Orçamento de obras: 5 dicas para fazer de forma eficaz

Orçamento de obras: 5 dicas para fazer de forma eficaz

Fazer um orçamento de obras de maneira eficiente pode ser realmente desafiador. No entanto, com um bom planejamento, fica mais simples realizar a tarefa e ter ótimos resultados.

A atividade é fundamental para o monitoramento da construção, já que ajuda a precificar corretamente o serviço, melhorar a produtividade e também a lucratividade. A montagem do orçamento é justamente o primeiro passo para ter uma obra tranquila, segura e dentro do prazo.

Acompanhe a seguir e confira as nossas 5 dicas sobre como fazer o orçamento de obras da melhor forma!

Os motivos de realizar um orçamento de obras

O orçamento de obras é uma das etapas mais importantes no momento de pensar em edificar um empreendimento. Isso porque ele engloba todos os custos que serão necessários, desde o momento da concepção até a finalização da construção.

O valor final dos custos, por exemplo, pode até mesmo definir a viabilidade da obra. Sem essa estimativa, a possibilidade de ocorrer imprevistos e problemas, como atrasos e falta de recursos financeiros, aumenta de maneira significativa. Para isso, muitos profissionais do setor buscam conhecimento específico nesse sentido.

Por isso, contar com um orçamento preciso permite saber exatamente quanto a construção vai custar. A partir disso, fica mais simples reduzir despesas, tomar decisões de maneira antecipada e melhorar tanto a produtividade quanto a lucratividade do empreendimento.

Portanto, seguindo corretamente todas as atividades que envolvem o orçamento, é possível definir um valor de venda mais realista. Com isso, as construtoras conseguem ter uma maior rentabilidade e, sobretudo, mais credibilidade e confiança dos clientes.

Dicas para fazer um orçamento de obras eficiente

Um bom orçamento de obras exige que os profissionais tenham uma grande quantidade de dados, além de conhecimento detalhado sobre os métodos que serão empregados na construção. Sem isso, fica praticamente inviável realizar cálculos confiáveis e definir as especificações precisas do empreendimento.

Por isso, antes de iniciar o trabalho, é essencial planejar e dimensionar muito bem todos os gastos e investimentos que serão necessários para a conclusão do projeto. Apenas tenha em mente que, ao fazer o orçamento da obra, nenhum detalhe pode ser esquecido.

Isso significa que é preciso garantir que todos os processos e itens que geram despesas devem ser dimensionados. Com isso, fica mais simples evitar imprevistos e, mais grave ainda, a suspensão da construção por falta de recursos e insumos. 

Veja a seguir 5 dicas úteis para elaborar um orçamento realmente eficiente!

1. Crie um projeto executivo

O primeiro passo é criar um projeto executivo para o empreendimento. Nesse documento devem estar descritas todas as informações que envolvem a obra, como listagem dos materiais, quantidade de profissionais especializados para a mão de obra, tipos de acabamentos que serão utilizados, entre outros dados.

É justamente no projeto executivo que será possível cotar preços de forma a manter a obra dentro de um padrão de eficiência e sustentabilidade. Portanto, é imprescindível se dedicar a essa tarefa, conferindo tudo o que pode gerar impacto nos gastos gerais.

2. Desenvolva o memorial descritivo

O desenvolvimento de um memorial descritivo, assim como o projeto executivo, é uma etapa essencial que os responsáveis pela construção elaboram para entender exatamente o que esperar no decorrer da elaboração do orçamento. Para isso, o documento apresenta a composição de preços e o cálculo do tempo necessário para cada estágio da obra.

Além de tudo, o memorial descritivo também determina quais serão os tipos de acabamentos utilizados no empreendimento. Todas essas informações são fundamentais para a realização de todos os cálculos orçamentários, indicando o que será preciso para a execução do projeto.

3. Considere os serviços

Outra etapa é considerar todos os serviços que serão realizados, tendo como base uma composição de preço realista. Com esse levantamento, o profissional responsável consegue calcular o prazo de cada atividade e ajustar os valores de cada serviço, caso seja necessário.

Para isso, é preciso criar uma lista dos serviços a serem realizados para, depois, avaliar as tarefas, os equipamentos e os materiais. Todos esses componentes são aplicados no cálculo da composição de preço e, por isso mesmo, fazem bastante diferença ao apresentar o valor final do orçamento e também do cronograma da obra.

4. Faça a cotação de materiais e insumos

Mais uma dica que pode favorecer de forma significativa a construção do orçamento de obras é realizar a cotação de todos os materiais e insumos que serão utilizados no projeto. Basicamente, a atividade requer entrar em contato com diferentes fornecedores para levantar os custos reais praticados pelo mercado.

Também é possível realizar a tarefa com o auxílio da tecnologia, por meio de ferramentas informatizadas que facilitam o processo de cotação. Erros ou negligências nos preços, por exemplo, podem resultar em distorções severas no orçamento final, além de poder gerar multas e punições à construtora.

5. Invista em capacitação

Para garantir que todos os detalhes da obra estejam alinhados com o máximo de eficiência, é imprescindível que os profissionais responsáveis pelo projeto invistam em capacitação, ou seja, em conhecimento qualificado para prestar um serviço de qualidade aos clientes. 

Essa ação é importante porque mesmo que a construtora organize e controle todos os processos que envolvem a execução da obra, ainda existem chances de haver problemas e falhas no planejamento. A principal indicação, portanto, é investir em atualização de forma constante.

Viu só como é fundamental se dedicar para realizar um orçamento de obras realmente preciso e fundamentado? Seguindo as nossas dicas, será mais simples definir todos os detalhes da construção e, com isso, prestar um serviço de mais qualidade aos clientes. 

Além de tudo, as chances dos projetos construtivos gerarem mais lucro e rentabilidade, são bem maiores. Tenha isso em mente no momento de elaborar o planejamento e, sempre que possível, mantenha-se atualizado das principais tendências e novidades do mercado para evitar prejuízos e falhas nos processos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do IBEC — Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos agora mesmo para entender como os nossos cursos podem auxiliar os profissionais a avançarem em seus projetos!