Fazer segunda pós-graduação vale a pena? Entenda por que SIM!

Fazer segunda pós-graduação vale a pena? Entenda por que SIM!

Já não basta uma pós-graduação para garantir boas oportunidades no mercado de trabalho. Os profissionais se deparam com um ambiente cada vez mais competitivo e as chances de conseguir boas vagas estão cada vez mais escassas. Por isso, investir em uma segunda pós-graduação é quase um requisito básico.

Tornar-se um profissional mais capacitado, com conhecimentos mais variados, pode ser o diferencial necessário para alcançar os cargos mais desejados. A boa notícia é que existe, sim, saída. A educação continuada, por meio da pós-graduação, pode ser o que você procura.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo e entenda as vantagens de fazer uma segunda pós-graduação.

Mercado de trabalho mais competitivo

Antes de entender a importância de fazer uma segunda pós-graduação, é preciso compreender o mercado de trabalho atual. As pessoas têm cada vez mais acesso ao ensino de qualidade e à distância, o que permite que mais profissionais adquiram conhecimentos.

Já no início dos estudos, quando estamos fazendo um mapeamento de carreira, ferramenta que ajuda você a planejar sua trajetória profissional, os profissionais já visam um ensino continuado. Ou seja, buscam mais e mais conhecimentos acadêmicos.

Somam-se a isso as diversas inovações tecnológicas que mudam constantemente o mercado trabalhista e exigem mais dos candidatos. Ainda mais quando falamos de um mercado como o da construção civil e suas diversas tecnologias inovadoras.

Enfim, não dá para ficar parado e esperar que as inovações no ambiente profissional nos deixem para trás! Por isso, confira a seguir a importância de investir na segunda pós-graduação. Vamos lá!

Importância da educação continuada para um bom profissional

Ao optar por uma segunda pós-graduação, o profissional se torna mais dinâmico e amplia a sua capacidade de atuar em diferentes áreas. Isso pode ser um benefício para melhorar seu desempenho em uma área de atuação ou possibilitar o ingresso em novos campos de trabalho.

Muitas pós-graduações podem servir de complemento para uma graduação, tornando o profissional mais apto para exercer novas funções dentro de uma empresa. Dessa maneira, quem opta por dar continuidade aos estudos tem mais chances de conseguir oportunidades distintas e competir por elas.

Com o acesso cada vez maior aos meios de ensino, mais e mais pessoas estão se capacitando e conquistando novos espaços. Portanto, é preciso se atualizar, valorizar o currículo e mostrar que está sempre apto a expandir seus conhecimentos e enfrentar desafios. Mas como? É simples: por meio de uma segunda pós-graduação.

Por que investir em uma segunda pós-graduação

Muitos profissionais buscam se especializar em uma área de atuação para se destacarem. E estão certos. Conhecimentos específicos aprofundados obtidos desse modo podem ser o diferencial necessário.

Para alguns profissionais, uma segunda pós-graduação é uma maneira de complementar conhecimentos para aplicá-los no mesmo cargo. Afinal, posições de liderança exigem a compreensão de diferentes áreas, como: gestão de equipe, liderança, negociação, inovação, entre outras.

Contudo, também há as pessoas que desejam ampliar o campo de conhecimento e se aventurar, de forma profissional, por áreas correlatas ou diferentes. Mudar de carreira é um desejo que pode alcançar muitos profissionais.

Seja qual for o motivo, a segunda pós-graduação é ideal para quem deseja se tornar um profissional mais qualificado e ganhar destaque no mercado de trabalho. Veja a seguir algumas razões para investir nesse tipo de capacitação.

Valoriza o currículo

Estar sempre aprendendo e buscando mais conhecimento é um diferencial que qualquer recrutador sabe reconhecer. Mesmo que seja apenas por satisfação própria, os conhecimentos adquiridos serão utilizados em algum momento.

Traz novas oportunidades

Não basta reconhecer uma oportunidade, é preciso estar preparado para ela. Portanto, ao ampliar as áreas de conhecimento, o profissional se torna mais apto para quando uma oportunidade surgir, seja ela um novo cargo ou, até mesmo, um novo emprego. Além disso, com as novas competências aprendidas, é possível criar um espaço na empresa e mostrar que melhorias são necessárias.

Possibilita o networking

Uma das grandes vantagens das especializações é o contato direto com profissionais que, na maioria dos casos, já atuam no mercado da área em questão. Ou seja, o profissional tem acesso a novos aprendizados e ainda pode conhecer pessoas que já os utilizam em ambiente profissional. Logo, é uma boa maneira de se conectar a especialistas com experiência no mercado em que estamos adentrando.

Incentiva a atualização

Como já sabemos, o mercado de trabalho está em constante atualização. A cada dia, novas tecnologias e processos inovadores surgem. É preciso acompanhar essas tendências e estar preparado para possíveis mudanças.

Novos conhecimentos fazem com que estejamos prontos para desafios inéditos. Assim, perder uma oportunidade por falta de conhecimento não é mais uma desculpa.

Aumenta as chances de ser promovido

Aquela sonhada vaga pode exigir conhecimentos mais específicos do que os já conquistados. Logo, ao se capacitar em áreas distintas, o profissional pode conseguir o destaque necessário para obter outros cargos.

As promoções costumam ser bastante disputadas por pessoas muito competentes. Diante disso, obter conhecimentos e mostrar aos empregadores a sua busca por desafios ajuda você a se destacar.

Auxilia na recolocação profissional

No caso dos profissionais que desejam mudar de área e buscar novas oportunidades de emprego, é preciso oferecer competências ou conhecimentos diversos aos recrutadores para serem recrutados. Aqueles que almejam conquistar promoções também precisam estar atualizados.

A recolocação profissional também deve ser levada em consideração. Uma vez que o mercado não está em alta e as vagas estão cada vez mais acirradas, ingressar no mercado de trabalho atual exige esforço e muito conhecimento.

Adequar-se ao mercado de trabalho, conquistar novos cargos ou alcançar a desejada promoção são alguns dos motivos para fazer uma segunda pós-graduação. Portanto, é preciso pesquisar as opções disponíveis e entender qual delas vai satisfazer a sua necessidade profissional. Busque instituições capacitadas que ofereçam os cursos mais valorizados na área de seu interesse.

Se você quer saber mais sobre pós-graduação ou tirar qualquer dúvida sobre a educação continuada, então entre em contato conosco e comece a investir no seu futuro profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *