3 nichos de atuação na engenharia de custos

3 nichos de atuação na engenharia de custos

A gestão dos custos em todas as etapas de um projeto na construção civil é imprescindível para alcançar a qualidade, a segurança e a lucratividade. Diante disso, entender quais são os nichos de atuação da engenharia de custos é fundamental para ter sucesso.

Nesse sentido, a engenharia de custos é uma área que atua para garantir a eficiência financeira em todos os serviços executados em uma obra – um segmento da engenharia que se tornou indispensável, considerando a necessidade de oferecer preços competitivos, assegurando a qualidade e o alto desempenho.

Se você deseja aperfeiçoar os serviços na sua obra para promover a satisfação dos clientes sem afetar o equilíbrio financeiro, nós vamos te ajudar! Confira neste post 3 nichos de atuação na engenharia de custos e compreenda a importância dessa área para sua carreira e negócios!

O que são nichos de atuação em uma profissão

Toda profissão tem atuações abrangentes, ou seja, o profissional pode definir a especialidade em que deseja atuar, dentro da própria formação. Em outras palavras, são subdivisões que permitem que uma pessoa trabalhe e se especialize em um campo específico.

Sendo assim, os nichos de atuação profissional são segmentações de uma área para direcionar diversos fatores, como o ensino e qualificação. Trata-se de uma estratégia de mercado, capaz de auxiliar a ter profissionais especialistas e com excelência em funções.

A engenharia de custos conta com muitas possibilidades e nichos para a atuação profissional, com funções distintas e extremamente importantes. De forma geral, as atividades em comum desenvolvidas pela engenharia de custos nos principais nichos de atuação são as seguintes:

  • análise econômica;
  • análise de risco;
  • controle de mudanças;
  • elaboração de orçamento;
  • estimativa de gastos;
  • medição do desempenho financeiro.

3 nichos de atuação na engenharia de custos

A engenharia de custos capacita o profissional para atuar em diversas áreas, aplicando conhecimentos úteis para a gestão financeira. Na construção civil, é um segmento da engenharia responsável pelo equilíbrio financeiro das obras, e sua reação com a qualidade, segurança e eficiência.

Veja quais são os principais nichos de atuação na engenharia de custos!

1. Prestação de serviços

A prestação de serviços é um dos nichos mais procurados pelos profissionais, principalmente os que estão em início de carreira. É um segmento que oferece diversas possibilidades para o profissional, por isso, é o mais comum no mercado.

Nesse nicho, os profissionais podem prestar serviços como empreendedores, consultores ou funcionários efetivos, em atividades relacionadas ao controle orçamentário, planejamento financeiro de obras, aprovação e regularização de projetos, perícias e gerenciamento de obras.

Dessa forma, a prestação de serviços é um nicho que muitos profissionais se especializam, por ser dinâmico e oferecer poucos riscos. Ou seja, a engenharia de custos aplicada na prestação de serviços proporciona oportunidades importantes para a excelência na construção civil.

2. Execução de obra

Outro nicho importante da engenharia de custos é a execução de obras, setor que oferece grandes desafios, principalmente relacionado ao controle financeiro durante as etapas práticas, em que muitos contratempos e desperdícios acontecem e acabam comprometendo o orçamento.

Sendo assim, o engenheiro de custos pode atuar na execução de obras públicas ou privadas, especialmente na gestão financeira das operações. Ou seja, a função desse nicho é garantir que toda a execução do projeto aconteça de acordo com o planejamento inicial, evitando surpresas desagradáveis.

Em outras palavras, a execução de obras conta com inúmeras atividades importantes, em que o engenheiro de custos tem atuação relevante e direta, como:

  • gerenciar fornecedores, aquisição de materiais e equipamentos;
  • gerenciar as contratações;
  • gerenciamento de obras;
  • análise de riscos;
  • financiamento de obras;
  • previsão de demandas;
  • acompanhamento do desempenho da obra;
  • controle dos gastos e receitas;
  • definição de estratégias para redução de custos.

Além disso, a atuação na execução da obra compreende diversas particularidades contratuais, gerenciando o projeto de maneira inteligente e eficaz. Portanto, é um nicho essencial da engenharia de custos e auxilia a entender todos os objetivos de um negócio.

3. Incorporação imobiliária

Por fim, outro nicho da engenharia de custos aplicada nas obras é a incorporação imobiliária, que compreende grandes obras públicas ou privadas, também participando de concessões para administrar vias públicas ou obras de infraestrutura.

Por lidar diretamente com órgãos públicos, a incorporação imobiliária exige um sistema de medições e monitoramento financeiro criterioso. Funções que estão relacionadas intimamente com as aptidões desenvolvidas por engenheiros de custos.

Dessa forma, atuar com a incorporação imobiliária é um nicho bastante rentável, no entanto, exige expertise e um bom conhecimento sobre a área. Portanto, ter uma formação de qualidade é essencial para explorar as oportunidades desse nicho de atuação.

Embora os nichos sejam distintos, é muito comum notar profissionais migrando entre eles, considerando as afinidades e as oportunidades que o mercado apresenta. Por isso, não há uma regra geral para escolher o nicho ideal, mas a capacitação em engenharia de custos permite ter maior liberdade e possibilidades na área.

A especialização em engenharia de custos é essencial

Todo engenheiro que atua na construção civil deve ter conhecimentos e habilidades que vão além das questões técnicas e operacionais da área. O mercado exige profissionais cada vez mais completos, capazes de contribuir com o sucesso do negócio de uma maneira abrangente.

Nesse contexto, se especializar na engenharia de custos é um grande diferencial e contribui para ter habilidades imprescindíveis para os projetos, agregando valores tanto para a carreira pessoal, quanto para a empresa, seja um negócio próprio ou não.

Sendo assim, escolher uma instituição especializada no assunto e que oferece todo apoio para uma formação de qualidade em engenharia de custos é fundamental e, para tanto, o IBEC é a melhor alternativa para se especializar com excelência.

Fundado em 1978, o IBEC é uma instituição séria, sem fins lucrativos e políticos com uma estrutura moderna, sendo a primeira instituição a oferecer cursos de pós-graduação específicos em engenharia de custos, contando com professores experientes e com expertise na área.

É a oportunidade ideal para você se especializar e atuar em qualquer nicho da engenharia, com habilidades valiosas para alcançar o sucesso profissional. Temos aulas e materiais intuitivos e de acordo com a realizada vivenciada no dia a dia na profissão.

Como você percebeu, os nichos de atuação na engenharia de custos são segmentos de grande demanda e oferecem grandes oportunidades. Portanto, estar preparado e ser especialista na área é um diferencial significativo, contribuindo para ter negócios bem-sucedidos.

Gostou de entender mais sobre os nichos de atuação na engenharia de custos? Se você deseja saber como se especializar na área da melhor forma possível, não perca tempo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *