Marketing para engenheiros: 8 dicas para se destacar no mercado
A Engenharia é uma das áreas mais promissoras do mercado, com boas perspectivas de crescimento e receptiva para os profissionais. Ainda assim, as ferramentas de marketing para engenheiros são necessárias para aqueles que desejam se destacar.
Mas isso não envolve apenas a divulgação por meio do marketing direto e internet. Além da aplicação de técnicas e estratégias eficazes para conquistar visibilidade e autoridade no mercado, é fundamental investir em capacitação.
Pensando nisso, criamos este artigo para explicar o conceito de marketing, sua importância e benefícios para os engenheiros. Além disso, neste texto você encontrará 8 dicas valiosas sobre como fazer marketing para engenheiros. Boa leitura!
O que é marketing para engenheiros?
Antes de entender o conceito de marketing para engenheiros, é preciso compreender o que é marketing.
Há algumas definições e divisões que o segmentam, mas em termos gerais, o marketing pode ser definido como um conjunto de métodos e técnicas utilizadas para estudar e identificar as necessidades do mercado e dos consumidores, objetivando a criação de produtos e serviços para suprir as necessidades percebidas.
As ações ou estratégias de marketing são fundamentais para gerar valor a um produto, marca, negócio ou serviço. O principal objetivo é conquistar o consumidor e torná-lo fiel. Dessa forma, ele é utilizado para criar, comunicar, entregar ofertas ou benefícios que despertem o interesse do público-alvo, fazendo com que ele encontre o que precisa para satisfazer as suas necessidades.
Nesse sentido, o marketing para engenheiros pode ser definido como a aplicação de métodos e técnicas para atrair, encantar e fidelizar clientes. Para isso, devem ser desenvolvidas ações que proporcionem visibilidade e interesse do público-alvo pelos serviços oferecidos.
Qual é a importância do marketing para engenheiros?
Assim como profissionais de outras áreas, os engenheiros também necessitam atrair, encantar, conquistar e fidelizar seus clientes. Essas duas últimas ações envolvem, especialmente, o atendimento e a dedicação que os profissionais têm com os seus contratantes, além da entrega dos serviços com eficiência e qualidade.
Porém, para encantar e conquistar o cliente entregando um serviço de qualidade, primeiro é necessário convencê-lo de que você é o melhor profissional para atendê-lo. Isso pode acontecer de diversas formas e uma das mais eficientes é a aplicação das estratégias de marketing, sobre as quais explicaremos mais adiante.
Quais são os benefícios do marketing profissional?
As ações de marketing permitem que o engenheiro identifique as necessidades de determinados mercados, para entregar soluções viáveis. Com uma boa visão de mercado, é possível buscar soluções para diversos problemas, desenvolver novos serviços, e entender qual é a melhor forma de abordar um novo contato. A seguir, veja alguns dos principais benefícios do marketing:
- dá visibilidade aos serviços de Engenharia oferecidos;
- promove a sua empresa ou os seus serviços como autônomo;
- ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes;
- permite criar um perfil que fideliza a sua marca;
- aumenta a credibilidade da sua imagem;
- auxilia com eficiência na atração e fidelização de clientes.
Como fazer o marketing para engenheiros?
O investimento em marketing, seja financeiro ou mesmo de tempo, deve ser realizado com base em uma estratégia e planejamento prévios. Isso significa que você deve analisar o cenário da sua empresa, entender o contexto do seu negócio e identificar o perfil dos seus clientes para verificar qual ação deve ser colocada em prática.
Essa visão de negócio e mercado permite identificar as melhores estratégias a serem adotadas e por onde começar. A seguir, confira algumas dicas que você pode começar a colocar em prática para trabalhar o marketing para engenheiros.
1. Faça uma pós-graduação
Uma das melhores estratégias de marketing para engenheiros é, sem dúvida, a formação. Conforme a tabela de honorários do IBEC, um engenheiro bem preparado pode ganhar 9 vezes mais que um profissional que possui apenas a graduação.
Grandes empresas oferecem seus melhores cargos para profissionais qualificados, bem preparados, com alto nível de conhecimento técnico e experiência.
Além disso, fazer um MBA permite que o profissional atue em áreas específicas, como:
- gestão de qualidade e produtividade;
- gestão de obras;
- gestão ambiental;
- gestão de negócios;
- engenharia de custos;
- gerenciamento de obras;
- implementação de empreendimentos;
- auditorias;
- avaliações e perícias.
Diante de tantas especialidades que podem ser escolhidas, o primeiro passo é focar no objetivo e relacioná-lo ao seu talento e habilidades. Comece pensando no que você gosta de fazer e avalie se a área está saturada ou carente de especialistas na sua região.
A partir daí, comece a busca por pós-graduações que vão lhe satisfazer profissionalmente, mantendo um diferencial competitivo. Nesse caso, pesquisar é a melhor opção para fazer essa descoberta.
2. Mantenha-se atualizado
Se você já escolheu um curso de pós-graduação ou já está com o certificado em mão, saiba que a qualificação não acaba por aí. Um bom profissional investe em formação continuada. Isso porque manter-se atualizado é fundamental para atrair clientes e trabalhar o próprio desenvolvimento pessoal.
Nesse sentido, eventos, palestras, workshops, cursos de atualização e especializações são essenciais para que você possa adquirir novas aptidões, compartilhar conhecimento e experiências, considerar outras perspectivas e aumentar a rede de contatos.
3. Defina o posicionamento da empresa
Antes de implementar ações de marketing é fundamental definir um posicionamento, estabelecendo os objetivos e os valores da marca.
Para isso, você pode criar uma lista de serviços que pretende oferecer, não esquecendo de pensar no significado desse trabalho, tanto para você quanto para os clientes.
Outro aspecto importante da estratégia de marketing é identificar as limitações do negócio. Dessa forma, se a sua empresa atua em nível local e você pretende expandir o trabalho para outras cidades da região, é importante investir em anúncios na internet com o uso da geolocalização, de maneira segmentada, para as cidades onde você identificou potencial para futuros trabalhos.
Além desses aspectos que destacamos, o posicionamento também considera:
- público-alvo — com base nos dados de gênero, idade, nível de escolaridade, hábitos, profissão etc.;
- diferenciais competitivos;
- problemas que o público-alvo enfrenta e como você ou sua empresa pode resolvê-los.
Essas informações vão ajudá-lo a criar um posicionamento para a sua marca e definir os materiais e canais de marketing a serem adotados.
4. Explore seus diferenciais
Reflita sobre o que te diferencia dos concorrentes. Se for a sua experiência prática e a qualificação profissional, isso é ótimo! Significa que você é um engenheiro qualificado e preocupado em manter uma busca constante por novas tecnologias, metodologias, materiais e valores.
Geralmente, as pessoas estão interessadas na relação entre preço e qualidade, ou seja, na relação custo-benefício. Quando o engenheiro investe em capacitação, acaba adquirindo novos conhecimentos para trabalhar nesse conceito tão desejado por quem contrata um serviço.
Além disso, sua experiência de vida também pode acrescentar e ser uma grande aliada na hora do atendimento ao cliente. Uma experiência no exterior, por exemplo, pode ser fator decisivo para fechar um negócio. Nesse contexto, a vivência em um local com as referências desejadas pode ser um grande atrativo para o contratante.
5. Esteja à frente dos concorrentes
O mercado está cada vez mais inflado de profissionais em todos os setores e a realidade para quem atua sempre em busca de melhores oportunidades é que existe uma dura concorrência a se vencer. Escolher uma especialização ou um MBA já é o início de uma caminhada para estar à frente da concorrência.
Contudo, estar à frente dos seus concorrentes não pode ser uma questão resumida apenas às qualificações no currículo. Veja como você pode aumentar suas chances nessas disputas:
- mantenha seu portfólio sempre atualizado;
- estabeleça boas relações com as empresas contratantes e peça autorização para divulgar a marca nos seus arquivos;
- monitore o mercado e esteja sempre atento às ações que seus concorrentes estão realizando;
- participe de eventos e aumente seu networking.
Outra estratégia que costuma funcionar muito bem é escolher um nicho de mercado e descobrir o que esse público valoriza. Você pode focar em preço, qualidade, tempo de entrega do trabalho, economia na construção, ou qualquer outra característica de trabalho que seja critério de escolha (ou até mesmo desempate) para esses indivíduos.
Ao optar por uma especialidade, explorar seus diferenciais, investir em capacitação e divulgar toda essa trajetória, você acaba se tornando autoridade no assunto e, além de vencer a concorrência, tem grandes chances de se estabelecer como um nome de referência no segmento proposto.
6. Cuide do seu perfil nas redes sociais
Como abordamos no último tópico, o marketing para engenheiros não deve ser resumido apenas à qualificação. É preciso que o profissional exponha a sua caminhada e mostre seus serviços. Uma maneira eficiente e de baixo custo é usar as redes sociais, que funcionam muito bem em vários segmentos do mercado, incluindo a Engenharia. Para isso, você pode seguir os passos que vamos indicar.
Monte um site
Se o seu escritório ou sua atividade autônoma precisa de visibilidade, ter um website é uma estratégia básica para isso, tanto para sair à frente da concorrência quanto para que o seu trabalho seja conhecido.
Portfólios, experiências e informações de contato ficam disponíveis 24 horas, 07 dias por semana, possibilitando o encontro entre o seu trabalho e futuros clientes.
Crie uma página nas redes sociais
Além da busca via Google, hoje em dia as pessoas buscam por referências e encontram nas plataformas como o Facebook uma forma prática de conseguir opiniões sinceras sobre o trabalho de um profissional.
Manter um perfil atualizado e investir em postagens que incentivem a participação dos seus clientes com curtidas e comentários é crucial para atingir esse objetivo.
É importante conhecer cada rede social para direcionar o conteúdo. Paralelo a essa função do Facebook, você pode usar o Instagram para divulgar seus projetos, e o LinkedIn para expor suas opiniões de maneira profissional junto às suas qualificações, chamando a atenção de grandes empresas.
Produza conteúdos relevantes
Muito se falou, ao longo do texto, sobre os benefícios da formação continuada para adquirir novos conhecimentos e, dessa forma, tornar-se referência no assunto. E isso pode ser alcançado por meio da publicação de conteúdos relevantes.
Você pode criar um blog dentro do seu site para dissertar sobre os assuntos da especialidade escolhida e as experiências relacionadas à área. Esse conteúdo também pode estar presente nas redes sociais, levando ao compartilhamento das informações. Consequentemente, seu nome circulará pelas redes e você fortalecerá sua presença na web.
Além disso, as pessoas podem encontrar seus artigos quando buscarem por informações pelos mecanismos de busca, o que pode resultar em novos clientes e novos contratos.
Pratique o SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas que auxilia na otimização de conteúdos do seu site/blog, de modo a melhorar o seu posicionamento na página de resultados de pesquisa nos principais buscadores, como o Google, entre outros.
E isso tem uma relação direta com as palavras-chave utilizadas nos conteúdos. Afinal, quando um usuário faz uma pesquisa no Google, por exemplo, o buscador efetua uma varredura por meio de termos específicos baseados em uma dúvida, problema ou necessidade, digitados na busca.
Nesse sentido, as técnicas de SEO devem ser utilizadas para ajustar o conteúdo do seu site às buscas realizadas pelo seu público, ajudando a direcioná-lo para o seu site. Dentre as principais práticas, podemos citar:
- uso das palavras-chave diretamente relacionadas ao seu negócio no blog e nos textos do seu site;
- adequação de cada URL (endereços eletrônicos das páginas do seu site), título da página e foto aos termos utilizados;
- estruturação dos textos em parágrafos curtos e tópicos para facilitar a leitura e localização de informações importantes;
- utilização de recursos visuais que enriqueçam o conteúdo, como infográficos, vídeos e imagens;
- oferta de materiais ricos, como e-books.
Invista em anúncios pagos
Embora muitas das estratégias de marketing digital para engenheiros tenham foco na atração orgânica (espontânea) de potenciais clientes, os anúncios pagos também são importantes e eficazes.
São maneiras eficientes de aumentar a visibilidade e o alcance do seu negócio nas principais plataformas de pesquisa e redes sociais, por meio de links patrocinados, em:
- Facebook Ads;
- Google Ads;
- Instagram Ads;
- LinkedIn Ads;
- YouTube Ads;
- Dentre outros.
Exemplo disso são as buscas feitas no Google. Quando uma pessoa faz uma pesquisa, os primeiros resultados que aparecem em destaque são anúncios pagos, programados para uma palavra-chave específica, como “Engenharia Civil” ou “Engenheiro Civil”, entre outros termos de interesse.
7. Conheça o perfil do seu cliente
Provavelmente, a pessoa que contrata os seus serviços não pertence a um único perfil, mas sim a alguns tipos de público.
Mapear os perfis do público-alvo e criar personas pode ajudar você a identificar as necessidades que eles têm, verificando se o mercado está atendendo às necessidades deles e traçando estratégias para suprir o que está faltando.
Com base nesse mapeamento, você poderá atuar de outras maneiras, criando um ambiente favorável para o seu negócio, de modo a atrair e converter mais clientes para a sua empresa.
8. Encante o cliente no atendimento pessoal
Por fim, mesmo que você entregue o melhor conteúdo na internet, o que você oferecer presencialmente deve encantar o cliente. Afinal, o que realmente importa é o serviço concluído e o cliente satisfeito. É esse o segredo para que o seu cliente indique você e volte a procurar os seus serviços.
Isso porque o marketing pode atrair clientes e fazer com que mais interessados conheçam o seu trabalho, mas o que vai certificar a qualidade do seu trabalho e o seu profissionalismo é a relação que você consegue construir pessoalmente com os seus clientes.
Como vimos, o marketing para engenheiros pode garantir ao profissional uma posição de excelência no mercado. Por isso, indicamos fortemente que invista em capacitação e siga os passos comentados para colher bons frutos em sua profissão. Ah, e sendo possível, contrate profissionais de comunicação e marketing habilitados para ajudá-lo nessa atividade!
Gostou dessas informações? Já está fazendo alguma ação de marketing em prol da sua carreira/ empresa? Deixe aqui seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!