Como a tecnologia influenciará seu canteiro de obras?

Como a tecnologia influenciará seu canteiro de obras?

O crescimento do setor de construção civil é constante e, junto a ele, surgem diversas inovações e tecnologias que facilitam muito o dia a dia do canteiro de obras. Acompanhar esses avanços e saber utilizar as ferramentas adequadas para as necessidades da empresa é fundamental para que ela se destaque, obtenha vantagem competitiva garanta sua perenidade e sustentabilidade.

Para isso, a equipe precisa estar preparada e bem-instruída para incorporar novos métodos e técnicas aos seus processos de produção a fim de otimizar e potencializar seus resultados. O primeiro passo é entender a importância e as vantagens que essas práticas trazem para o empreendimento.

Pensando nisso, fizemos este post para que você conheça algumas tecnologias que podem ser implantadas no canteiro de obras e como elas podem influenciar positivamente seu negócio. Boa leitura!

Conheça algumas tecnologias que podem ser incorporadas no canteiro de obras

A tecnologia oferece diversas ferramentas capazes de simplificar, otimizar e potencializar os resultados da rotina de um canteiro de obras. A seguir, apresentamos algumas opções. Acompanhe!

Etiquetas inteligentes

São uma grande inovação tecnológica que facilita muito a logística nos empreendimentos, inclusive no canteiro de obras. Trata-se de uma identificação por radiofrequência que permite o compartilhamento remoto de informações relevantes para a construção, seja de projetos ou materiais.

Isso permite que as operações sejam otimizadas, facilita a gestão das equipes das diferentes frentes de serviço em campo, permite receber atualizações de projetos, enviar dúvidas, controlar efetivamente o estoque de materiais, rastrear e monitorar produtos e equipamentos.

Aplicativos de monitoramento

Os aplicativos para celular já são amplamente utilizados na rotina pessoal e profissional da maioria das pessoas. Eles facilitam muito o dia a dia de todos, seja para facilitar a comunicação, organizar documentos, armazenar arquivos e até mesmo simplificar e tornar mais eficiente o gerenciamento do canteiro de obras.

Isso é possível por meio de aplicativos de monitoramento, os quais permitem o acompanhamento em tempo real dos avanços da obra, quais serviços estão sendo executados e se existe algum entrave para que o andamento da obra saia como o previsto. Tudo isso otimiza os recursos, permite identificar e solucionar problemas em tempo hábil, não comprometendo os prazos estabelecidos para cada etapa da construção.

Entenda as vantagens para o negócio

Trazer a tecnologia para o dia a dia do canteiro de obras promove diversos benefícios para a empresa. A seguir, listamos as principais.

Alinhamento quanto às exigências das normas regulamentadoras

No canteiro de obras, há diversos serviços que apresentam alto risco à saúde e integridade dos trabalhadores. Para amenizar os impactos, é fundamental seguir as normas regulamentadoras específicas. Com a rotina corrida de uma construção, alinhar a prática com as exigências previstas em normas pode se tornar difícil.

Nesse contexto, a tecnologia presta um grande auxílio. Há diversas ferramentas que permitem fornecer, acessar, monitorar e controlar as informações. É possível oferecer instruções acerca das principais normas, como a NR-18, que estabelece diretrizes sobre as condições e meio ambiente de trabalho no setor de construção civil, e a NR-35, que diz respeito sobre como devem ser executados os trabalhos em altura.

Segurança aos profissionais

Utilizar a tecnologia no canteiro de obras também traz mais segurança aos profissionais, uma vez que oferece recursos e ferramentas capazes de reduzir os riscos de acidentes de trabalho e aumentar as chances de criar um ambiente efetivamente seguro.

Com a facilidade de acesso a informações e possibilidade de atualizações em tempo real, pode-se elaborar, registrar, consultar e administrar documentos importantes para a gestão de segurança. A modernização permite que isso seja feito de qualquer lugar e a qualquer momento, trazendo mais agilidade e eficiência aos processos.

Controle dos equipamentos de proteção exigidos

As inovações oferecidas pelo mercado também garantem o controle de equipamentos de proteção exigidos no canteiro de obras para a segurança e integridade dos trabalhadores. Isso inclui os equipamentos de proteção coletiva (EPC), como extintores de incêndio, e equipamentos de proteção individual (EPI), como capacetes.

Por meio das ferramentas adequadas, há a possibilidade de fiscalizar o uso e a entrega dos equipamentos, controlar o estoque, acompanhar as datas de vencimento, avaliar o conforto, monitorar a qualidade, a resistência e a eficiência dos produtos ao longo de sua vida útil. Tudo isso permite melhorar constantemente o gerenciamento desses itens, tornando-o cada vez mais eficiente.

Acesso facilitado a dados importantes

Atualmente, informações podem ser compartilhadas de forma fácil e instantânea e isso faz toda a diferença na produtividade do canteiro de obras e no cumprimento dos prazos estabelecidos. A tecnologia facilitou consideravelmente o acesso a dados importantes para tomadas de decisões, possibilitando identificar e solucionar um problema sem comprometer o andamento dos serviços. 

Por ter uma grande diversidade de profissionais, o setor de construção civil tem muitos contratempos por falta de comunicação entre uma etapa e outra, que pode gerar grandes prejuízos às empresas, atrasos na obra e insatisfação dos clientes. Tudo isso pode ser solucionado com ferramentas simples e eficientes, como software em nuvem, que permite acessar todos os registros da empresa a qualquer hora e de qualquer lugar.

Identificação e correção de possíveis disfunções

O dia a dia do canteiro de obras envolve diversos contratempos e imprevistos. Por isso, a empresa precisa contar com profissionais capacitados para liderar e vencer as adversidades sem prejudicar a qualidade, o prazo e a excelência dos resultados.

Diversos softwares e sistemas auxiliam os gestores na identificação e correção de possíveis disfunções por meio de um acompanhamento contínuo e em tempo real de todas as fases da obra. Com isso, pode-se prever gargalos antes mesmo de afetar a execução dos serviços.

Como foi mostrado, implantar a tecnologia no canteiro de obras traz diversos benefícios para a empresa, e são muitas as opções. A partir disso, será possível inovar com adaptações simples que afetam a produção, incrementando os processos existentes de forma criativa e dinâmica. Tudo isso agrega valor à organização, melhora a produtividade, aumenta os lucros, reduz o tempo de construção, mantém e sustenta o negócio no mercado competitivo.

E aí, o que achou de nosso conteúdo? Foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem sobre a importância da tecnologia no canteiro de obras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *