Entenda melhor a importância do orçamento na engenharia civil

Entenda melhor a importância do orçamento na engenharia civil

Não é raro que projetos e empreendimentos apresentem imprevistos durante a execução, elevando significativamente os seus custos — o que pode reduzir a lucratividade e até proporcionar déficits financeiros. Essa realidade tão comum mostra como a importância do orçamento é maior do que a atenção que ele recebe.

Além de não ser feita com o devido cuidado, essa etapa frequentemente não é acompanhada e atualizada durante o prazo de execução. O resultado, portanto, é que o custo real da obra sai diferente do orçado.

Para evitar esse tipo de problema e entender, de fato, qual é a importância do orçamento na construção civil, continue a leitura deste artigo!

O que é o orçamento de obra e quais processos o envolvem?

Basicamente, o orçamento é um documento que reúne as informações financeiras baseadas nas tarefas que foram definidas e especificadas durante o planejamento de um projeto ou obra.

Ele engloba tanto os custos diretos — aqueles que estão diretamente aplicados na execução de um serviço, como materiais, mão de obra, ferramentas, equipamentos, entre outros — quanto os custos indiretos, como lucratividade, corpo de engenharia, custos com escritório, impostos etc. Ao final, com essas informações em mãos, é possível estimar o valor final do projeto, a sua previsão de lucratividade e, consequentemente, se ele é viável ou não.

Para a sua elaboração, portanto, é necessário antes um planejamento e o levantamento de todos os quantitativos de serviço a serem realizados. Isso inclui a especificação de informações como:

  • os métodos construtivos;
  • se a mão de obra será terceirizada ou contratada;
  • os materiais que serão utilizados;
  • o tamanho das equipes;
  • o tempo de execução, além de outros dados que sejam relevantes ao projeto.

Após isso, o engenheiro de custos poderá aplicar indicadores de produtividade e definir o custo de cada etapa, de forma detalhada.

Qual é a importância do orçamento na engenharia civil?

Como dissemos, essa etapa é fundamental para uma execução precisa e controlada de um empreendimento, o que pode ser visto de vários aspectos. Confira os principais deles a seguir.

Decisões mais adequadas

Quando realizado de forma confiável e realista, o orçamento permite que as decisões sejam tomadas com mais cautela e assertividade.

Ele indica, por exemplo, quais materiais que representam maior custo em determinado contexto. Assim, é possível focar na realização de melhores negociações para aquirir esses materiais, em vez de usar outros cuja redução de valor não seria tão significativa.

Da mesma forma, ao comparar o que foi realizado com o que foi planejado, consegue-se verificar diferenças e tomar decisões como uma reestruturação da equipe, uma mudança nos materiais ou no processo executivo, entre outras opções.

Além disso, o orçamento ainda possibilita que as etapas seguintes serão readequadas de forma a alcançar o custo final planejado.

Cumprimento de prazos

Com um orçamento bem-feito, é possível programar compras, entregas, a locação de equipamentos e a contratação de mão de obra sempre de acordo com as necessidades de cada etapa, evitando atrasos na obra e, consequentemente, cumprindo os prazos projetados.

Conhecimento do custo final

O orçamento consiste em uma programação do custo final de qualquer obra ou empreendimento. Por isso, é muito importante que ele seja feito de forma assertiva e detalhada.

Além disso, após essa elaboração ele deve ser acompanhado e atualizado sempre que houver mudanças. Somente assim será possível controlar e garantir a lucratividade do empreendimento.

Criação de uma base de composições e insumos

Outra etapa fundamental do orçamento é a determinação das composições e quantidade de insumos para casa tarefa. Muitas vezes, essas informações são obtidas em planilhas generalistas, podendo ser mais conservadoras ou mais arrojadas.

O ideal, portanto, é contar com quantitativos reais da empresa — e para isso é necessário realizar um controle do processo produtivo.

Esse procedimento, além de criar uma base de dados, também é importante para manter o orçamento atualizado e fiel ao projeto, desde o início.

Maior poder de negociação

O orçamento permite a você conhecer quais são as etapas, os materiais e equipamentos que apresentam maior representatividade no custo final.

Dessa forma, ele possibilita que as suas negociações sejam focadas principalmente nesses aspectos, direcionando seus esforços ao que de fato importa.

Maior controle no canteiro de obras

Com um orçamento bem-feito e detalhado, também é possível controlar e reduzir os custos no canteiro de obras, evitando que gastos adicionais e não previstos sejam recorrentes. Além disso, quando imprevistos acontecerem, os gastos já estarão sendo controlados, e o cronograma, atualizado.

Confiança do mercado

Se está organizada financeiramente e tem um empreendimento bem estruturado — tanto no planejamento físico quanto no financeiro — a empresa consegue entregar a obra dentro do prazo planejado e com os custos estimados. E isso é facilmente percebido no mercado, tanto pela satisfação dos clientes quanto de investidores, que terão maior tranquilidade para acreditar na sua gestão.

Facilidade no planejamento

Por englobar as etapas de estimativa de prazos e preços, e todos os custos diretos e indiretos, o orçamento possibilita a elaboração de um cronograma físico-financeiro, assim como um fluxo de caixa capaz de melhorar a gestão da obra, tanto em relação a aquisições, quanto a produtividade, custos e fluxo de caixa.

Qual é a importância do engenheiro de custos?

Por fim, devido à grande importância do orçamento para o sucesso de uma obra, fica claro que ele deve ser feito minuciosamente para que possa garantir confiabilidade às informações e à tomada de decisões. Logo, é essencial a atuação de um profissional competente e especializado — o engenheiro de custos.

Esse profissional é quem entende os indicadores e sabe mensurar insumos e despesas, além de estar habilitado a fazer pesquisas minuciosas quando for necessário. Ele também é capaz de gerar um orçamento completo e de fácil compreensão, que possa ser usado durante a execução do projeto com segurança e garantia de eficácia.

A partir dessas atividades, com todos os custos da obra detalhados e organizados, você poderá prever e controlar os gastos envolvidos, assim como aumentar o lucro do seu empreendimento.

Então, gostou da leitura? Agora que já entendeu a importância do orçamento, aproveite a visita ao blog para conferir também estes 8 erros comuns no orçamento de obras que você pode evitar!