A tecnologia BIM 3D e sua aplicação na engenharia

A tecnologia BIM 3D e sua aplicação na engenharia

O avanço da tecnologia tem revolucionado as atividades econômicas tornando tarefas mais precisas e fáceis, para atingir resultados surpreendentes. Na engenharia civil, essa evolução é notável, como o BIM 3D.

Definido como um conceito de construção virtual realizado de forma colaborativa, a tecnologia BIM está cada vez mais comum na engenharia — uma metodologia que permite a criação de modelos com alto nível de precisão e realidade tridimensional.

Os softwares já são uma realidade em muitos setores e, entender sobre eles é indispensável para profissionais que desejam ter sucesso na carreira. Pensando nisso, confira neste post o conceito da tecnologia BIM 3D e suas aplicações na engenharia civil!

O que é o BIM 3D?

O BIM, sigla para o termo em inglês Build Information Modeling, traduzido para Modelagem da Informação da Construção, é uma tecnologia que permite reunir informações gráficas ou não gráficas para criação e modelagem de projetos tridimensionais.

É um conjunto de metodologias e processos utilizados para elaborar desenhos técnicos em 3D, agregando informações de todo o ciclo de um projeto. O modelo BIM 3D processa todos os dados, dimensões espaciais, tipo de material e os custos de forma detalhada.

Além disso, a tecnologia BIM permite o compartilhamento dos dados e informações de acordo com as regras do gerenciamento digital do projeto, definidas pelo usuário. O software mais conhecido que utiliza a tecnologia BIM é o REVIT.

A tecnologia BIM é composta por uma série de vertentes que oferecem a possibilidade de um trabalho mais completo. Veja quais são:

  • BIM 3D: renderização tridimensional;
  • BIM 4D: planejamento da obra incluindo o tempo;
  • BIM 5D: orçamentos e análise de custos;
  • BIM 6D: avaliação da sustentabilidade;
  • BIM 7D: gestão e manutenção.

Qual a importância para os projetos atuais?

A tecnologia BIM 3D oferece condições para o desenvolvimento de projetos tridimensionais e com riqueza de detalhes, diferentemente dos projetos tradicionais. Dessa forma, é possível ter visibilidade real sobre cada etapa de uma construção.

O uso da ferramenta proporciona a reprodução de modelos digitais e possibilita verificar cada detalhe, seja do design ou estrutural. Assim, os profissionais têm maior segurança para trabalhar com eficiência.

Além disso, a tecnologia BIM 3D favorece o compartilhamento de dados para criação de projetos participativos, ou seja, os profissionais envolvidos podem fornecer informações ou fazer alterações, conforme a especialidade e as regras definidas para a gestão do projeto em meio virtual.

Sendo assim, o BIM 3D é uma evolução importante para a engenharia civil e contribui para aperfeiçoar os serviços, reduzindo a possibilidade de erros. Sobretudo, favorece a criação de projetos em sintonia entre as áreas para executar a obra dentro dos prazos estabelecidos e com uma previsão de custos eficiente.

Como o BIM 3D funciona?

A metodologia BIM 3D tem o objetivo de criar projetos tridimensionais com a interação de equipes multidisciplinares para facilitar a execução da obra. Ela oferece ferramentas que reúnem em um só lugar todos os aspectos e etapas de um projeto, suas definições, custos, métodos de trabalho e construção.

Por meio de softwares que utilizam a metodologia BIM, como o REVIT, os engenheiros, arquitetos e outros profissionais podem criar projetos em 3D, processando dados geométricos, dimensões e a tipologia de cada material.

Nesse sentido, todas as informações são precisamente calculadas e detalhadas em meio virtual, ou seja, deixa-se de ser apenas um projeto de linhas simples, para se tornar tridimensional e com diversas informações agregadas.

Em outras palavras, a tecnologia BIM 3D permite mais controle e análise de todos os processos manuais, oferecendo uma versão completa da construção. É importante ressaltar que nem todo modelo 3D representa o BIM, pois é necessário ter a metodologia correta dos atributos do objeto e demais informações completas.

Quais as aplicações na engenharia civil?

O BIM 3D está relacionado com a modelagem paramétrica e permite aplicações em diversos campos da construção civil. Diversos softwares utilizam essa tecnologia para desenvolver projetos inteligentes e integrados.

Saiba quais as principais aplicações do BIM 3D para a engenharia!

Análise de viabilidade

A tecnologia BIM permite que os profissionais realizem estudos de viabilidade considerando a área, volume e massa por uma forma diferente de concepção do projeto. Dessa forma, utilizando os dados reais é possível ter uma visão apurada do empreendimento, retirando dados relevantes sobre o custo e prazo de execução.

Criar projetos tridimensionais

O BIM 3D proporciona muito mais que um simples desenho, mas uma construção virtual tridimensional com riqueza de detalhes especificando, inclusive, os tipos de materiais. Essa é uma das aplicações mais comuns na engenharia civil.

Facilitar a execução de projetos

A aplicação do BIM 3D no planejamento de obras é crucial e contribui para executar construções eficientes e seguras. Devido ao elevado número de informações, é ideal para aumentar a produtividade, reduzir erros e contribui para atender os cronogramas de acordo com as expectativas.

Compartilhamento de dados

Uma ferramenta digital que utiliza a tecnologia BIM 3D permite que diversos profissionais compartilhem dados relevantes sobre o projeto. O compartilhamento de informações para planejar as etapas da construção é uma das aplicações mais importantes do BIM, pois elimina dificuldades que causavam sérios prejuízos.

A tecnologia BIM 3D oferece aos profissionais a possibilidade de trabalhar com parâmetros além da altura, comprimento e espessura, comuns nos desenhos 2D. Com isso, o campo para aplicações na engenharia e arquitetura é vasto.

Nesse contexto, utilizar recursos modernos e que contam com a tecnologia BIM 3D é fundamental para desenvolver projetos e construções inovadoras. Além disso, garante que sua equipe será produtiva e com ótima sintonia de trabalho.

A tecnologia se tornou uma grande aliada para a construção civil e proporciona benefícios importantes para melhorar a qualidade, segurança e a eficiência. Por isso, investir na capacitação e se especializar na metodologia BIM é indispensável.

Como você percebeu, a tecnologia BIM 3D tem diversas aplicações na engenharia civil e já é uma realidade presente em diversas empresas. É um conceito que possibilita melhor emprego dos recursos para aumentar a lucratividade de forma intuitiva.

Gostou do post? Se deseja ficar bem informado sobre assuntos importantes e novidades relacionadas a construção civil, siga o IBEC nas redes sociais! Estamos no Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *