Como ser um engenheiro de sucesso? 5 dicas para impulsionar a carreira

Como ser um engenheiro de sucesso? 5 dicas para impulsionar a carreira

Seja qual for o segmento, a Engenharia é essencial para o bom funcionamento da sociedade. Tanto é que os cursos na área estão entre as principais opções para os jovens estudantes, além de qualificar novos profissionais a cada ano. De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, ela representa 6,5% das matrículas das instituições de ensino.

O que isso significa? Ao mesmo tempo em que o mercado tem a ganhar com esse desenvolvimento, ele também se torna mais competitivo para os profissionais. Diante disso, para conquistar as melhores oportunidades e progredir na carreira, é preciso investir em diferenciais para a atuação de engenheiro.

Se você deseja saber como ser um engenheiro de sucesso, continue conosco. Listamos algumas dicas simples de se adotar, mas com grandes benefícios para a sua jornada no mercado.

1. Estabelecer metas para a carreira

O autoconhecimento é um grande aliado de profissionais que almejam o sucesso, seja na Engenharia, seja em qualquer carreira. Então, o primeiro passo é entender o que o motiva a ser engenheiro e onde quer chegar nos próximos anos com a sua atuação.

Nesse processo de autoconhecimento, aproveite para questionar o que é o sucesso para você. Por mais que muitas pessoas associem realização profissional e aos altos salários, nem sempre esse é o principal objetivo. Em sua mente, pode significar o respeito dos colegas, uma posição de destaque na empresa ou até a contribuição para algum projeto de grande impacto na sociedade.

A partir disso, defina metas a serem cumpridas, tendo em mente que elas devem ser realistas e ter prazos para a conclusão. Vamos supor que o objetivo final seja assumir um cargo de liderança em uma multinacional. Para isso, alguns dos passos necessários envolvem aprender outro idioma, estudar os requisitos para se tornar um gestor e assim por diante.

2. Ser um bom líder

Cada profissional tem seu perfil, preferências de atuação e metas de carreira. Assumir cargos de gestão é um item dessa lista que nem sempre atrai a atenção de todos –– que preferem se tornar especialistas a gerenciar equipes, por exemplo. Mas saiba que não é preciso estar nessa função para desempenhar a liderança.

É possível ser líder sem ser gestor, supervisor, gerente etc., nas pequenas ações da rotina profissional. Isso contribui para um melhor trabalho em equipe, alinhamento de expectativas, foco nos projetos, redução de custos para o negócio e, sobretudo, para o seu desenvolvimento de carreira.

Isso não quer dizer que você vai dizer aos seus colegas de trabalho o que fazer ou monitorar os passos deles. O importante é liderar pelo exemplo, incentivando-os a uma atuação mais cuidadosa e estratégica. Essa é uma das competências mais respeitadas pelo mercado e certamente o deixará mais próximo de ser um engenheiro de sucesso.

3. Desenvolver uma boa comunicação

A comunicação também é uma habilidade bastante requisitada no mercado. Ela indica que o profissional consegue elaborar os argumentos que sustentam suas opiniões, transmitir mensagens aos colegas de maneira eficiente e ouvir os outros quando necessário –– isso mesmo, ela também depende da escuta atenta.

Frases mal interpretadas são ruídos na atuação das equipes, que podem impactar todo o trabalho da empresa. É preciso garantir que as outras pessoas compreendam exatamente o que você quer dizer, sem duplo sentido ou enrolações.

Quando uma equipe de obras conta com profissionais que sabem se comunicar, os processos tendem a ser mais organizados e bem orquestrados. Aqui, vale aprimorar tanto a fala quanto a escrita. Afinal, há momentos em que é preciso dar comunicados ou fazer alinhamentos por e-mail.

4. Acompanhar as tendências do mercado

A tecnologia segue transformando o mercado, desde as ferramentas utilizadas em uma obra até as formas de consumo dos clientes. Por isso, acompanhar as principais notícias da sua área é importante para não ficar de fora das inovações e entender quais delas são aplicáveis à sua atuação enquanto engenheiro.

Também vale acompanhar as tendências da área, a fim de conferir ao negócio em que trabalha mais vantagem competitiva. Um bom exemplo disso é buscar a sustentabilidade na construção civil. Ao conhecer as normas reguladoras e as melhores práticas de redução de impacto ambiental, você se torna uma referência para a empresa.

O uso da robótica e de drones, o investimento em experiência do cliente, todos esses pontos estão entre as tendências da Engenharia para os próximos anos. Por isso, participe de eventos, congressos, discussões sobre o tema e qualquer forma que o aproxime de uma atuação estratégica.

Para otimizar sua atuação, dá para contar também com os aplicativos para engenheiro –– que servem para conferir ainda mais destaque para o seu perfil no mercado.

5. Fazer uma pós-graduação

Ter um diploma é um requisito para atuar na Engenharia, como você bem sabe. Mas já parou para pensar que isso coloca os profissionais em um mesmo nível diante dos empregadores? É por isso que a composição do seu destaque começa na escolha de um curso de graduação –– quanto melhor a instituição, mais tem a ganhar.

O diferencial mesmo vem com o investimento em especialização. A pós-graduação é o melhor caminho para aprimorar os conhecimentos em um segmento da Engenharia e adquirir uma visão mais estratégica e analítica da profissão.

A capacitação em tempos de crise está diretamente ligada ao objetivo de ser um engenheiro de sucesso, requisitado pelo mercado. Em processos seletivos para uma vaga em grandes empresas, por exemplo, o título de pós-graduado confere pontos a mais ao profissional.

É também entre os benefícios da pós-graduação que você encontra uma oportunidade única de networking. Afinal, ao escolher uma instituição de ensino de referência, você terá contato com professores altamente qualificados, experientes no mercado de Engenharia. Eles têm muito a compartilhar, uma vez que já vivenciaram os principais desafios da profissão.

Agora que você conhece o caminho de como ser um engenheiro de sucesso, chegou o momento de investir na sua carreira. Procure esses diferenciais para ganhar destaque no mercado e se tornar decisivo para as empresas. Para isso, conte com a parceria de quem sabe o que é preciso para formar profissionais de excelência.

Se está em busca de cursos para potencializar o seu currículo, conheça as opções oferecidas pelo IBEC. Entre em contato com nossa equipe para solucionar as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *