Quais são os impactos da transformação digital na construção civil?

Quais são os impactos da transformação digital na construção civil?

Nos últimos anos, o ramo da construção civil passou a fazer parte da indústria 5.0. Isso se deu por consequência da transformação digital na construção civil. O uso crescente das tecnologias levou os profissionais da área, as empresas e clientes a olharem esse campo com mais atração e vontade de fazer parte desse contexto.

Segundo um levantamento feito pelo Mercado Brasileiro de Softwares, Panorama e Tendências, houve entrevista de empresas que desenvolvem softwares para empresas e detectou que, incluindo instituições de construção civil, o mercado cresceu 22% em 2021. Continue lendo e descubra os impactos na construção civil!

Otimização e eficiência nos planejamentos

A partir do avanço das novas tecnologias, surgiram ferramentas direcionadas ao gerenciamento dos diversos aspectos que permeiam a construção civil, e um deles foi a criação de software de gestão de obras. 

Um software permite que uma construtora elabore seu planejamento totalmente digital e com a máxima eficiência para ter maior controle de todos os seus processos, ou seja, é possível criar e alterar um planejamento para que ele seja direcionado com exatidão, e assim, obter resultados valiosos. Na mesma plataforma é possível:

  • agendar o contato dos fornecedores;
  • controlar o fluxo de caixa;
  • gerenciar para executar mais de uma obra ao mesmo tempo;
  • realização de orçamento. 

Diante de um software criado para ter amplas funcionalidades, a construtora pode também centralizar o controle de cotação de material, elaborar cronograma para acompanhar o desenvolvimento da obra, fato que auxilia na detecção de riscos e na acessibilidade do cliente para acompanhar a construção, ato que gera maior satisfação, tanto para o consumidor como para a empresa. 

Redução de erros nos orçamentos

Uma tarefa que acontece com muita recorrência em uma empresa de construção civil é a incumbência de fazer orçamento para executar um projeto residencial, seja ele um prédio com diversos andares ou uma casa de qualquer tamanho.

As ferramentas digitais que atendem às demandas das construtoras de diferentes portes, trazem um enorme benefício na hora de fazer orçamentos. Ao usar uma função específica para gerar orçamento, a empresa tem acesso a variadas informações de preço de material

Esse recurso ajuda a obter uma cota de valores enxutos, materiais variados e de qualidade, para construir uma moradia segura e com custo razoável. 

A redução de erros orçamentários pode ocorrer devido a integração entre os departamentos de compra e financeiro, juntamente da automatização da inserção dos valores dos materiais e o cálculo total. 

Ter disponível um setor de compras totalmente digital, ajuda a visualizar históricos de orçamentos anteriores similares, para agilizar a criação

 de um novo orçamento. Dessa forma fica bem prático importar orçamento dos fornecedores para fazer cálculos e acompanhamento dos preços.

Por meio da integração de setores, as informações do fluxo de caixa, os gastos e os prazos de pagamento ficam centralizados, e com maior possibilidade de visualizar o que está sendo gasto nas compras diárias. 

Ao poder acompanhar todo movimento de entradas e saídas referente à compra de suprimentos para a construtora, orienta a percepção de valores exorbitantes que possam impactar negativamente as finanças da empresa. Pois, quanto maior a certeza financeira, maior a lucratividade da construtora.

Alinhamento da comunicação

Quando se tem como propósito potencializar projetos de construção civil, é interessante que se pense em realizar alinhamento entre o planejamento, os objetivos da construção e a sua execução. Quando não há distância entre esses fatores, os projetos de construção civil conquistam uma grande revolução.

E mais, essa inter-relação comunicativa deve acontecer com total transparência e confiança entre todas as pessoas que contribuem para o bom andamento do projeto. Isso pode ser feito por meio de reuniões ou breves encontros que permitem diálogos que cheguem a um denominador em que favoreça o desenvolvimento de todas as atividades, inclusive a participação do cliente.

Softwares de gestão de construção civil mais inovadores e recentes, são compostos por um campo específico para fazer contato entre o cliente e os profissionais que atuam no canteiro de obras, o que facilita o ajuste de detalhes que podem ser melhorados em tempo hábil. Essa interação permite:

  • envio de documentos;
  • acompanhamento do orçamento e do cronograma de trabalho;
  • guarda de fotos e vídeos;
  • compartilhamento de nota fiscal.

Ter uma plataforma que permite o contato à distância com o cliente, permite ganhar maior confiança na construção do seu sonho, além de aumentar a competitividade da empresa no mercado.  

Agilidade nos processos

Normalmente a construção de uma obra, dependendo do tamanho, pode levar meses até a sua conclusão. Porém, com a presença das tecnologias, os processos referentes à gestão tornaram-se mais céleres e acertados. 

Ao fazer uso de um software próprio para o ramo da construção civil, a construtora pode gerenciar as atividades burocráticas com o mínimo de tempo, o que anteriormente levava um dia ou mais para ser concluído, agora acontece em questão de minutos, como os orçamentos, emissão de nota fiscal, compra de suprimentos etc.

Previsibilidade para diminuir erros

Ter uma ferramenta que permite a análise de dados é fundamental para fazer a previsibilidade de um projeto de construção civil. Usar um sistema Analytics, por exemplo, permite acesso a informações mais precisas, e que podem somar com o trabalho atual. 

O analytics permite fazer avaliações preditivas, ou seja, analisar informações de tendências, para verificar a possibilidade dos resultados que ainda estão por vir. Ter uma ferramenta Analytics é ter a oportunidade de fazer previsibilidade que combina o passado, o presente e o futuro da obra. Também dispõe de funções que permitem fazer acompanhamento do desenvolvimento da construção em tempo real.

Essa visualização em tempo hábil, ajuda a enxergar o que vai acontecer no próximo passo da construção. Essa percepção pode chamar a atenção e evitar erros seguintes, ou, até mesmo, o despertar novas ideias que permitam aprimorar o passo seguinte.

E ainda, a transformação digital, com a presença da IA (Inteligência Artificial), que já é uma realidade no campo da construção civil e em muitas construtoras, pode indicar planos de ação assim que algum problema é detectado no canteiro de obras.

Com isso, o sistema de gestão de produção é potencializado e o gestor da obra trabalha com maior eficiência ao orientar os ajustes necessários. E ainda, os algoritmos detectam a possibilidade de acidentes, antes que eles aconteçam, o que eleva os fatores de segurança na obra. Isso certifica, o quanto a transformação digital tem desenvolvido a indústria da construção civil e seu fator humano.

Diante de tudo que vimos, estão ferramentas com alto poder de transformação digital na construção civil. Essas tecnologias podem ser incorporadas por meio de softwares com Big Data, Chatbots e outros específicos para fazer gestão em todos os processos de atuação de uma construtora, e assim, elevar a sua credibilidade e o seu employer branding diante dos concorrentes.

Gostou do post? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar tudo o que postamos por lá. Estamos no Instagram, LinkedIn e no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *