Como se tornar um especialista BIM? Nós te ajudamos!

Como se tornar um especialista BIM? Nós te ajudamos!

Se tornar um especialista BIM (Building Information Modeling) é um grande diferencial para os profissionais do setor de construção civil. Com a crescente modernização do mercado, é fundamental se atualizar e buscar conhecimento constantemente para não ser um profissional ultrapassado.

Essa tecnologia significa Modelagem da Informação da Construção e é uma das grandes inovações no que se refere a projetos para construções. Ela permite criar modelos 3D inteligentes, facilitando a visualização das intervenções que serão necessárias para compatibilizar todas as etapas e projetos de uma obra.

Assim, é possível gerenciar e encontrar as melhores soluções, harmonizando planejamento, custos, estrutura, arquitetura, instalações e acabamentos com eficiência, economia e agilidade. Quer saber como ser um especialista BIM? Fizemos este post para ajudar. Continue a leitura e confira nossas dicas.

Aposte no autoconhecimento

Isso é fundamental em todas as áreas da vida de uma pessoa, inclusive para se tornar um bom especialista BIM. Antes de se aprofundar em uma área, o profissional precisa conhecer suas características, perfil e as preferências.

Assim, pode-se reconhecer seus potenciais a fim de utilizá-los a seu favor e também as fraquezas, o que gera a possibilidade de trabalhá-las e melhorá-las. É importante ter em mente seus objetivos e o que é preciso fazer para alcançá-los. A clareza dessas informações, aliada ao autoconhecimento, ajudará a se realizar profissionalmente.

Para se tornar um especialista BIM, é preciso saber manusear ferramentas digitais, pois são muito utilizadas para o melhor proveito da metodologia. Além disso, é necessário ser criativo, atencioso e detalhista, características bastante comuns entre os profissionais de engenharia e arquitetura.

Torne os processos mais flexíveis

A tecnologia BIM oferece diversas facilidades. Entre elas, podemos citar que as informações e os dados dos projetos são mais acessíveis e claros. Por isso, para ser um especialista, é fundamental tornar os processos mais simples e flexíveis, usufruindo o máximo das funcionalidades que a metodologia oferece e gerenciando com eficácia todos as etapas.

Por exemplo, no caso de necessidade de alterações nos projetos, sem BIM é preciso ter uma boa comunicação entre os responsáveis por cada plano, perdendo muito tempo para informar, entender e compatibilizar todos eles. Já para os processos que utilizam BIM, é possível compartilhar os modelos em tempo real, havendo um enorme ganho de tempo e recursos.

Analise a viabilidade do empreendimento

Esse é um conhecimento indispensável para um especialista BIM, pois trata-se de uma decisão muito importante para uma construção. A análise de viabilidade envolve diversos estudos de alternativas para implementação que consideram diversos fatores como mercado, localização, condições ambientais, plano diretor da cidade e características do terreno. Nesse contexto, o BIM é muito útil e, se aliado a outras tecnologias, facilita o processo.

Estude detalhadamente o espaço projetado

Buscar conhecimento é fundamental para se tornar um especialista BIM, e o primeiro passo é compreender todos os detalhes do espaço projetado. Estude a fundo todas as características da construção, como terreno, arquitetura, serviços preliminares e fundação. Analise se a realidade foi devidamente retratada e prevista nos projetos, certifique-se de que todas as informações e dados estão de fato compatíveis.

O BIM gera modelagens 3D com vistas renderizadas de forma muito rápida, o que facilita muito o entendimento do projeto, a identificação de possíveis problemas simplifica a busca por soluções. Mas é fundamental saber interpretar e gerenciar todos esses recursos, sendo de responsabilidade do especialista.

Saiba dar feedbacks

Um especialista BIM precisa aprender a dar feedbacks para os envolvidos em cada etapa de uma obra e também a recebê-los dos clientes. Muitos serviços deixam de ser terceirizados com essa tecnologia, gerando a necessidade de monitorá-los e avaliá-los. Tudo isso permite que os processos sejam constantemente aperfeiçoados e que o uso dessa ferramenta se torne a cada dia mais eficiente.

Explore a criatividade

A criatividade é um ponto de extrema importância para os profissionais do setor de construção civil, e explorá-la é fundamental para ser um especialista BIM de sucesso. O uso dessa tecnologia aumenta consideravelmente a produtividade, a eficiência e as oportunidades para melhores soluções e criações.

Isso porque otimiza os processos, possibilita que a obra seja realizada dentro dos prazos, reduz os custos, os erros, retrabalhos e desperdícios, aumenta o controle sobre as operações, poupa muito tempo dos profissionais com atividades operacionais, aumentando o tempo para criação e desenvolvimento de estratégias inteligentes.

Conte com opções avançadas de visualização

Um dos pontos mais vantajosos e atrativos da tecnologia BIM é a modelagem 3D, que tem opções avançadas de visualização. Isso otimiza e muito os processos, principalmente referentes aos projetos, pois permite a compreensão de todos os detalhes e a importação dos arquivos para diversos formatos.

Para que esse recurso seja bem-aproveitado e traga resultados efetivos para a construção, o profissional precisa se especializar. Assim, ele aprenderá com professores qualificados a utilizar e interpretar corretamente todas as possibilidades que essa poderosa inovação oferece.

Invista em uma pós na área

Essa é a dica mais importante para se tornar um especialista BIM de sucesso. Sem conhecimento, é impossível ser um bom profissional e tirar proveito das ferramentas disponíveis nessa tecnologia — sem contar que, com as constantes inovações do setor, para se destacar no mercado, é essencial se informar e se atualizar continuamente.

Por isso, invista em uma pós-graduação na área, aprenda técnicas e recursos da forma correta, entenda realmente os conceitos, saiba quais são os softwares mais eficientes conforme suas necessidades, aproveite as facilidades, melhore seu fluxo de trabalho e os rendimentos.

Como foi visto, é preciso muito empenho e dedicação para se tornar um especialista BIM. Afinal, sem a busca constante por conhecimento e qualificação, não é possível acompanhar os avanços e as facilidades que a tecnologia oferece para o setor de construção civil. Tudo isso permite que as obras se tornem cada vez mais sustentáveis, econômicas e inteligentes, reduzindo consideravelmente os erros, retrabalhos e imprevistos no dia a dia.

O IBEC oferece cursos de MBA e pós-graduação para diversas áreas, inclusive para metodologia BIM. As especializações contam com coordenação especializada, professores altamente qualificados e aprendizado direcionado ao mercado de trabalho.

E aí, gostou de nosso conteúdo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a se tornar um especialista BIM e a se destacar no setor de construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *