Gestão do tempo: saiba como gerenciar melhor seu tempo e tarefas!
  • agosto 25, 2022
  • IBEC Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos
  • Blog
  • 0

Gestão do tempo: saiba como gerenciar melhor seu tempo e tarefas!

A gestão do tempo ajuda os engenheiros e profissionais da área da construção que se deparam constantemente com muitos detalhes e necessitam de atenção e planejamento para que uma obra seja concluída. É preciso cumprir prazos, otimizar o orçamento disponível, gerenciar equipes e muito mais.

Logo, é fundamental que determinadas técnicas sejam utilizadas para que esses profissionais possam gerenciar uma ou mais obras ao mesmo tempo. Ferramentas e boas práticas fazem com que todas as etapas sejam realizadas com mais eficiência e otimização dos resultados. Assim, diversos benefícios são gerados ao profissional e ao empreendimento.

Quer saber como a gestão do tempo pode ajudar no gerenciamento e no cumprimento do tempo e das tarefas? Se sim, continue a leitura. Vamos lá!

O que é gestão do tempo?
A gestão do tempo é um conjunto de técnicas para que as atividades estabelecidas possam ser realizadas de maneira muito mais eficiente e otimizada. No geral, é uma forma de fazer um trabalho melhor e em menos tempo.

A organização de tarefas, por períodos definidos, níveis de urgência e de importância, ajuda o profissional a otimizar os resultados e a garantir que todos os processos necessários sejam realizados em tempo hábil.

Quando bem gerenciada, a gestão faz com que o tempo gasto com determinada atividade seja muito menor e ainda permite que determinadas tarefas sejam realizada com mais eficiência. Assim, os resultados são muito mais satisfatórios para uma empresa.

Afinal, é preciso cumprir com os prazos estabelecidos e garantir que o orçamento disponível seja suficiente para manter a realização da obra, para que o aluguel dos equipamentos fique dentro do orçamento, assim como o pagamento dos profissionais envolvidos.

Para que uma obra seja realizada dentro do tempos previsto e sem a necessidade de exceder o orçamento previamente estipulado, é preciso planejar, designar tarefas, coletar e monitorar os resultados de cada etapa. Portanto, é preciso fazer uma eficiente gestão do tempo para alcançar resultados cada vez melhores.

Quais os benefícios de uma boa gestão do tempo?
Quando a gestão do tempo é feita de maneira correta, os padrões de entrega são melhorados e o extenso cronograma de atividades consegue ser realizado dentro do previsto em cada etapa. Assim, é preciso saber fazer um bom planejamento.

Ainda que essa atividade demande certo esforço, os benefícios de gerenciar o tempo são muito vastos. Veja alguns deles abaixo.

Correta execução da obra
Quando a gestão da obra é bem feita, a execução tende a acontecer conforme o planejado, cumprindo os prazos estabelecidos e consumindo os recursos já previstos.

Ainda que contratempos possam acontecer, quando a equipe conta com um bom planejamento e uma gestão eficiente da obra, eles podem ser previstos, fazendo com que as medidas necessárias para corrigi-los sejam realizadas com mais facilidade e agilidade.

Evitar erros
Minimizar as chances de erros é uma das grandes vantagens da gestão do tempo. Isso porque, quando existe um planejamento, os prazos são cumpridos mais facilmente e caso algum imprevisto aconteça, as demais etapas não serão prejudicas e a equipe vai dispor de tempo para solucionar e corrigir os erros.

Gerenciamento eficiente das equipes
Cada equipe é responsável por determinadas funções que se complementam para que o trabalho final seja alcançado. Portanto, a gestão de tempo também facilita o gerenciamento das equipes, que passam a trabalhar de maneira sinérgica para que todas as atividades sejam cumpridas — dentro do prazo e com a qualidade necessária.

Como fazer a gestão do tempo?
Para quem já entendeu a importância da gestão do tempo, é preciso entender quais são as boas práticas para conseguir colocá-las em prática. Então, pensando nisso, preparamos algumas dicas para você saber como fazer a gestão do tempo da melhor maneira. Acompanhe!

Organize as atividades
O planejamento é muito importante e a organização das atividades deve ser realizada antes de se iniciar a obra. Cada etapa deve ser analisada para que o tempo gasto seja o menor possível. Uma boa maneira de fazer isso é estipulando os pontos de atenção da obra, as etapas críticas e os processos mais complexos que devem ser desempenhados.

Para que isso ocorra de maneira certa, é necessário que todos os envolvidos conheçam as etapas estratégicas desses processos e saibam a relevância do cumprimento de suas atividades dentro dos prazos previamente estabelecidos.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores
Cada fornecedor ou prestador de serviço conta com um prazo estabelecido que é fundamental para que as demais etapas aconteçam. Portanto, um bom relacionamento se torna indispensável, já que algumas vezes pode ser preciso contatar esses fornecedores e solicitar uma compensação, ou até mesmos acelerar os prazos.

Conte com a tecnologia
A tecnologia já é uma forte aliada do universo da construção, oferecendo soluções que otimizam as obras e tornam muitos processos automatizados e facilitados. Logo, não deixe de buscar pelas principais ferramentas tecnológicas para auxiliar no desenvolvimento e planejamento de obra.

Existem softwares de gestão de projetos que permitem uma observação mais aproximada de cada etapa e oferecem uma comunicação mais personalizada para os responsáveis.

Estabeleça as prioridades
Existem as atividades mais urgentes e as mais importantes. Entender e saber a diferença entre ambas é muito importante. Afinal, as atividades mais importantes podem ser realizadas em um período maior — já as mais urgentes necessitam de agilidade e atenção imediata dos envolvidos. Logo, para que contratempos não aconteçam, saiba estabelecer o que é mais importante e o que é mais urgente na obra.

Faça um planejamento constante
Por mais que o primeiro passo seja realizar um planejamento geral, é importante que, a curto prazo, seja realizado um planejamento menor, de acordo com as atividades que já foram desempenhadas. Logo, é preciso monitorar e avaliar quais metas já foram cumpridas para que os próximos passos possam ser desempenhados ou até mesmo reorganizados.

A gestão do tempo é fundamental para a boa realização de obras e planejamentos de projetos. Isso porque são muitos os responsáveis envolvidos, que precisam trabalhar de maneira conjunta para que o resultado seja satisfatório.

Logo, quando feita da maneira certa, a gestão do tempo minimiza as chances de erros, permite um gerenciamento mais eficaz das equipes e ajuda com que os prazos sejam cumpridos. É preciso conhecer as técnicas disponíveis para fazer a boa gestão, e a tecnologia deve ser considerada para que todos os processos sejam otimizados.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, siga agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais e se mantenha atualizado! Estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.