Conheça 4 usos da tecnologia na construção civil

Conheça 4 usos da tecnologia na construção civil

É fato que atualmente a tecnologia está presente cada vez mais na vida das pessoas e na sociedade em geral, nos fornecendo ferramentas que agilizam e facilitam a nossa rotina. Na engenharia não é diferente, hoje a tecnologia na construção civil traz vários recursos que são praticamente indispensáveis para quem almeja obter sucesso na obra. 

Entretanto, mesmo com vários meios tecnológicos disponíveis para serem utilizados, ainda há construtoras que desconhecem tais recursos, seja pela falta de informação, seja por considerá-los (de uma forma totalmente equivocada) ineficazes. 

Interessado no assunto? Confira abaixo mais sobre o uso da tecnologia na construção civil e entenda por que ela é tão relevante atualmente.

As vantagens do uso da tecnologia em uma obra 

Garantindo benefícios que vão desde a etapa do planejamento inicial até a entrega posterior da edificação, as ferramentas tecnológicas podem ser aplicadas tanto no escritório quanto no canteiro de obras. Confira algumas vantagens do seu uso.

Maior produtividade

Um projeto de construção que utiliza, por exemplo, softwares para o arquivamento e a documentação das informações referentes à obra, sem dúvida, assegura uma maior produtividade da equipe de trabalho. 

Uma vez que há a coleta e o armazenamento eficiente de alguns dados (como número de colaboradores atuando em determinada atividade, horas trabalhadas, dificuldades encontradas e desempenho da equipe), fica mais simples avaliar se os resultados obtidos pelo time naquele dia estão compatíveis com os recursos fornecidos e as condições ocupacionais. 

Com isso, é possível se antecipar à demanda e planejar a equipe e as circunstâncias de trabalho de uma forma mais eficiente, elevando assim a produtividade no canteiro de obras. 

Mais segurança nas decisões

Como mencionado acima, em um cenário no qual é possível antecipar as demandas, as chances de tomar decisões corretas aumentam, uma vez que é mais prático e confiável apontar definições quando há o embasamento em dados e em fatos previamente avaliados. 

Redução de custos

Uma obra carece de abastecimento diário de insumos e gerir essa logística de fornecimento adequadamente é fundamental para o andamento regular das etapas de construção. Se faltarem recursos, provavelmente haverá a parada da produção (o que implica perda de tempo, de dinheiro e colaboradores ociosos) e insumos serão desperdiçados (acarretando prejuízo financeiro). 

Atualmente, essa gestão da quantidade de insumos em um projeto de construção é facilmente realizada por softwares que atualizam os dados em tempo real, os disponibilizando em uma plataforma online que é totalmente interativa. Isso facilita o gerenciamento de gastos e proporciona a redução de custos

Os usos da tecnologia na construção civil

Veja agora 4 aplicações interessantes da tecnologia que podem ser usadas em uma obra. 

1. Deliberação de tarefas

Em um canteiro de obras com poucos colaboradores, é simples deliberar tarefas para todos. Entretanto, não se pode dizer o mesmo quando lidamos com uma construção de grande porte, que pode contar com muitos funcionários. 

Nesse sentido, a tecnologia também pode ser aplicada para otimizar a distribuição de tarefas, principalmente pelo uso de programas que informam o andamento de cada etapa da construção em tempo real. Esse uso facilita muito na hora de realocar equipes e organizar os colaboradores. 

2. Segurança do trabalho 

Infelizmente, ainda é comum no ramo da engenharia civil a ocorrência de acidentes de trabalho no canteiro de obras, até porque esse é um local em que os colaboradores estão expostos a vários riscos ocupacionais (essencialmente aqueles de ordem física, que causam lesões, fraturas, cortes etc.).

Ao recorrer, por exemplo, a uma plataforma online de arquivamento de dados e informações acerca da obra, durante o andamento de um projeto de construção, é possível maximizar a segurança do trabalho por meio de uma análise preventiva. 

Exemplificando: imagine que em um período de trabalho, as condições climáticas não foram boas, e, devido ao mau tempo, a equipe de colaboradores ficou exposta a riscos ocupacionais que até então não estavam contidos na análise preliminar de risco. 

No entanto, uma vez que o relatório dessa ocorrência esteja sendo feito de forma simultânea, o setor responsável terá muito mais ferramentas e recursos para elaborar um plano de segurança com mais rapidez e agilidade, o que reduz as chances de acidentes na construção e beneficia todos os colaboradores.

3. Diário de obras 

diário de obras é um documento no qual as informações sobre o dia de trabalho são arquivadas e atualizadas diariamente. Vários dados podem fazer parte desse relatório, como:

  • número de colaboradores atuando;
  • condições climáticas;
  • ferramentas utilizadas;
  • quantidade de horas das máquinas em operação;
  • nível dos riscos ocupacionais.

Nesse contexto, por se tratar de um documento que armazena parâmetros extremamente importantes em relação a uma construção, a maneira de geri-lo também reflete na qualidade da obra.

Sendo assim, atualmente é muito comum que construtoras recorram a softwares para a realização do diário de obras, o que sem dúvida garante agilidade na troca de informações e segurança para o arquivamento correto de documentos.  

4. Análise de desempenho da equipe de trabalho 

Avaliar a equipe de trabalho é muito importante não apenas na engenharia civil, mas em qualquer ramo que contenha colaboradores atuando em tarefas que envolvam um grupo.

Como já destacamos acima, uma vez que é possível reunir de forma eficiente em apenas um lugar (diário de obras) grande parte das informações acerca do dia de trabalho de uma equipe, também fica mais fácil avaliar esses dados para a realização de uma análise de desempenho. Assim, é possível alcançar estudos mais compatíveis com a realidade, já que tudo está embasado em informações confiáveis. 

Portanto, após conhecer mais sobre as vantagens que o uso da tecnologia na construção civil garante, bem como as formas de aplicá-las, é fácil concluir que atualmente, com tantos recursos disponíveis, é inimaginável uma construtora não se atualizar nesse quesito. Vale destacar ainda que a aplicação dessas inovações jamais deve ser encarada como um custo, mas sim como um investimento com retorno assegurado.  

O post foi interessante para você? Quer ficar ainda mais por dentro desse assunto? Então baixe o nosso e-book e confira mais sobre o mundo da tecnologia na engenharia civil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *