Project Management Professional: o que é preciso para tirar a certificação
O Project Management Institute é uma organização mundial que se destaca na gestão de projetos, programas e portfólios, oferecendo e coordenando certificações na área, como a de Project Management Professional. Essa é uma certificação muito valorizada no mercado de trabalho e também muito temida por muitos profissionais.
Entretanto, vale muito a pena se capacitar e se tornar destaque em obter os resultados desejados, gerenciando projetos de forma eficaz e eficiente. Quer saber como obter essa certificação, sua importância, quais as matérias e a melhor forma de se preparar? Então continue a leitura e não perca!
O que é Project Management Professional?
O Project Management Professional (PMP) é uma certificação do Project Management Institute (PMI) que em português é traduzida como Profissional de Gerenciamento de Projetos.
Essa certificação é muito valorizada na indústria mundial e, em geral, é buscada por gerentes de projeto, pois atesta que o profissional apresenta conhecimento, formação, experiência e competências para conduzir diversos tipos de projetos.
Em decorrência das características e habilidades desenvolvidas, a certificação PMP tem sido cada vez mais exigida para cargos de gerência e coordenação, além de representar um diferencial positivo e significativo em termos de remuneração.
Qual a importância e impacto para a profissão e a obra?
A certificação PMP tem como principal objetivo atestar a competência de um profissional para coordenar, gerenciar, dirigir e liderar equipes variadas de projetos. Sendo assim, ela é uma oportunidade de alavancagem na carreira de gerentes, pois consolida habilidades, maximiza o potencial de ganhos por meio da diferenciação salarial aos certificados e proporciona destaque no mercado de trabalho.
Quais os principais requisitos para a obtenção da certificação?
Justamente pela importância e relevância dessa certificação, existem alguns requisitos para se candidatar ao PMP. São 2 tipos de requisitos:
Para profissionais graduados
- é necessário estar formado em um curso superior a pelo menos quatro anos;
- é imprescindível a experiência mínima de três anos em cargos de gerenciamento de projetos;
- necessário comprovação de no mínimo 4.500 horas atuando como líder e diretor de projetos;
- comprovação de no mínimo 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.
Para profissionais com ensino médio completo
- necessário diploma de ensino médio;
- é obrigatório ter, no mínimo, cinco anos de experiência em cargo de gerenciamento de projetos;
- imprescindível comprovação de, no mínimo, 7.500 horas atuando na direção e liderança de projetos;
- comprovação de, no mínimo, 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.
Após obter a certificação, para mantê-la é preciso obter, a cada 3 anos, no mínimo 60 Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDUs). Isso é possível por meio de cursos, seminários, congressos, auto aprendizagem, programas de ensino oferecidos por empresas, criando conteúdos como redação de livros e artigos relacionados ao tema, serviços voluntários e continuar executando o trabalho diário como gestor de projetos.
Entretanto, caso algum profissional não se adéque em algum dos tipos de requisitos e, ainda assim, deseje obter uma certificação de gestão de projetos, poderá optar pela Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM), também oferecida pelo PMI.
Quais os conteúdos exigidos no exame?
O conteúdo exigido no exame aborda o que está presente no PMBOK. O modelo atualmente utilizado consiste em cinco domínios, que são as etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento. Entretanto, serão cobrados futuramente três domínios: pessoas, processos e ambientes de negócios. Além disso, metade do exame abordará o gerenciamento preditivo de projetos e a outra metade as abordagens ágeis e híbridas.
Em geral, em um período que varia entre três a cinco anos, o PMI realiza algumas alterações nos exames, de acordo com pesquisas realizadas tanto com organizações, líderes, especialistas e demais envolvidos em gestão de projetos — para que cada vez mais o exame consiga avaliar o conhecimento, competência e capacidade crítica para atuar no setor. O PMI recentemente propôs alterações, entretanto estas só entrarão em vigor a partir de 1º de julho de 2020.
Como é realizada a prova?
A prova é feita virtualmente, pelo computador nos Centros de Teste Prometric autorizados pelo PMI espalhados em todo o mundo. As questões da prova são de múltipla escolha e estão disponíveis em dez opções de línguas. Caso não seja aprovado na primeira tentativa do exame, poderá fazer mais duas vezes, desde que ainda esteja no período de elegibilidade, ou seja, 1 ano a partir da data de homologação.
Como fazer a inscrição?
Para se candidatar a essa certificação é necessário realizar o registro no site do PMI. Após isso, realizar o login, se inscrever para o exame, realizar o processo de elegibilidade e, após a aprovação da mesma, agendar a data de realização da prova — levando em consideração o tempo necessário de preparação.
Como se preparar para a certificação Project Management Professional?
Como alguém que deseja obter uma certificação de profissional em gerenciamento de projetos, é essencial que você organize esse processo também como um projeto, realizando um planejamento dentro de suas disponibilidades e objetivos. Para isso, pesquise como estudará, quando vai realizar a prova, qual o custo que representará e defina um cronograma de estudos.
É importante destacar que existem diversos materiais e cursos, tanto presenciais quanto online, que são destinados especialmente a preparação para essa certificação. Entretanto, é importante escolher um determinado número de materiais, como, por exemplo, no máximo três livros, além de simulados.
Lembre-se também de verificar se a versão escolhida está atualizada e de acordo com o que é cobrado na prova. Além disso, ao escolher um material ou curso, não deixe de conferir se são autorizados e reconhecidos pelo PMI.
Leia os materiais escolhidos, destaque informações importantes e faça anotações práticas que possibilitem uma revisão eficiente quando perceber que um ponto ainda necessita ser mais desenvolvido ou estudado.
Caso você tenha interesse em migrar para essa área ou futuramente alcançar um cargo de gerência para poder obter a certificação em Project Management Professional, uma forma eficaz que vai abrir portas e possibilidades é realizar uma especialização em Gerenciamento de Projetos. Nesse tipo de especialização você será preparado para elaborar planos de negócios, realizar diversos tipos de avaliação, gerenciar variados projetos e etapas, assim como qualidade, risco e demais áreas definidas pelo PMI no PMBOK.
Ficou interessado em se desenvolver ainda mais como gestor de projetos, programas e, até mesmo, portfólios? Então, entre em contato com o IBEC e conheça mais sobre as inúmeras possibilidades de cursos que auxiliarão e transformarão sua jornada em busca desse objetivo!