-se ver, essa é uma tecnologia que une diversas informações, dados e detalhes de todos os projetos relacionados a determinado empreendimento, assim como dados de sua viabilidade, projetos, compatibilização, planejamento, orçamento, entre outros.

Contudo, para muitos, essa tecnologia se resume a desenhos 3D ou a softwares de modelagem 3D e isso não é verdade, afinal, a modelagem 3D é apenas uma pequena parte de todo o processo. O BIM é um conceito e, além disso, também é uma forma de gestão que envolve a aplicação de vários sistemas, que são utilizados em diversas etapas de um empreendimento.

A tecnologia BIM conta com diversos tipos de softwares que, mesmo sendo de diferentes plataformas, podem se comunicar por meio da interoperabilidade ou por links compartilháveis, em que é possível compartilhar informações relevantes do modelo entre todos os envolvidos. Dessa maneira, todo o projeto é integrado e há maior facilitação nos procedimentos.

Qual é sua importância para a construção civil e engenharia

Com a tecnologia BIM e a possibilidade de integração e compartilhamento de informações e dados entre os softwares e demais envolvidos no projeto, é possível juntar diversos projetos e dados do modelo a ser construído e realizar análises de interferências, como, por exemplo, a compatibilização entre as diversas disciplinas de projeto.

Essa possibilidade reduz o índice de retrabalho, aumenta a produtividade e, inclusive, reduz erros e paralisações no serviço, possibilitando melhor emprego dos recursos e mais lucratividade.

Além disso, a tecnologia BIM permite que os profissionais trabalhem com parâmetros que vão além de espessura, altura e comprimento, como é comum em projetos 2D.

No BIM é possível inserir dados, como especificação de cada material, fabricante, propriedades, entre outras informações que sejam relevantes. Por meio da inclusão correta desses dados e parâmetros, é possível levantar quantitativos, realizar orçamentos, entre outras funções.

Somado a esses aspectos, existe o fato de que, por meio da integração dos softwares e colaboração proporcionada pelo BIM, os quantitativos e orçamentos são automaticamente atualizados à medida que alguma alteração é realizada no projeto. Com isso, é possível evitar que os projetistas e demais profissionais envolvidos necessitem refazer os quantitativos ou orçamentos.

Quais são as 14 principais aplicações da tecnologia BIM

A tecnologia BIM tem as mais variadas utilidades, ela foi uma revolução na forma como os projetos de empreendimentos são realizados. Não é apenas na modelagem e cumprimento de normas que ela ajuda, mas em outros pontos que são fundamentais durante a projeção e execução das obras. Portanto, confira algumas das principais aplicações!

1. Análise de viabilidade

A tecnologia BIM permite o estudo de massa, ou seja, analisar área e volume, possibilitando uma diferente forma de concepção de projeto. Com a ajuda de softwares, o engenheiro avalia todo o conjunto de informações para realizar a obra por meio de um modelo virtual.

Essa etapa de desenvolvimento é denominada de nível de desenvolvimento (ND) 100 — que é a fase inicial da concepção dos empreendimentos. Por meio do trabalho com área e volume, o incorporador consegue retirar dados como custo e prazo.

2. Construção virtual

Conforme explicamos, o BIM proporciona um modelo da construção em vez de um desenho. Esse modelo contém indicativos como tipo de material, fabricante, espessura, altura, volume, entre outros. Por meio desses dados, é possível retirar diversas outras informações, como: quantitativos, analisar interferências, definir o planejamento, realizar orçamento, etc.

Assim, é possível fazer o detalhamento da obra, tanto do projeto físico quanto em 2D e 3D. Dessa forma, se identifica restrições físicas ou de posição, ajudando a ter mais controle quando a construção começar a ser posta em prática.

3. Planejamento e orçamento

Por meio das informações e dos parâmetros contidos no modelo é possível gerar quantitativos, e a partir deles realizar todo o planejamento do empreendimento — indicando o tempo e a duração de cada etapa, assim como seu orçamento — quando incluídos os custos de cada material.

Os dados são extraídos de forma simplificada e atualizadas sempre que forem realizadas modificações nos projetos, permitindo, inclusive, o teste de diferentes materiais, procedimentos e mais confiabilidade.

4. Construção

A construção é realizada de forma mais segura e acompanhada, reduzindo muitos erros, problemas, retrabalho e aumentando a produtividade, qualidade e segurança. Desse modo, todo o projeto é beneficiado, com menos pedidos de alterações e mudanças durante a obra. Portanto, os ciclos de trabalho são mais eficientes, o que otimiza a aprovação do cliente e entrega da construção.

Isso ocorre, uma vez que a qualidade e o maior número de informações, verificação de interferências e facilidade de gestão proporcionam um processo mais eficiente e permite que muitas dúvidas sejam retiradas por meio da geração de cortes, visualização de detalhes do modelo, obtenção de cronogramas, entre outros.

5. Colaboração

A tecnologia BIM permite a colaboração online entre os diversos envolvidos no empreendimento, ou seja, os stakeholders. As principais formas de colaboração são:

  • ambientes próprios para a gestão de documentos e comunicação;
  • servidor para desenvolvimento integrado de projetos;
  • gestão dos processos de projeto;
  • gestão de quantidades;
  • validação de projetos;
  • visualizações por meio de hotlinks, servidores BIM e modelo federado.

Os principais stakeholders são:

  • empreendedor;
  • incorporador;
  • projetistas;
  • gerente e coordenador de projeto;
  • profissionais envolvidos na construção;
  • contratantes;
  • consultores;
  • fornecedores;
  • cliente/usuário.

6. Análise de interferências

Muitos profissionais conhecem um pedaço dessa aplicação, porém existem outros tipos de análise que vão além da compatibilização dos projetos. São 4 os tipos de interferências:

  1. interferências físicas fortes — são as que ocorrem em tubulações e estruturas, por exemplo;
  2. interferências físicas fracas — são as que se relacionam com a construtibilidade do modelo em relação ao uso e à operação normal;
  3. interferências entre o modelo e as normas e os regulamentos, como, por exemplo, atendimento à norma de desempenho, código de edificações, etc.;
  4. interferências com tempo e movimento, como, por exemplo, a análise do canteiro e dos equipamentos a serem utilizados, evitando que ocorra colisão entre eles durante o uso.

7. Operação e manutenção

A tecnologia BIM também é muito importante para o uso, a operação e manutenção da edificação, uma vez que aproximadamente 75% do custo da edificação em toda sua vida útil são referentes a esse período. Portanto, as melhorias em eficiência, redução de custos, maior qualidade da construção e principalmente a criação de um banco de dados do edifício possibilitam o acompanhamento e uma melhor operação e manutenção do empreendimento.

O mais interessante é que há softwares que trabalham em conjunto com o BIM e armazena uma série de dados e informações gráficas, o que pode auxiliar nas fases do processo construtivo. Nesse sentido, nas manutenções ou outros tipos de operações elas podem ser usadas e, posteriormente, atualizadas. Ou seja, há uma grande facilidade nos procedimentos, o que agiliza as etapas prévias.

8. Amplia a qualidade do projeto

Outras tecnologias, como Big Data e realidade virtual, também podem ser unidas ao BIM para melhorar a qualidade do projeto. Quando usadas em conjunto, elas reúnem informações valiosas que podem contribuir para avaliar a propriedade, escolher os melhores locais e fazer levantamentos de informações.

Ao usar um software ligado a BIM é possível identificar facilmente os elementos do projeto com apenas um clique. Desse modo, fica fácil observar a viabilidade, a realização de ajustes ou adaptações e outras alterações que podem ser necessárias. Assim, se consegue a visualização completa desde a parte estrutural até onde estão os dutos de ar, hidráulica, elétrica e outros elementos.

9. Diminui conflitos na obra

A comunicação é primordial curante a construção, desde o início do projeto até as etapas no canteiro de obras e a finalização. Por se tratarem de muitas fases com o envolvimento de diversos profissionais, é comum acontecerem alguns conflitos, como falhas nas mensagens, discordância entre determinados procedimentos e outros detalhes.

No entanto, ao utilizar o BIM como um orientador para criação e gerenciamento de informações, há mais facilidade do começo ao fim do projeto. Assim, incorporados ao modelo 3D, os dados gerados são importantes e essenciais para a compatibilização.

Por ter a possibilidade de ser usado em todo o ciclo de vida do empreendimento, a tecnologia é aplicável nas mais variadas soluções construtivas. Isso diminui problemas de discordância entre os profissionais, uma vez que os softwares trabalham com mais precisão e diminuem consideravelmente as chances de erros.

10. Melhor controle de custos

O uso de plataforma BIM é a solução ideal para diminuir o orçamento e fazer controle de gastos de forma segura. Como a tecnologia gera uma estimativa quantitativa de custos durante todas as etapas do projeto, são avaliados os impactos ao fazer modificações e os resultados financeiros dessas alterações em tempo real. Esse aspecto tem grande importância, já que ajuda os profissionais a escolher a opção mais viável e que tenha melhor custo-benefício.

As obras consomem uma boa parte do orçamento, e ao extrair com mais exatidão as quantidades há um controle de custos mais preciso. Dessa forma, a tecnologia viabiliza a pré-fabricação e execução da construção, além de reduzir interferências decorrentes de falhas e erros, o que também diminui o retrabalho. Com isso, os desperdícios e a geração de resíduos também diminuem, deixando o orçamento mais enxuto.

11. Visualização mais completa do projeto

Os projetos que são desenvolvidos em CAD (que consiste apenas no uso de documentos) mostram as plantas, desenhos de perspectivas, cortes, vistas e outros aspectos. No entanto, muitas informações ficam ocultas e que não se consegue a visualização completa. Isso compromete a compreensão do projeto em si, pois muitas vezes é necessário usar imagens mentais da edificação.

Já quando a tecnologia BIM é aplicada, se tem uma visualização completa e exata do que está sendo projeto, desde as instalações até a edificação em si. Isso faz com que haja uma facilidade na detecção de interferências geográficas, pois o 3D dá uma visão mais complexa.

Como trabalha com um banco de dados, isso garante mais eficácia nos procedimentos, o que reduz problemas que podem surgir quando o projeto já está em execução. Muitos dos gastos extras nas obras ocorrem por alterações que só são descobertas quando os profissionais já estão fazendo o serviço. Portanto, ao usar um planejamento BIM, essas inconstâncias são identificadas previamente, o que aumenta a qualidade e assertividade, gerando mais economia.

12. Mais facilidade em alterações

Como já foi dito, a tecnologia trabalha com um banco de informações que ficam armazenadas e, quando uma modificação é necessária, basta acessar os dados e realizar as alterações com mais facilidade. Essa praticidade é essencial e otimiza muitos processos.

Se for preciso alterar a espessura de uma parede, por exemplo, o software consegue captar essa mudança e faz os ajustes de outros componentes automaticamente, pois reage à modificação da nova configuração. Dessa maneira, quando qualquer modificação é realizada, todos os valores mudam, inclusive a quantidade de materiais.

13. Integração de processos

Até pouco tempo atrás, cada processo era feito separado e individualmente. Havia a parte estrutural, o cronograma de obra, orçamento e outras partes. Portanto, era preciso juntá-los e tentar identificar pontos que precisavam de melhoria e analisar se as informações batiam. No entanto, um dos principais conceitos de BIM é o de aproveitar etapas anteriores para aprimorar as próximas.

Isso faz com que todas as fases sejam integradas, o que rende muitos benefícios e torna os processos mais produtivos. O uso de softwares diferentes que usam a mesma tecnologia possibilita essa integração no ciclo construtivo, em que a inserção ou exclusão de dados afetam todo projeto.

14. Realização de simulações

As análises e simulações são partes essenciais do processo construtivo, e com o modelo BIM é possível verificar o comportamento e desempenho das instalações, bem como do edifício em si. A viabilidade é uma questão primordial, e com a metodologia é possível analisar a localização, características do terreno e outras propriedades.

Por meio de suas funcionalidades, como a modelagem 3D e importação de arquivos em formatos diversos, as simulações permitem a compreensão do projeto em detalhes. Portanto, a tecnologia BIM é uma inovação que entrega muitas vantagens quando bem aplicada por um especialista da área.

Onde aplicar a tecnologia BIM

Como você pôde ver, a tecnologia pode e deve ser aplicada em todos os empreendimentos, desde a sua análise de viabilidade, concepção, até o seu uso, operação e manutenção. Realmente, essa informação pode parecer estranha em um primeiro momento, porém os benefícios proporcionados são significativos para todos os envolvidos, proporcionando mais produtividade, qualidade e melhor emprego dos recursos.

Gostou de saber o que é tecnologia BIM? Quer se tornar um expert no assunto e entender tudo sobre essa tecnologia? Então, aproveite a visita ao blog e leia o texto “o que é BIM: entenda tudo sobre o assunto“.