Tendências na engenharia civil 2020: fique por dentro das novidades e cresça no mercado

Tendências na engenharia civil 2020: fique por dentro das novidades e cresça no mercado

É muito importante que os profissionais se mantenham constantemente atualizados sobre as tendências do mercado, seja para aumentar suas competências, seja para se diferenciar no mercado. Por isso, acompanhar as tendências da engenharia civil 2020 é um requisito para qualquer pessoa que queira oferecer algo novo e benéfico a seus clientes.

Mesmo com a barreira cultural, o setor da construção tem mostrado avanços em aceitar as inovações tecnológicas nos processos construtivos. A utilização de máquinas, materiais e técnicas construtivas avançadas pode proporcionar construções mais ágeis, sustentáveis e duráveis. Tudo isso ajuda na redução de custos e oferece um empreendimento que visa melhorar a qualidade de vida dos clientes.

Quer saber mais sobre as inovações da engenharia civil 2020? Então, continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Saiba qual é a importância de conhecer as inovações na engenharia civil 2020

Ter conhecimento das novidades do setor é essencial para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado. Por isso, investir em capacitação e atualização traz a possibilidade de colocar em prática novas estratégias e tendências, além de ter a oportunidade de conquistar novos clientes.

As tecnologias atuais também modificaram o perfil dos consumidores e empresas e, por esse motivo, as organizações tiveram que encontrar alternativas para se manterem competitivas. Essas mudanças exigem que os profissionais ampliem seus horizontes de forma rápida para encontrar soluções para os problemas do dia a dia.

Conheça as principais tendências para o setor

A recuperação do período de crise no setor gerou um ciclo de mudanças para a engenharia civil. Além disso, o surgimento de novas tecnologias também aqueceu o mercado. Confira agora quais são as principais tendências para o ano de 2020 que podem impactar seu negócio.

Sustentabilidade

Esse é um dos assuntos mais populares no setor. Na construção civil, projetar e executar edifícios sustentáveis é uma das principais tendências para o futuro como um todo.

As principais inovações na engenharia civil 2020 em relação à sustentabilidade estão ligadas ao aproveitamento de recursos naturais e à reutilização de materiais como alternativas na elaboração e execução de projetos. Um dos principais exemplos disso é a reciclagem do concreto, pois a fabricação tem grande participação na emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. 

Como consequência das tendências de sustentabilidade, a utilização de fontes de energia renovável tem ganhado espaço nas empresas de construção em 2020. Os empreendedores que querem apostar nessa área devem providenciar uma estrutura apropriada às instalações que gere energia no período de construção e/ou no autoconsumo dos projetos. Outras tecnologias sustentáveis que são cada vez mais incorporadas às construções são:

  • captação e armazenamento de água pluvial para utilização em jardins, banheiros e lavanderias;
  • telhados verdes como solução termoacústica;
  • claraboias para iluminação natural e economia de energia; 
  • jardins verticais que auxiliam a regular a temperatura interna;
  • tijolos ecológicos feitos com materiais recicláveis e baixo consumo de água.

Investir em projetos com boas práticas ecológicas agrega responsabilidade social ao nome da empresa e ajuda a colaborar com o meio ambiente.

Automação e robótica 

Os processos da construção civil se tornarão ainda mais automatizados em 2020 com os softwares integradores e a inteligência artificial. Uma dessas novidades é a robótica para pré-fabricados, uma nova forma de produção que traz produtividade e diminui desperdícios.

A utilização de robôs deixa os processos de fabricação ainda mais precisos e baratos, trazendo vantagens para as empresas e consumidores. A inteligência artificial também permite que as máquinas consigam construir uma parede encaixando os blocos com uma baixa margem de erro. Outras vantagens desses equipamentos robóticos são a redução do risco de acidentes com operários e o aumento da agilidade da construção. 

Outra tendência para a engenharia civil 2020 são os softwares de automação. Desde plataformas e aplicativos de gestão até a compra automática de materiais que estão em falta, esses programas não apenas reduzem os custos da empresa e uso de documentos em papel, mas também flexibilizam os processos de gestão e possibilitam um maior controle operacional do empreendimento. 

O armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem não é mais novidade para muitas empresas, mas no setor da construção civil essa tecnologia começou a ser utilizada há pouco tempo. Para 2020, espera-se que os dados sejam compartilhados em tempo real, integrando todos os membros envolvidos no projeto, ou seja, a equipe operacional, financeira, gestores, entre outros. Uma grande vantagem disso é evitar falhas de comunicação e informações imprecisas que podem atrapalhar o andamento do projeto.

Avanços na experiência dos usuários

Oferecer uma experiência única aos consumidores é uma das tendências da engenharia civil 2020. Por existirem diversas opções de compra, a exigência dos clientes também aumenta. Por isso, oferecer o melhor atendimento se tornou uma prioridade.

A experiência do usuário pode ser explorada por meio da assistência técnica, mas também com tecnologias como a realidade aumentada, em que os futuros proprietários conseguem visualizar o ambiente pronto antes do começo da construção, melhorando a relação de confiança entre o consumidor e a empresa.

A automação residencial também está ganhando espaço, uma inovação que permite que as casas tenham controle integral de luz, climatização e sistemas de segurança no próprio dispositivo móvel do cliente, melhorando a habitabilidade das edificações.

Uso de drones

Os drones já são bastante utilizados na construção civil para capturar imagens e vídeos em tempo real, além de fazer medições em locais de difícil acesso. No ano de 2020, eles serão ainda mais requisitados para auxiliar o monitoramento de obras e georreferenciamento de lugares remotos.

Para acompanhar todas as novidades que estão surgindo na indústria da construção, é importante buscar conhecimento e aproveitar todos os benefícios que essas tecnologias podem levar para sua empresa. Por isso, não deixe de buscar cursos e novos aprendizados na área.

Como você viu neste artigo, as inovações para a engenharia civil 2020 trarão diversas mudanças para todos os envolvidos. Essas tecnologias vão agilizar os processos e oferecer muito mais qualidade para os empreendimentos e oportunidades para os profissionais que se atualizarem.

Se você gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos, assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *