O que é logística reversa e como é aplicada na cadeia de produção?

O que é logística reversa e como é aplicada na cadeia de produção?

As empresas estão cada vez mais se preocupando com sustentabilidade e, quando falamos em cadeia de produção, a logística reversa vem se destacando na conscientização sobre os resíduos produzidos dentro da cadeia de consumo. Mas você sabe o que é logística reversa?

Ela se associa principalmente à sustentabilidade. Porém apresenta outros benefícios para qualquer negócio, visto que proporciona uma identidade única. Dessa forma, ela é uma área da logística empresarial que tem como função atuar na forma de operacionalizar e gerenciar o retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo.

Preparamos este post para que você saiba o que é esse conceito e como ele é aplicado na cadeia de produção. Vamos lá?

Afinal, o que é logística reversa?

A logística reversa é um mecanismo de desenvolvimento econômico e social que se destaca por um conjunto de ações, procedimentos e meios voltados para a viabilização da coleta e a restituição dos resíduos sólidos à área empresarial.

Sua função foca o reaproveitamento de materiais em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Também pode ter uma outra destinação final de acordo com as normas ambientais.

Dessa forma, esse processo tem o papel de dividir a responsabilidade de adequação de resíduos com o próprio consumidor, como também com o estado. Por conta disso, todas as pessoas têm a responsabilidade de participar da devolução, reciclagem e destinação ambiental correta dos produtos.

Quais seus benefícios para a sustentabilidade e meio ambiente?

A partir daquele momento em que uma empresa descarta resíduos tóxicos de forma incorreta, é bem provável que eles venham a ser depositados em aterros sanitários, provocando a poluição do solo, do ar, da água, etc. Isso pode provocar diversas doenças para a população.

Assim, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) incita uma mudança em toda a cadeia produtiva, a fim de que haja um reaproveitamento do produto para gerar sustentabilidade. Por isso, é importante ter um bom planejamento e definir as bases para que seja implementada essa operação com a melhor infraestrutura possível.

São vários os produtos que são nocivos ao meio ambiente, como telefones, baterias, computadores, entre outros resíduos tecnológicos. Mas não para por aí! Temos produtos de beleza, remédios e outras substâncias químicas que agridem bastante a nossa natureza.

Assim, para evitar que tudo isso seja destinado ao “lixão”, é preciso adotar algumas práticas no dia a dia, por exemplo, doar equipamentos e realizar o descarte em coletores específicos. Todas essas ações auxiliam a sustentabilidade que a logística reversa procura.

Quais as vantagens dela para as empresas e para o consumidor?

A logística reversa oferece diversas vantagens para quem adota essa prática. Confira agora:

Solidificação da imagem da empresa

Os consumidores buscam soluções que agridam menos o meio ambiente, e a logística reversa permite a criação de uma imagem positiva para a empresa.

Marketing vinculado à logística reversa

Divulgar suas ações de preservação do meio ambiente é uma ótima maneira de estreitar a relação da empresa com o cliente. Por isso, é importante criar ações de marketing e gerar publicidade positiva.

Melhoria do processo de produção

Ela viabiliza a economia nos processos de produção, uma vez que os resíduos retornam à cadeia produtiva.

Criação de produtos mais eficientes

Com sua implementação, as empresas costumam optar por tecnologias mais limpas, simplificando a reutilização e a criação de mercadorias que possam ser recicladas.

Consumidores mais conscientes

A logística reversa traz mais conscientização, proporcionando que as pessoas adotem práticas sustentáveis, como também faz com que elas optem por produtos ecologicamente corretos.

Como é aplicada a logística reversa no Brasil?

Por ter uma área territorial de grande extensão, o nosso país tem muitas características distintas em relação à logística reversa de acordo com cada região. Sendo assim, nem todas as localidades disponibilizam postos de coletores de embalagens, por exemplo.

Visando atender esse perfil de produtos, foi criado um programa de recebimento itinerante, que é o deslocamento de uma equipe com caminhão a uma região específica para realizar a coleta de materiais.

Esse programa já acontece em todos os estados brasileiros (contando com o Distrito Federal) e, apenas no ano de 2014, foram realizados mais de 4800 recebimentos! A responsabilidade por esse programa é dos canais de distribuição juntamente a entidades locais, poder público e veículos de comunicação. Todos têm apoio do inpEV.

Como funciona a logística reversa na construção civil?

O setor da construção civil é um dos que mais se expandem e geram empregos no país, sendo esse dado extremamente positivo. Em contrapartida, a mesma área é responsável pela maior geração de resíduos nos grandes centros urbanos.

Além do intenso consumo de recursos naturais, as grandes empresas de construção provocam a alteração da paisagem e, como todas as demais atividades da sociedade, produzem resíduos.

Esse desperdício está ligado à cultura brasileira na hora de construir. Não existe preocupação em relação aos gastos, já que, ao pé da letra, não se está jogando dinheiro fora, uma vez que os valores desse desperdício são incorporados ao preço final do imóvel.

No entanto, o passivo ambiental é gigantesco, e o que se vê é pouco investimento para compensar os impactos causados ao meio ambiente.

Outro fator é que clientes de empresas de médio e alto padrão já têm uma visão mais sustentável, fazendo com que exista uma preocupação com o impacto ambiental provocado pelas obras e por suas instalações futuras.

Dessa forma, a orientação técnica em várias áreas, que vai desde a aquisição dos terrenos, passando pelas etapas de construção até sua finalização é essencial. Unindo demandas jurídicas às ambientais, podem-se calcular previamente, por exemplo, quais os desafios legais e ambientais que um negócio terá e quais licenças necessitarão obter/renovar.

Além disso, o campo da construção civil já demonstra boas mudanças para amenizar o impacto ao meio ambiente, incluindo em seus canteiros uma boa prática de produção mais limpa, levando em consideração princípios como a logística reversa.

Uma conta simples pode ser feita: menos resíduos criados é igual a menos resíduos a serem destinados aos aterros. Isso sem mencionar que vários desses resíduos gerados podem retornar para o processo produtivo.

Atividades efetivamente sustentáveis são mais que realizáveis dentro dos canteiros de obras. São até mesmo simples de serem feitas. É preciso colocar em prática.

E aí, gostou do nosso post sobre o que é logística reversa e como ela é aplicada na cadeia de produção? Curta nossa página do Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *