Afinal, o que é networking e para que serve? Entenda!

Afinal, o que é networking e para que serve? Entenda!

Você já sabe o que é networking e para que serve? Em qualquer área é importante ter uma boa rede de contatos, afinal construir relações com pessoas influentes e que possam auxiliar na sua carreira é essencial. O mercado de engenharia conta com muitos profissionais que se destacam, mas dificilmente eles chegaram onde estão sozinhos.

O sucesso profissional é algo construído aos poucos, e as pessoas que você encontra pelo caminho são importantes nessa trajetória. Por isso, ter uma rede de conexões variada ajuda no aproveitamento de oportunidades, além de contribuir para seu crescimento profissional e, claro, pessoal também.

Diante da competitividade na área de engenharia e para ajudar na sua realização profissional, venha entender o que é networking, para que serve e saiba como começar a construir sua rede de conexões.

O que é networking e para que serve?

De maneira geral, você pode ser um profissional capacitado, com qualificações e recomendações, mas, às vezes, uma recomendação é tão válida quanto um ótimo currículo. Network significa “rede de trabalho”, em inglês, e já deixa claro a importância das relações profissionais no mercado de trabalho.

O que muita gente não sabe é que fazer networking é muito mais que apenas conhecer profissionais casualmente. Esse é um processo de fazer conexões com pessoas com o intuito de ter contato mais adiante, seja para trocar conhecimentos, conhecer outros engenheiros ou até conseguir um emprego.

Aquela velha história de “alguém que conhece alguém” é basicamente o que acontece quando você tem um bom networking. Ou seja, as pessoas que você conhece podem colocá-lo em contato com outras que podem ajudar em determinado da sua carreira.

Como fazer networking na área de engenharia?

Se relacionar com outros profissionais é um jeito simples de iniciar seu networking e ainda aprender coisas novas. A princípio, uma das primeiras regras para começar a sua rede de trabalho é perder a timidez e não ter vergonha de falar com outros profissionais.

A partir disso, a construção de relações ajudará na sua reputação e reconhecimento dentro da área. Agora, veja algumas etapas que podem ajudar na ampliação de seus contatos.

Elabore uma estratégia

Apesar de parecer que um bom networking é quando você conhece uma grande gama de pessoas, a verdade é que uma boa rede não tem a ver apenas com quantidade, mas também com qualidade. Ou seja, conhecer pessoas influentes e com boa reputação na área é mais valioso, não é mesmo?

Nesse sentido, crie uma estratégia para começar a se aproximar e interagir com profissionais que você considera relevantes na área. Sendo assim, busque por grupos que sejam relacionados à engenharia e saiba os eventos que elas participam, os projetos que estão inseridos e outros meios de começar a ter contato.

Encontre boas referências

Você sabe quem são as pessoas que podem ser significativas para alavancar sua carreira? Por mais que esse pareça um jogo de interesses, o intuito do networking é realizar trocas genuínas e de apoio mútuo entre os profissionais.

Dessa forma, as suas referências podem contribuir de um modo que seja muito significativo para a sua carreira. O próprio ato de buscar qualificações como pós-graduação, MBA e outros cursos já são alternativas para conhecer pessoas bem-sucedidas na área. Portanto, especialistas e profissionais de sucesso são opções para conhecer e ter contato.

Participe de eventos

Quem participa de eventos sabe que uma das principais razões que tantos engenheiros participam não é somente para conhecer novidades e tendências da área, mas sim para entrar em contato com outros profissionais e criar networking. Quando há tantas pessoas reunidas falando sobre o mesmo assunto, é natural que as relações de trabalho comecem a surgir.

Por isso, encontrar pessoas faz parte do processo para começar a identificar e conhecer profissionais. Portanto, os eventos são a oportunidade perfeita para identificar quem poderia ser um bom contato para a sua rede. Crie uma agenda com palestras, workshops, congressos e seminários que sejam relevantes e comece a trabalhar seu networking.

Use a internet a seu favor

Além dos eventos e outros meios de contatos tradicionais, não podemos deixar de ressaltar a internet como uma alternativa excelente de criar networking. Redes sociais como LinkedIn foram criadas especialmente com essa finalidade, por exemplo.

Desse modo, aproveite e use a internet a seu favor para encontrar aquelas pessoas que você gostaria de interagir e criar uma relação. Além do mais, você pode entrar em contato até mesmo com profissionais de outras partes do mundo, o que torna tudo ainda mais interessante. Então, não deixe de atualizar suas redes, ter um bom e-mail e saber se comunicar com cordialidade e profissionalismo.

Quais as vantagens de conhecer pessoas na área?

Como já deve ter ficado claro, estabelecer uma rede de trabalho é essencial e pode abrir muitas portas na sua carreira, sobretudo se você ainda está começando na área. A iniciativa de criar networking é muito benéfica e pode trazer resultados a curto, médio e longo prazo, desde que você cultive essas relações.

Portanto, se você ainda tem alguma dúvida de que a construção de networking é fundamental para sua carreira, confira mais algumas vantagens que você terá ao investir em contatos profissionais:

  • geram oportunidades de trabalho, estudos e aumentam as chances de participar de projetos;
  • ajudam a conseguir indicações e recomendações;
  • você pode conhecer chances de trabalho que ficam restritas a pequenos grupos;
  • ótimas oportunidades para aprender mais e evoluir na sua carreira;
  • fortalece as relações e geram maior confiança;
  • melhora a sua imagem profissional diante de outros engenheiros;
  • você tem acesso à informações valiosas e aprende sobre negócios dentro da indústria da construção civil;
  • é uma maneira de se promover e fazer com que as pessoas descubram seu trabalho e talentos;
  • troca de experiências e conhecimentos com os mais diversos tipos de profissionais.

Agora que você sabe o que é networking e para que serve, chegou a hora de começar a criar o seu, certo? Por isso, procure por profissionais que possam agregar valor à sua carreira e veja a diferença de ter contato com pessoas influentes na área!

Você já começou a construir sua rede de trabalho? Conte para gente quais as suas estratégias aqui nos comentários e vamos conversar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *