Descubra agora como atua o profissional de Licitação de Serviços de Engenharia!
A Licitação de Serviços de Engenharia abrange diversas atividades que o profissional pode desenvolver para a administração pública. Diferentemente das Licitações de Obras Públicas, em que se contrata todo o material e mão de obra necessários para a execução de todos os serviços, essa licitação pode contratar algo mais específico.
Apesar de ser um leque de oportunidades para os profissionais da área, muitos ainda não sabem o que é, quais tarefas podem ser desenvolvidas e qual a importância da instituição de ensino para obter sucesso na carreira.
Pensando nisso, fizemos este post para que você saiba tudo sobre o profissional que atua na Licitação de Serviços de Engenharia. Acompanhe!
Em que consiste essa atividade?
A Licitação de Serviços de Engenharia inclui toda a atividade que demanda participação e acompanhamento de um profissional habilitado conforme o que estabelece a Lei Federal 5195/66. Entre eles, podemos citar: conserto, montagem, operação, reparo, instalação, adaptação, demolição, transporte, adaptação e manutenção.
Essa definição também inclui diversos serviços técnicos profissionais especializados, como elaboração de projetos, orçamentos, planejamento, parecer, avaliação, fiscalização, gerenciamento, consultorias e assessorias.
Devido a tantas possibilidades de contratação por Licitação de Serviços de Engenharia, é fundamental que o profissional busque se desenvolver nas áreas de seu interesse, buscando competências para realizar um trabalho de qualidade. Ter boas referências de serviços anteriormente executados conta muito nessa modalidade e é, muitas vezes, exigido no processo licitatório.
Por isso, quem pretende construir uma boa carreira profissional precisa buscar aperfeiçoar e atualizar os seus conhecimentos de forma constante. No mundo atual, com tanta tecnologia e informação, as ferramentas se modernizam diariamente, com intuito de tornar a execução dos serviços mais rápida e qualificada. Especializações nas áreas da Auditoria de Engenharia, Engenharia de Custos e a Gestão de Obras são ótimas opções para se aprofundar e obter um diferencial para atuar nesse ramo.
É importante adquirir conhecimentos em gestão de processos licitatórios, que envolve a compreensão não só da área jurídica, mas técnicos também, como: elaboração de edital, acompanhamento do contrato e da prestação de serviços, efetuação de pagamentos, gerenciamento do orçamento público de forma mais eficiente na compra de materiais e serviços, entre outros.
Quais as áreas de atuação desses profissionais?
Os profissionais que atuam na Licitação de Serviços de Engenharia, tanto na elaboração do processo licitatório quanto como concorrentes na prestação de serviços, podem atuar em diversas áreas. Selecionamos as principais, confira!
Elaboração de planilhas de custos
Existe Licitação de Serviço de Engenharia para elaboração de planilha de custos e também de projetos em geral como arquitetônico, estrutural e hidrossanitário. O serviço contratado trata-se apenas da elaboração desses documentos para dar início ao processo licitatório referente à execução da obra em si.
Tudo deve ser devidamente detalhado antes da publicação do edital e, muitas vezes, a administração pública não possui um profissional especializado para esses serviços. Por isso, esse serviço é terceirizado por meio de licitação e é uma ótima oportunidade para profissionais atuantes na área.
Outro caso é a contratação de um especialista para atender qualquer demanda de projeto, orçamento e até mesmo fiscalização que possa surgir. É muito comum em obras municipais que se contrate um engenheiro para atender todas as necessidades de obras da cidade, no que diz respeito à documentação técnica necessária para qualquer licitação, incluindo também as que são exigidas durante e depois da execução dos serviços.
Elaboração de propostas técnicas
Outra possibilidade para esse tipo de profissional é a elaboração de proposta técnica, ou seja, proposta de preço para licitação, seja representando uma empresa ou prestando consultoria. É preciso ter segurança sobre o modelo dessa proposta e qualidade na elaboração, a fim de obter sucesso vendendo para a administração pública.
O menor preço não é um fator decisivo, já que propostas mal elaboradas são constantemente recusadas nos processos. Nela, é preciso constar informações essenciais como a qualificação, a descrição do objeto e do produto/serviço, o lugar de execução, os dados bancários, a validade da proposta, a definição dos valores e a duração do contrato.
Realização de cadastro em órgãos públicos
O profissional especialista em Licitação de Serviços de Engenharia também pode realizar o cadastro das empresas interessadas em participar do processo licitatório perante os órgãos públicos. Isso simplifica muito os trâmites das documentações necessárias durante o processo, já que grande parte estaria previamente disponível e aprovada.
Além disso, esse cadastro possibilita o chamamento direto das empresas no caso de compras diretas ou convocação para participação em cartas-convite.
Qual importância da instituição para obter sucesso na carreira?
Se profissionalizar em uma instituição de ensino renomada também é um fator considerável não somente no currículo, mas também na participação de Licitação de Serviços de Engenharia e em toda carreira profissional.
Os critérios podem ser variáveis de um processo licitatório para o outro, mas analisar a qualificação do candidato é uma prática geral. Por isso, é importante procurar por uma instituição de ensino com renome e reconhecimento no mercado, visando a qualificação profissional de alto nível e também a valorização de recrutadores.
O IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos oferece diversos cursos de especialização e pós-graduação com um quadro de professores de excelência. Seu foco é promover técnicas e tecnologias da Engenharia de Custos como ciência multidisciplinar, integrando empresas e profissionais atuantes em todos os segmentos. Também promove encontros, palestras, reuniões técnicas, seminários, congressos, cursos e publicações.
O ensino é de alta qualidade, estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno, possibilita a troca e experiências e promove um processo de aprendizado mais dinâmico e humanizado.
Como visto, a Licitação de Serviços de Engenharia é muito abrangente e pode ser uma grande oportunidade para os profissionais do ramo. Para isso, é essencial investir em qualificação e cursos de especialização na área. É possível ter um diferencial e dispor de todas as competências para realizar um serviço de qualidade e, consequentemente, se manter nesse mercado.
A escolha da instituição de ensino é fundamental para o sucesso profissional. O IBEC é pioneiro em oferecer cursos de pós-graduação em Engenharia de Custos no Brasil. Atualmente, também oferece uma grande diversidade de cursos em nível de especialização lato sensu.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco e conheça as nossas opções para alavancar a sua carreira profissional!