BIM x CAD: o que você deve saber a respeito?

BIM x CAD: o que você deve saber a respeito?

A tecnologia voltada para a construção civil está em crescente evolução, auxiliando no desenvolvimento de projetos cada vez mais eficientes. Alguns exemplos dessa modernidade são a plataforma BIM e o CAD, que oferecem funcionalidades incríveis.

Com a popularização dos softwares na construção civil, as dificuldades ao criar projetos manualmente foram superadas por tecnologias capazes de desenvolver representações virtuais tridimensionais com precisão matemática.

Nesse contexto, todo profissional da engenharia civil deve se manter atualizado sobre esses conceitos e saber como eles podem tornar as atividades mais fáceis. Para ajudar, confira neste post um panorama sobre a plataforma BIM e o CAD, as suas diferenças e a importância de contar com essas ferramentas tecnológicas!

O que é o CAD?

O CAD, abreviação do termo em inglês Computer Aided-Design ou, em tradução direta, Desenho Assistido por Computador, é um conceito criado nos anos 1980 para tornar os desenhos técnicos mais fáceis e precisos, elaborados com o uso do computador.

Entre os mais conhecidos e utilizados está o AutoCAD, que é um software do tipo CAD desenvolvido pela Autodesk. Ele realiza desenhos técnicos em formato 2D e, com a atualização ao longo dos anos, também permite a criação de modelos 3D, embora seja mais limitada.

O que é a plataforma BIM?

O termo BIM significa Building Information Modeling, que, traduzido para o português, é a Modelagem da Informação da Construção. Essa plataforma consiste em uma metodologia para o desenvolvimento de projetos inteligentes, considerando e sincronizando diversas informações sobre a obra.

A metodologia BIM permite a interação entre todas as áreas envolvidas no projeto, seja estrutural, elétrica, hidráulica, arquitetônica ou outras. A proposta é agregar informações de maneira cíclica e sincronizada, facilitando a comunicação entre projeto e equipe para otimizar a entrega das obras.

Sendo assim, utilizar o BIM significa deixar de apenas produzir desenhos técnicos bidimensionais de forma isolada para usar uma plataforma que compreende informações que vão além da geometria. Um exemplo disso é o REVIT, um software que utiliza a metodologia BIM, também desenvolvido pela Autodesk.

Qual é a importância deles para a engenharia?

A implementação de tecnologias e metodologias modernas proporciona um trabalho eficiente no tratamento dos projetos, seja na criação de desenhos ou na execução prática das atividades, independentemente da complexidade da obra.

Por meio da utilização do CAD e principalmente do BIM, é possível desenvolver projetos com menor chance de erros e prejuízos. Além disso, a possibilidade de prever etapas construtivas com um sistema de representação tridimensional em ambiente virtual contribui para otimizar o tempo de execução.

Os benefícios que o CAD e a plataforma BIM oferecem às atividades e ao planejamento da construção civil são imprescindíveis, tanto em se tratando de qualidade como de segurança e eficiência.

Quais são as diferenças entre BIM e CAD?

Além das diferenças no conceito e na proposta da plataforma BIM e do CAD, eles apresentam distinções em muitos fatores. Em relação aos softwares, o CAD mais famoso é o AutoCAD, que oferece ferramentas para criar e editar desenhos com ampla aplicação em 2D e 3D.

Já o software mais conhecido que utiliza a metodologia BIM é o REVIT, que representa desenhos apenas em 3D e tem funcionalidades relacionadas à gestão, documentação e comunicação em todas as etapas de um projeto.

Basicamente, o BIM é uma metodologia mais inteligente e oferece resultados melhores, pois reúne informações adicionais sobre a obra. Assim, a apresentação do projeto vai além da representação 3D, incluindo dados sobre o planejamento, o orçamento e todas as áreas envolvidas no empreendimento.

Como é a utilização da plataforma BIM e do CAD?

Com a tecnologia CAD, é possível criar e editar desenhos técnicos em 2D e 3D com sólidos, superfícies, objetos de malha e muitas outras ferramentas. O AutoCAD trabalha com linhas e geometria básica e linear, com inúmeras aplicabilidades em projetos estruturais, arquitetônicos, hidráulicos, elétricos entre outros.

A metodologia BIM é utilizada para produzir modelagens tridimensionais dos projetos conceituais, incluindo documentações, orçamentos, simulações de estruturas, sistemas, etapas do planejamento da obra desde a fundação ao acabamento e um trabalho multidisciplinar de forma simultânea.

O CAD e o BIM podem ser utilizados em diversas áreas, como:

  • engenharia;
  • arquitetura;
  • topografia;
  • design.

Quais são as vantagens de utilizar o BIM e o CAD?

Embora sejam tecnologias diferentes, o CAD e o BIM proporcionam benefícios indispensáveis para o setor construtivo atual. São ferramentas importantes para a arquitetura e a construção civil, fazendo parte da rotina de muitos profissionais.

Veja as vantagens do CAD e do BIM!

Vantagens do CAD

Uma das maiores vantagens de usar o CAD é a versatilidade e a variedade de ferramentas gráficas para criar e editar projetos. Com muitos recursos, permite criar, remodelar e dimensionar desde desenhos técnicos simples a geometrias de alta complexidade, especialmente em formato bidimensional.

Vantagens da plataforma BIM

A plataforma BIM é altamente avançada e oferece conceitos e ferramentas que possibilitam a integração das etapas de construção. O resultado é uma visualização espacial de todo o projeto em formato tridimensional.

Com o uso da tecnologia BIM, o profissional e o cliente têm uma visão completa de cada detalhe da obra. Além disso, a plataforma sincroniza informações e dados para conclusões funcionais e relevantes.

É uma modelagem que gera a criação paramétrica ou inteligente em uma perspectiva 3D. Também proporciona estas vantagens:

  • análise dos orçamentos;
  • análise técnica integral e realista da obra;
  • compatibilização de projetos;
  • entendimento e planejamento do processo construtivo;
  • geração de dados relevantes;
  • integração e boa comunicação entre as equipes;
  • maior agilidade na obra;
  • redução de custos.

Por que é essencial investir no conhecimento e na tecnologia?

O nível de exigência dos clientes e os desafios comuns no segmento da construção civil têm estimulado os profissionais a buscarem formas melhores de desempenho. Nesse cenário, a melhor alternativa para desenvolver um trabalho de qualidade é se manter atualizado e ter a tecnologia como aliada.

Apesar de a plataforma BIM oferecer soluções modernas e inovadoras que estão se tornando tendências, o CAD conta com ferramentas essenciais e não deve ser totalmente substituído pelo BIM.

Sendo assim, para se tornar um profissional completo, é importante investir e se tornar especialista na plataforma BIM. Entretanto, o CAD também é bastante usado no mercado da construção, por isso, não é uma boa ideia deixá-lo de lado.

Como você percebeu, a plataforma BIM é uma metodologia promissora e oferece inúmeros benefícios, assim como o CAD. São ferramentas capazes de proporcionar alta performance à obra e a excelência profissional.

Gostou deste post? Se você deseja estar sempre atualizado sobre assuntos relevantes relacionados à construção civil, não perca tempo. Assine a nossa newsletter e receba artigos incríveis diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *