Influência da tecnologia: como o mercado de trabalho está mudando

Influência da tecnologia: como o mercado de trabalho está mudando

Os dispositivos tecnológicos estão cada vez mais presentes na sociedade, sendo usados não apenas recreativamente, mas também para fins profissionais. A influência da tecnologia no mercado de trabalho tem exigido um novo comportamento profissional, em que as pessoas adotam ferramentas modernas como aliadas em suas atividades.

Entre os processos tecnológicos mais contemporâneos, estão a robotização e a automatização, que favorecem os profissionais, principalmente no setor industrial, à medida que melhoram e ampliam a mão de obra, permitindo uma produção maior dentro de um período menor de tempo.

Quer saber como a sua profissão pode ser impactada pelo avanço da tecnologia? Confira abaixo como se preparar para essa mudança!

O mercado de trabalho atual

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho já pode ser sentido por todos. Certamente, ao entrar em uma pequena ou microempresa de rua, você já deve ter percebido que elas usam ferramentas tecnológicas para executar as suas atividades. Reservadas as proporções, todos os empreendimentos fazem uso de algum tipo de software ou sistema interno para organizar, administrar e realizar os seus processos, como operacionais, administrativos ou financeiros.

Não há mais para onde correr! A tecnologia não é mais um diferencial, na atualidade, mas uma obrigação para qualquer empresa. Ao investir nesse quesito, é possível se tornar mais competitivo, principalmente em uma época em que a crise econômica tem assombrado muita gente, fazendo com que cada detalhe de um negócio conte como um ponto a mais.

Segundo o estudo ‘’A Revolução das Competências” do ManpowerGroup, apresentado no Fórum Econômico de Davos, no início de 2017, há uma estimativa de que a tecnologia vai alterar a dinâmica do ambiente de trabalho, fazendo com que em torno de 45% das atividades feitas por humanos sejam automatizadas daqui a dois ou três anos.

A tendência é que ocorra a substituição das tarefas cognitivas e manuais por ferramentas avançadas, de modo que os trabalhadores assumirão funções mais satisfatórias e menos rotineiras.

Embora haja um aumento do uso de máquinas no setor empresarial, 64% das empresas dizem que o número de empregados não diminuirá, enquanto que 19% pretende aumentar a força de mão de obra, 12% quer enxugar as suas equipes e 5% ainda não sabem o que fazer.

Os profissionais devem desenvolver novas habilidades

Ainda conforme o estudo realizado pelo ManpowerGroup, três entre quatro líderes empresariais entendem que a automação exige que os profissionais desenvolvam novas competências, visto que a tecnologia vai substituir as tarefas consideradas mecânicas e rotineiras e que ainda são executadas a partir do trabalho humano.

Por isso, espera-se que os trabalhadores aprimorem as suas características humanas, que são essenciais no ambiente de trabalho, como a inteligência emocional e a criatividade, que facilitam as relações entre as pessoas, e a flexibilidade cognitiva, que é a habilidade de encontrar e identificar as condições de ligações e negociações.

A importância de estar atualizado ao seu segmento de mercado frente à influência da tecnologia

Se você ainda não está acompanhando as mudanças trazidas pela tecnologia em seu segmento de atuação, saiba que está correndo o risco de ficar defasado e ser ultrapassado por seus concorrentes. Veja, a seguir, a importância de manter-se atualizado.

Preparação para o futuro

A tecnologia já mudou e causará mais mudanças em todos os setores profissionais. Portanto, independentemente do ramo em que você atua, é imprescindível se atualizar para se preparar para o futuro. Dessa maneira, o profissional também está planejando a sua carreira, fazendo com que ela seja mais duradoura e não sucumba aos meios tecnológicos.

Para continuar sendo valorizado e requisitado no mercado de trabalho, é preciso estudá-lo na atualidade, analisando as suas características e que rumo elas tendem a seguir futuramente. A partir daí, é possível aprimorar as suas habilidades de acordo com competências que serão exigidas na sua área.

Uso do marketing digital ao seu favor

O marketing digital, uma das principais ferramentas da era tecnológica, não deve ser usado apenas pelas empresas, mas também pelos profissionais que desejam impulsionar a sua carreira. Se você quer divulgar o seu negócio ou promover-se virtualmente, não pode deixar de usar as redes sociais, que lhe ajudam a interagir com o público do seu interesse.

As ações de marketing digital costumam ser mais fáceis de fazer, baratas e atingem as pessoas em larga escala. Dominar essa ferramenta é fundamental para estar presente no ambiente virtual, ser visto e fazer com que o serviço que você presta chame a atenção do público-alvo, de modo a angariar mais clientes e aumentar os resultados financeiros.

Manutenção da competitividade

Ao conhecer e saber como usar as tecnologias do seu segmento, bem como ter adotado o perfil profissional que se espera no mercado atual, você está se mantendo competitivo, diminuindo os riscos de ficar atrasado em relação às novidades e oportunidades que aparecerem, podendo competir em pé de igualdade com os profissionais mais qualificados.

É importante ter em mente que, quanto mais atualizado você estiver, consequentemente, mais seguro estará o seu lugar no ambiente de trabalho, reduzindo os riscos de ser substituído por máquinas ou outras pessoas com competências superiores.

Aproveitamento das oportunidades proporcionadas pela tecnologia

Se, por um lado, a tecnologia causa medo em quem teme ser substituído por ela na empresa em que trabalha, por outro viés, ela abre uma ampla gama de oportunidades para quem está disposto a abraçá-la. Com o uso das ferramentas tecnológicas, você pode desde investir na sua capacitação profissional até abrir o seu próprio negócio.

As chances de crescimento disponibilizadas pela tecnologia são muitas. Por exemplo, ao abrir o seu computador e acessar a Internet, o profissional pode fazer um novo curso de capacitação on-line. Caso queira expandir as suas atividades e atrair novos clientes, basta desenvolver ações de marketing digital.

Além disso, com as oportunidades da tecnologia, também pode-se repensar a carreira e o foco de vida ou profissional. Nas atuais circunstâncias, um empregado que quer desacelerar o seu ritmo de trabalho pode perfeitamente investir no home office, trabalhando na comodidade da sua casa.

A influência da tecnologia tem sido importantíssima dentro do mercado de trabalho, pois tem moldado novamente a maioria das profissões, criando novas tendências profissionais. Apesar de extinguir alguns postos de emprego, ela abre outras vagas para contemplar as exigências do mundo moderno.

Gostou no nosso post? Ele foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *