Entenda as vantagens da capacitação online para se destacar no mercado

Entenda as vantagens da capacitação online para se destacar no mercado

Até poucas décadas atrás só havia uma maneira de se qualificar para o mercado de trabalho: de forma presencial. Atualmente, já existem muitas outras possibilidades, como a capacitação online. Buscar preparo por meio de cursos que podem ser realizados via internet ajuda diretamente a se tornar um profissional apto, que estará pronto para competir por boas vagas.

Atualmente, apenas a graduação já não é tão valorizada quanto antes. Por isso, investir em capacitações por meio de plataformas online é um jeito prático para fazer isso, pois há muitas facilidades. No setor da engenharia, sobretudo, fazer novas especializações é essencial para conhecer o que há de novo no mercado, como técnicas construtivas e tecnologias inovadoras.

Desse modo, confira algumas das vantagens de apostar na capacitação online e como isso poderá trazer inúmeros benefícios para a sua carreira!

Menor custo

Esse é um dos pontos mais atrativos para quem decide fazer cursos online. Por não haver a necessidade de contar com uma estrutura física, os custos para produção são menores, e isso é repassado no valor final do produto. Portanto, os valores mais baixos se tornam bons atrativos em comparação aos cursos presenciais.

Em tempos de economia financeira e até mesmo de tempo, a capacitação online se torna um investimento de baixo custo. Uma estrutura física precisa de muitos recursos, como um local apropriado, gastos com energia, equipamentos, materiais e mais uma série de outras despesas que são repassadas nas mensalidades. Por isso, as opções de ensino a distância (EAD) têm fácil implementação e são mais baratas.

Comodidade

As plataformas que oferecem cursos online costumam ser de fácil acesso, pois contam com tecnologias apropriadas para esse tipo de serviço. Dessa forma, o curso que você escolher poderá ser acessado facilmente, seja por meio do navegador no desktop, smartphone ou até mesmo um tablet. Essa comodidade é um benefício e tanto, uma vez que você acompanha o aprendizado de qualquer lugar.

Mesmo que na engenharia civil exista muitas questões práticas, isso não é um impedimento para não fazer um curso online. A parte prática é tão importante quanto a teórica, e a aplicação de exercícios é fundamental. Há também a possibilidade de interagir e tirar dúvidas com professores e especialistas.

Além disso, a flexibilidade das qualificações online é uma forma mais segura para se capacitar nesse período de pandemia. Afinal, você não ficará esperando as coisas voltarem ao normal e nem precisará se expor a riscos. Desse modo, cursos EAD são excelentes para se fazer nesse momento.

Mais opções de cursos

A eficácia na aplicação de conhecimentos por meio das capacitações online tem muita flexibilidade, pois com as ferramentas tecnológicas os conteúdos ficam disponíveis de forma imediata. Portanto, você consegue se especializar em setores como gerenciamento de projetos, gerenciamento de obras, metodologia BIM e outras qualificações. Assim, você tem mais autonomia para escolher a opção de curso mais interessante e que renderá mais frutos na sua carreira profissional.

Outro ponto importante dessa modalidade, é a dificuldade em encontrar a especialização que você deseja na cidade em que você mora ou, em outros casos, a distância pode ser um impedimento para fazer a formação. No entanto, ao optar pelo ensino online isso se torna mais viável.

Certificação válida

Uma dúvida muito comum e que gera questionamentos é sobre a validade da certificação. Muitas pessoas atribuem isso ao valor menor do ensino a distância, mas a qualidade dos conhecimentos passados é a mesma, bem como o certificado de conclusão. O formato de conteúdo em vídeo, com auxílio de apostilas e outros tipos de materiais são os mesmos dos que seriam usados em aulas presencias.

Nesse sentido, não há grandes diferenças, pois o aluno estuda do mesmo modo, faz atividades e provas, até mesmo para conseguir o certificado de conclusão do curso. Ou seja, buscar atualização profissional online é tão vantajosa como qualquer outra. Por ser na modalidade de ensino a distância, os alunos ainda têm a oportunidade de receber a certificação em casa, sem se preocupar com possíveis problemas de entrega.

Processo educativo moderno

Diferentemente das metodologias antigas de ensino, os cursos a distância têm a vantagem de contarem com um processo educativo bem mais moderno, com métodos que proporcionam a mesma qualidade no ensino. Contudo, as aulas são mais interativas e dispõem de infográficos e outros meios que ajudam na experiência de aprendizagem.

Desse modo, com o auxílio de ferramentas inovadoras, é possível estudar de forma mais leve e com mais autonomia. Como a instituição também conta com especialistas que conhecem bem a área de engenharia, você saberá que a metodologia e os conteúdos serão atualizados e de alto nível. Assim, a qualidade de ensino superior não deixa nada a desejar em comparação com outros cursos presenciais.

Ritmo de aprendizagem definido pelo aluno

Você já pensou em estudar quando quiser e da forma que preferir sem que ninguém diga quando você deve fazer essas coisas? Então, essa é uma das maiores vantagens de fazer um curso de capacitação online! Como você tem seu próprio ritmo de aprendizagem, fica mais fácil encaixar os estudos na sua rotina, sobretudo quando há outros afazeres no dia a dia, como trabalho, atividades domésticas e outros aspectos.

Dessa maneira, quando você escolhe estudar de forma remota é possível criar um cronograma só seu, estudando as matérias no seu próprio ritmo. Isso é muito vantajoso, pois sabemos que cada pessoa tem seu jeito de aprender.

Alguns são mais produtivos pela manhã e outros na parte da noite, assim como há quem prefira ver várias aulas de uma vez, enquanto outros assistem gradualmente. Enfim, cada indivíduo tem a sua própria cadência e isso é valorizado na capacitação online para que você tenha um bom rendimento.

Além de todas as vantagens apontadas anteriormente, você ainda criará networking com profissionais da área. Entretanto, é necessário escolher bem qual instituição você estudará. O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos é uma entidade que está há décadas no mercado ajudando profissionais a se qualificarem mais, oferecendo cursos, palestras, congressos e outros meios de difundir conhecimento. Portanto, se você está a procura de uma capacitação online para que você se destaque no mercado, venha conhecer nossas opções!

Caso ainda esteja com dúvidas sobre qualificação online, entre em contato com a gente que podemos ajudar e esclarecer suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *