Confira como se preparar para os novos desafios profissionais!
  • março 8, 2022
  • Suncena
  • Blog
  • 0

Confira como se preparar para os novos desafios profissionais!

Em qualquer âmbito da vida, a construção de algo novo (ou melhor) prevê desafios e acarreta novos aprendizados. Quando falamos na jornada profissional, não é diferente.

Os novos desafios profissionais podem estar ligados diretamente a cenários pessoais, de uma área de trabalho específica ou até mesmo a contextos nacionais e mundiais que afetam todos os setores. Dessa forma, é preciso, além de se conhecer bem, entender a própria área de trabalho e estar atento ao mundo e a seus acontecimentos para evoluir profissionalmente.

Neste artigo, vamos falar a respeito dos novos desafios profissionais acarretados pela pandemia, em especial para os engenheiros, bem como oferecer dicas para enfrentar situações difíceis e atingir o sucesso em suas carreiras, por isso não deixe de ler até o final!

Quais os desafios trazidos pela pandemia?

A pandemia de Covid-19 ocasionou muitas mudanças no mercado de trabalho. De maneira bem evidente, a transição para o home office revolucionou a forma de atuar na maioria das áreas e empresas.

Ainda que tal virada tenha como estopim a crise sanitária, o home office (ou trabalho remoto) veio para ficar, afinal ter os funcionários trabalhando de casa traz vantagens relevantes para as empresas — como economia de espaço, água e energia nos escritórios, bem como maior segurança do trabalho.

Para os trabalhadores, o home office também apresenta vantagens como a eliminação do tempo de locomoção para o escritório, a possibilidade de atuar no conforto da própria casa e, em muitos casos, a flexibilização do tempo de trabalho e crescimento da autonomia do funcionário.

Por outro lado, mesmo uma mudança que acarreta vantagens demanda adaptação e dedicação. Para que o trabalho remoto seja eficiente, é necessário que o profissional seja organizado e separe sua rotina de trabalho da pessoal, o que tende a ser bastante desafiador.

Também vale lembrar que, no trabalho remoto, a comunicação com a empresa deve ser excelente. O funcionário precisa deixar claros os limites de sua carga de trabalho e ser capaz de demonstrar produtividade quando exerce sua atividade em casa, e isso se faz cumprindo metas e mantendo prazos.

Além disso, a proficiência no meio online é cada dia mais importante para qualquer setor, já que todas as atividades estão crescendo nesse meio.

Quais os desafios do momento mais ligados à Engenharia?

A pandemia também fortaleceu debates que já eram travados em diversos setores — em especial os ligados à Engenharia — a respeito da sustentabilidade. A busca da eficiência energética e da harmonia com recursos e meios naturais se intensificou de uma forma que não é possível evoluir profissionalmente estando alheio a esse tema.

Sendo assim, quem quer crescer no mercado de trabalho precisa estar disposto a aprimorar seus conhecimentos em relação ao assunto e conhecer quais são as diretrizes produtivas sustentáveis que cada setor da Engenharia deve seguir daqui para frente.

Desde o início da pandemia, o que as empresas mais buscam é inovação. Conhecer as tecnologias que auxiliam em processos de trabalho e produção sustentáveis e eficientes é a chave! Portanto, é primordial atualizar seus conhecimentos constantemente.

Quais são as estratégias para superar os novos desafios profissionais?

Os novos desafios profissionais podem ser imprevisíveis, mas algumas iniciativas trazem retornos positivos no enfrentamento de qualquer um deles. Confira a seguir!

1. Esteja bem informado

Saber o que se passa no mundo e entender quais rumos são tomados por diversos setores do mercado é essencial para não ser pego de surpresa por mudanças bruscas nos cenários político, econômico ou social. Ainda é importante entender contextos passados para ser capaz de prever obstáculos gerados por certas transformações.

Por mais que a Engenharia seja uma ciência exata, ela está tão intrinsecamente ligada ao mundo humano que é impossível crescer profissionalmente sem ter um conhecimento básico de áreas como política e economia. Por isso, não deixe de acompanhar as notícias e de ficar por dentro das atualidades locais e externas.

2. Escute e observe os mais experientes

Ao enfrentar algo pelo qual nunca passou antes, mantenha o foco e a humildade. Como outras pessoas certamente já passaram por uma situação parecida antes de você, por que não pedir conselhos a elas e aprender por observação?

Lembre-se de que, para conseguir boas dicas e olhar de perto o trabalho dos mais experientes, é imprescindível manter boas relações com todos e ser sociável e cordial. A competitividade do setor pode dar a impressão de que é “cada um por si”, mas bons profissionais trabalham em equipe e se ajudam mutuamente em prol dos objetivos finais da empresa.

3. Aprenda sempre

Para continuar crescendo profissionalmente, é indispensável se manter estudando. Se você é graduado, busque uma boa pós-graduação — seja ela uma especialização, um mestrado ou um doutorado, dependendo de quais forem seus objetivos para sua carreira.

Cursos extracurriculares também terão um peso positivo no seu crescimento. Para engenheiros, aprender sobre metodologia BIM e gerenciamento de obras são diferenciais. Outra boa atitude — especialmente em um contexto globalizado forte como o que estamos vivendo e numa profissão de abrangência tão ampla como a Engenharia — é aprender uma nova língua.

Escolha o novo idioma com base no que é importante para a sua área de trabalho. Se você trabalha em uma multinacional, estude a língua falada na sede da empresa. Essa será uma vantagem importante em relação a outros candidatos para uma promoção, ajudando a decolar sua carreira.

4. Estruture suas metas

Para traçar um caminho, é importante saber aonde deseja chegar, por isso ter uma meta clara é indispensável. Além disso, ter um objetivo predefinido dá confiança na hora de decidir e executar seu próximo passo.

Estruture uma meta profissional para os próximos 5 anos. Saiba onde quer estar e abrace os desafios certos para chegar lá. Por exemplo, faça os cursos certos, dedique-se para cada projeto e economize tempo e dinheiro de acordo com o que for necessário para cumprir sua meta.

5. Conheça a si mesmo

O autoconhecimento não apenas guia a escolha da sua meta, mas é bastante valorizado por quem contrata um profissional ou serviço. Soft skills como inteligência emocional, empatia, comunicação e flexibilidade são beneficiadas pelo autoconhecimento e cada vez mais valorizadas pelas empresas, fazendo parte da sua ascendência profissional.

Não há motivos para temer novos desafios profissionais! Enfrentá-los, independentemente do resultado imediato, contribuirá para novas lições e engrandecerá sua carreira a longo prazo. Encare-os sempre com racionalidade e objetividade, gastando energia com aquilo que aproxima você de suas metas.

Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros temas importantes para seu futuro profissional!