Construtech: o que é e como contribui para a redução de custos dentro e fora do canteiro de obras

Construtech: o que é e como contribui para a redução de custos dentro e fora do canteiro de obras

A palavra construtech surgiu da junção dos termos “constru”, que se refere à construção civil, e do vocábulo “teck”, que faz menção à tecnologia. Ou seja, construtech é a inserção da transformação digital no ramo da construção civil. Segundo a aceleradora Construtech Ventures, atualmente o Brasil tem mais de 500 construtechs.

Construtech é uma startup que potencializa os processos e gera valor aos envolvidos na cadeia produtiva do setor. Elas são incumbidas de solucionar problemas e aprimorar as atividades do dia a dia nas construtoras. Os maiores desafios são o de superar as demandas, aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar o faturamento, reconhecer o que realmente pode agradar os clientes, bem como propiciar a digitalização, teste de erros etc.

Continue lendo para saber um pouco mais sobre o assunto!

Oferece diversidade de orçamentos

Uma das características bem expressivas de uma construtech é ter a competência de oferecer aos gestores das obras uma diversidade de cotação de material para que possibilite uma avaliação do que pode ser mais viável para o tipo de negócio e para o projeto que está em execução. 

A busca por diversos fornecedores tem a intenção de comparar e favorecer a escolha do fornecedor que dispõe de um orçamento com a melhor relação custo-benefício. Isso inclui: qualidade dos produtos, formas de pagamento e, até mesmo, bons descontos.    

Aqui está incluído também a compra ou aluguel de maquinários e ferramentas que são indispensáveis para otimizar os processos de canteiros de obras, como: 

  • retroescavadeira;
  • caminhão caçamba;
  • bomba d’água;
  • geradores elétricos;
  • betoneira;
  • compressor de ar;
  • lixadeira etc.

Diante disso, é possível perceber que as atribuições de uma construtech são fundamentais para que as atividades do canteiro de obras sejam otimizadas, desde ferramentas e transportes até outros itens, favorecendo a qualidade do serviço prestado. Além disso, esses procedimentos favorecem a redução de custos, ajudando a empresa a ter uma lucratividade satisfatória durante a execução e após a obra ser concluída.

Realiza compra de materiais

Por meio da transformação digital, as construtechs estão avançando no mercado a cada dia e, consequentemente, contribuindo com o desenvolvimento do setor construtivo. 

Elas costumam dar apoio significativo na realização de compras de suprimentos para as obras que estão em andamento.

Startups mais aprimoradas usufruem da digitalização para preencher a cadeia de suprimentos das construtoras. Por meio de plataformas, após a cotação de preço de material, a empresa realiza a compra de todos os materiais necessários para que o estoque mantenha-se sempre pronto para atender às necessidades da obra.

Algumas construtechs são focadas apenas em executar processos de compras para as construtoras. Muitas delas já têm os seus diversos fornecedores, o que facilita a obtenção e comparação de preços.

Várias startups estão trabalhando na modalidade marketplace para obter economia de tempo e facilitar todos os procedimentos de compra. Ou seja, poder encontrar fornecedores e ter o histórico de compras em um lugar específico torna o processo de decisão de compras mais aprimorado.

O intuito é que os orçamentos que antes eram entregues em alguns dias sejam atendidos em instantes. Diante de tanta eficiência e entrega de produtos por preços menos impactantes, a construtech passa a ser mais reconhecida pelas construtoras, e assim, ganhar um lugar de destaque no mercado. 

Contratação de mão de obra especializada

Dentro da construção civil são diversos os tipos de serviços executados pelos profissionais, são trabalhos bem complexos que necessitam de mão de obra especializada. Dentro da construção civil, aproximadamente 50% dos custos são com esses profissionais.

Fazer a contratação de mão de obra para atender as demandas de trabalho em um canteiro de obras, requer a observação de perfis de trabalhadores com altas competências e que tenham conhecimentos técnicos, experiências, assiduidade, trabalho em equipe, responsabilidade, e que garantam a velocidade do trabalho, zelo quanto ao uso do material e tantas outras práticas. Esses fatores são essenciais para que a obra seja entregue no tempo hábil, que se evite desperdício de material e que ocorram falhas técnicas.

Tipos de contrato de mão de obra

A contratação da mão de obra feita pelas construtechs geralmente acontece pela égide da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Veja quais as admissões que abrangem a legalidade, como contratação:

  • temporária;
  • por tempo indeterminado;
  • por empreitada;
  • por obra certa.

Atenção à Segurança do Trabalho

Também é de responsabilidade de algumas construtechs a atenção ao uso de EPIs assim que os colaboradores contratados iniciarem as suas atividades no canteiro de obras. O Ministério do Trabalho na Indústria da Construção tem a incumbência de fiscalizar a Saúde e Segurança do Trabalho. Essa observação é feita para atender a algumas Normas Regulamentadoras.  

Uma das exigências é o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), que é exigido para empresas que têm mais de 20 profissionais. 

Aplica Modelagem da Informação da Construção

A Modelagem da Informação da Construção é uma ferramenta que ajudou o ramo da construção civil a ser uma indústria 4.0. Ela é conhecida também como BIM (Building Information Modeling).

Essa tecnologia tem causado impacto na construção civil, pois auxilia na realização de atividades, como especificações técnicas, cálculos estruturais, análise de viabilidade financeira e econômica, manutenção etc.

Tem o intuito de fazer a entrega de resultados que despertem a atenção dos seus clientes por meio de experiências e ofertas diferenciadas. Tudo isso para atender as mais diversas necessidades das construtoras.

Demonstra maquetes interativas e modelos 3D interativos

Muitas construtechs são startups que fazem uso de altos padrões tecnológicos, como a computação gráfica, animação em 3D etc. As maquetes eletrônicas estão ganhando novas estruturas e formatos de apresentação no mercado de construção civil, no urbanismo, em empreendimentos imobiliários, projetos arquitetônicos e outros diversos serviços relacionados à indústria da construção.

As maquetes 3D interativas são criadas para fazer apresentação de projetos a partir de uma pré-visualização detalhada do ambiente interno e externo da obra. Normalmente são impactantes e geram encantamento aos interessados, sobretudo na fase de pré-venda ou da venda de projetos. É uma estratégia perfeita para ajudar os gerentes de vendas e os corretores de imóveis. 

Como vimos, a modalidade de empresa construtech tem movimentado e proporcionado grandes melhorias no setor construtivo, oferecendo diversos benefícios, como agilidade, simplificação nos processos e redução de custos, tanto dentro quanto fora do canteiro de obras.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as construtechs? Para saber mais sobre a atuação do gestor de custos na construção civil, sugerimos que leia o artigo “engenharia de custos: confira 3 áreas de atuação” e confira nosso portfólio de cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *