Confira 7 dicas de ouro para garantir a qualidade na construção civil

Confira 7 dicas de ouro para garantir a qualidade na construção civil

A qualidade na construção civil pode ser considerada algo essencial para a permanência de qualquer empresa no mercado. Desde o planejamento do empreendimento até a gestão e execução das etapas, é necessário prezar pela qualidade em todos os aspectos, garantindo produtividade, praticidade e segurança de todos os envolvidos no processo.

Mais do que um diferencial, a gestão da qualidade é crucial para aumentar a competitividade da empresa e melhorar o serviço que é oferecido aos clientes e usuários da edificação. Quer saber como garantir a qualidade na construção civil? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Veja qual é a importância da qualidade na construção civil

O objetivo de todo gestor de obra é executar um empreendimento com qualidade, seguindo o que foi proposto pelos clientes da melhor forma possível e atendendo ao orçamento e prazos planejados. Para tanto, é necessário que todos os membros da equipe tenham consciência sobre os diversos fatores envolvidos no projeto, desde a elaboração até a entrega da construção. 

No entanto, garantir uma qualidade elevada em um canteiro não é algo simples e exige algumas medidas para que as construções sejam executadas com agilidade, qualidade e segurança, o que garante a satisfação dos clientes e o crescimento da empresa no mercado.

A busca pela qualidade na construção civil impacta todas as fases de uma obra, a começar pela produtividade da equipe. Ao utilizar as normas técnicas adequadas a cada serviço, por exemplo, a produção fica padronizada e os trabalhadores ganham agilidade em suas tarefas.

Outro benefício da busca pela qualidade é a organização mais eficaz na construção por conta da identificação de todos os processos produtivos que envolvem os clientes, os parceiros e os fornecedores, o que ajuda a evitar o retrabalho e o desperdício de recursos.

Conheça 7 maneiras de aumentar a qualidade das construções

Existem diversas formas para melhorar a qualidade de uma construção, que vão desde um bom planejamento até o treinamento dos colaboradores. Confira agora quais são as principais!

1. Realize o planejamento da obra

O primeiro passo de uma obra bem-sucedida é um bom planejamento. Nessa etapa, deve ser feita a pesquisa de fornecedores, a escolha dos materiais que serão utilizados, a seleção dos profissionais, a elaboração do orçamento, a definição do cronograma de trabalho, entre outras tarefas. Todos esses fatores auxiliam a desenhar o andamento da construção.

Um bom planejamento também deve considerar as possíveis mudanças e contratempos que podem acontecer no decorrer da obra e, por isso, é importante definir prazos realistas para cada etapa.

2. Elimine controles manuais

Devido ao crescente volume de processos e dados gerados no decorrer da administração de uma obra, as auditorias de processos internos têm se tornando mais complexas. Sendo assim, é importante adotar novas ferramentas de gestão para não ficar à mercê de cadernetas ou planilhas físicas, que podem causar falhas e confusões. 

Os aplicativos de gestão oferecem todas as informações necessárias para administrar a qualidade na construção civil de forma prática, intuitiva e centralizada, aumentando a produtividade e dispensando o uso de tabelas e outros controles manuais. 

3. Centralize registros

Registrar e agrupar os registros diários da obra faz com que a tomada de decisões ocupe menos tempo, além de integrar todos os dados relevantes e possibilitar a visualização deles para todos os setores envolvidos. Esse tipo de tecnologia diminui a ocorrência de falhas e o descumprimento de prazos.

4. Reduza desperdícios

A redução do desperdício de recursos é crucial para a qualidade na construção civil. Materiais armazenados de maneira inadequada podem estragar rapidamente, como é o caso do cimento e de produtos frágeis, como revestimentos cerâmicos. Além disso, é importante contratar profissionais qualificados que saibam utilizar os insumos da maneira adequada, o que evita retrabalhos e a necessidade de novas compras.

5. Analise os resultados

Analisar os pontos fracos e fortes dos processos ajuda a manter a qualidade na construção civil, pois evita que os mesmos erros sejam repetidos nas próximas execuções. Desde a equipe de trabalhadores e fornecedores até os materiais utilizados e prazos estabelecidos, tudo deve ser revisto para melhorar cada vez mais a gestão de futuros empreendimentos.

6. Controle os materiais utilizados na construção

Os problemas com materiais e a logística da construção podem causar sérios atrasos nas obras. Para evitar que isso aconteça, é necessário fazer um controle rigoroso da qualidade dos produtos, bem como das datas de entrega dos fornecedores e do armazenamento desses insumos. Existem diversos softwares e aplicativos que facilitam esse processo, mostrando a agenda de entregas e os materiais que estão em falta e em estoque.

7. Ofereça treinamentos

Ter uma equipe de gestores e operários bem-treinada é essencial para tomar decisões apropriadas e acertadas e confere confiança e entusiasmo para os funcionários. Além disso, com trabalhadores capacitados, as responsabilidades são melhor divididas para evitar que uma pessoa carregue o time nas costas.

Quem se atualiza traz ideias e dinâmicas novas e oferece mais produtividade para a empresa. Quanto mais preparado, maiores são as chances de o trabalhador ser preciso e eficiente. Pensando na capacitação dos profissionais da área de engenharia de custos, gestão de projetos e obras, o IBEC desenvolveu uma série de cursos para qualificar e habilitar esses trabalhadores. 

Somos uma das entidades mais tradicionais do país na área de engenharia de custos, com cerca de 80 mil alunos em cursos de capacitação e 30 mil em cursos de MBA e pós-graduação em todo o Brasil. Fundado em 1978, o IBEC é acreditado pelo ICEC (International Cost Engineering Council). Por isso, se você busca aprimorar seus conhecimentos e os de sua equipe de obras, confira nossas opções.

Como você viu neste artigo, a gestão da qualidade na construção civil visa garantir que as obras sejam entregues dentro do prazo previsto e de acordo com as exigências e especificações do cliente. Para isso, é fundamental que toda a equipe siga o projeto e que os gestores acompanhem os serviços de perto, oferecendo os materiais adequados e treinamentos para os trabalhadores.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *