6 dicas essenciais para escolher uma pós-graduação em engenharia

6 dicas essenciais para escolher uma pós-graduação em engenharia

Quais estratégias devem ser usadas para escolher uma pós-graduação em engenharia? Bom, fazer um plano de carreira é o caminho mais rápido para chegar ao sucesso profissional. O plano vai trazer esclarecimentos e tirar algumas dúvidas, evitando a perda de tempo, oportunidades de conhecimento ou dinheiro investido em algo que não vai trazer os resultados esperados.

O importante é determinar seus objetivos profissionais antes de escolher a pós-graduação, pois são várias opções de cursos, o que pode gerar algumas dúvidas. Uma pós-graduação deve ser vista como algo absolutamente imprescindível para a carreira profissional de qualquer engenheiro. Cada curso tem um objetivo específico e é de fundamental relevância decidir pelo ideal.

Você gostaria de saber mais sobre esse assunto? Neste post daremos dicas valiosas. Continue a leitura!

Como escolher o tipo de pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são divididos em Lato sensu ou Stricto sensu. Os cursos Stricto sensu, do latim “sentido específico”, são mais focados e exigentes. Eles compreendem o mestrado e o doutorado, atuando em pesquisas científicas dentro do ambiente acadêmico. Portanto, proporcionam uma bagagem intelectual riquíssima

Já os cursos Lato sensu, do latim “sentido amplo”, são abertos a várias áreas de conhecimento, focados no mercado de trabalho e nas necessidades dele. Geralmente têm menor duração e são denominados de especializações e MBAs.

Quais são as melhores dicas para escolher uma pós-graduação de Engenharia?

Abaixo, confira alguns passos que você pode seguir para escolher a sua pós-graduação ideal.

1. Elabore um planejamento de carreira

Ter um plano de carreira é fundamental, pois conforme abordamos, é importante avaliar os seus objetivos profissionais e a área de atuação desejada. Também é necessário entender o que essa pós-graduação vai proporcionar para sua carreira.

Esse planejamento tem que ser feito de modo sistemático, porém adaptável às suas reais necessidades. Ele é imprescindível quando você já está atuando em uma área específica e deseja se aprofundar sobre o assunto ou quando você ainda não tem certeza da sua área de atuação.

O plano de carreira vai ajudá-lo a se manter competitivo e atualizado, favorecendo o seu crescimento profissional. O conhecimento que você adquirir potencializará as oportunidades dentro do mercado de trabalho, além é claro do benefício de um currículo que será analisado de forma positiva nas organizações pelos recrutadores.

2. Analise quanto tempo disponível você tem

A pós-graduação tem uma duração média de 6 a 18 meses, podendo chegar a até 24 meses dependendo da área de especialização. Por isso, você deve considerar sua rotina de trabalho, seus projetos profissionais e pessoais, entre outros assuntos.

Sendo assim, essa análise possibilita verificar quais as possibilidades de área e tipos de especialização que são viáveis para você, não apenas em relação ao tempo, mas também sobre o que o curso poderá acrescentar na sua carreira.

3. Entenda a relevância da pós-graduação para a área de Engenharia

A área de Engenharia é bem abrangente e o mercado está cada dia mais necessitado de profissionais com conhecimentos especiais. Inclusive, em tempos de recessão econômica e redução das oportunidades, a melhor opção é se capacitar, para estar apto às oportunidades que surgirem e também para realizar um trabalho diferenciado em termos de qualidade e eficiência.

A engenharia é uma área importante tanto para a infraestrutura do país como um todo como para a economia. Por isso, é extremamente importante que os profissionais sempre busquem especializações e conhecimentos aplicados ao seu trabalho, impactando, assim, o país positivamente.

Nos dias atuais, ter uma pós-graduação no currículo é praticamente um pré-requisito para alçar novos horizontes profissionais. Isso porque ela amplia e desenvolve suas competências, atualiza seus conhecimentos em uma área e o qualifica, tornando-o especialista em um determinado segmento profissional.

Além disso, a engenharia é composta por inúmeras áreas de atuação, e a pós-graduação permite que um profissional transite em mais de uma delas, atuando em diversos segmentos.

4. Leve em consideração o preceito da complementaridade

Rafael Souto — CEO at Produtive Carreira e Conexões com o Mercado —, em entrevista à revista Exame, afirma que: “O mercado de trabalho tem valorizado profissionais com ‘perfil em T’”, ou seja, são profissionais que têm compreensão geral de uma área e também contam com aperfeiçoamento.

Rafael Souto diz que: “neste caso, o ideal é se ater a esse princípio no qual a pós-graduação complementa a visão generalista do profissional com conhecimentos técnicos ou vice-versa”.

5. Escolha uma Instituição de Ensino qualificada e renomada

Escolha uma instituição que seja referência na área de seu interesse e que apresente alto reconhecimento no mercado. Além disso, opte sempre por investir em um curso de pós-graduação oferecido por uma organização qualificada.

Portanto, faça uma análise rigorosa sobre a pós-graduação que você deseja, pergunte sobre a empresa e verifique se os cursos de pós voltados para engenharia têm representatividade no mercado de trabalho.

Veja também os cursos do IBEC, que são referência para engenheiros que querem se especializar. A instituição é acreditada pelo ICEC (International Cost Engineering Council)— uma organização que promove a cooperação entre as engenharias de custos nacionais e multinacionais, a agrimensura e a qualidade e a organização de gerenciamento de projetos em todo o mundo.

6. Avalie a grade curricular

É fundamental que, ao escolher uma pós-graduação de engenharia, as disciplinas da grade curricular atendam de modo eficiente e eficaz aos seus objetivos. Observe se as competências são desenvolvidas ao longo das etapas. É por meio da grade curricular que você poderá analisar todo o processo educacional da organização.

Adquirir novos conhecimentos é um desafio tanto para nossa formação profissional quanto para a pessoal. Ao pensar em escolher uma pós-graduação, busque por uma instituição que ofereça cursos de especialização em diversas áreas e que esteja engajada com a formação de profissionais em MBAs & Pós.

O IBEC oferece cursos voltados para a especialização de sua carreira, garantindo um relevante crescimento profissional. Assim, você pode se tornar um especialista por meio da teoria aliada à prática, aprofundando conceitos essenciais e focando em aprendizado constante. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *