Tabela de Honorários Profissionais
Contrato PJ
Esta tabela também pode ser um documento de grande ajuda para aqueles que avaliam a proposta de salário em uma empresa de acordo com o cargo e funções exigidas, auxiliando também a guiar as empresas para entender os custos de contratação de um engenheiro. Com a tabela de honorários para engenheiros, nem o profissional nem a empresa correm o risco de errar na precificação de serviços.
Ela prevê custos diretos do profissional, que incluem salário e despesas como INSS e auxílios, além de custos adicionais que afetam especialmente o profissional autônomo, como aluguel de espaço, material de escritório e equipamentos para realização do serviço.
No momento de consulta à tabela de honorários, é importante que o profissional saiba contabilizar seu tempo de experiência, bem como tipo de formação, para reivindicar corretamente o pagamento do serviço.
Por exemplo, um engenheiro júnior pode cometer o erro de tentar oferecer sua mão de obra a um valor normalmente cobrado por engenheiros plenos. Sendo assim, dificilmente esse profissional conseguirá uma colocação já que, pelo mesmo valor, é possível ter um engenheiro mais experiente. Da mesma forma, um engenheiro pleno pode oferecer seu serviço a um valor mais baixo e, assim, acabar desvalorizando seu trabalho, demonstrando inexperiência.
Agora que você já sabe como utilizar a tabela de honorários para engenheiros a seu favor, baixe o documento e tenha-o sempre salvo para orçar novos projetos.