Lean Construction: saiba mais sobre o método!

Lean Construction: saiba mais sobre o método!

Lean Construction, ou construção enxuta, é um método de gerenciamento baseado em parâmetros de administração, como Total Quality Management (TQM) e Just in time (JIT). Os conceitos desenvolvidos, principalmente na indústria automobilística, foram adaptados às características do setor da construção civil.

A construção enxuta objetiva otimizar os processos, reduzir os problemas e aumentar a eficiência durante a execução da obra. Quer saber mais sobre as principais características do método? Confira insights incríveis para a sua obra!

Fluxos da Lean Construction

Antes de falarmos sobre os ganhos obtidos pelo método, é necessário compreender os chamados fluxos de conversão. As atividades constituintes do Lean Construction podem ser de processamento — que agregam valor na transformação da matéria-prima em produto — ou de fluxo — necessárias, mas que não agregam valor ao produto final.

A seguir, veja como ocorre a divisão de fluxos, de acordo com os parâmetros da construção enxuta:

  • fluxo de materiais: considera atividades de transporte, inspeção, espera e processamento de itens;
  • fluxo de informações: utiliza dados referentes ao projeto, planejamento e orçamento da obra. Verifica todos os itens que possam ser gerenciados de maneira mais eficiente;
  • fluxo de montagem: é uma etapa de planejamento e sequenciamento de atividades. A montagem agrega bastante valor ao projeto;
  • fluxo de trabalho: agrupa as atividades para cada equipe do canteiro de obras.

Princípios básicos da construção enxuta

Agora que já conhecemos os conceitos de fluxo, vamos verificar os princípios básicos desenvolvidos no sistema de construção enxuta.

Aumento da produtividade

O Lean Construction foca em suprimir as atividades de fluxo. São caracterizados dessa forma os itens que não agreguem valor ao produto final, como o tempo gasto em transporte de materiais dentro do canteiro de obras, que pode ser reduzido — ao diminuir o tempo de deslocamento e carregamento, é viável aumentar a produtividade da equipe.

A título de curiosidade, estima-se que os operários gastem cerca de 70% do tempo de trabalho em funções como movimentação de itens dentro do canteiro de obras.

Assim, avalie quais atividades de fluxo podem ser removidas ou terceirizadas no processo. Para aquelas que forem inevitáveis, busque formas de torná-las mais eficientes. Uma maneira simples é planejar o layout do canteiro de obras, de forma que o estoque de materiais fique o mais próximo possível de sua aplicação final.

Outro exemplo de aumento da produtividade ocorre durante a concretagem: o uso do vibrador é imprescindível para garantir a qualidade do serviço. Ao utilizar um dispositivo portátil, será preciso apenas um operário para manuseá-lo.

Padronização de procedimentos

O índice de imprevistos é alto nas obras, e reduzir a variabilidade é uma medida estratégica para diminuir o desperdício — um dos gargalos da construção civil. Padronizar os procedimentos e atividades permite construir com menor índice de variações e, consequentemente, com a qualidade assegurada.

Diminuir a variabilidade também trará confiabilidade aos empreendimentos da empresa. A concretização do resultado deixará o cliente satisfeito, sendo esse um dos parâmetros adotados no Lean Construction.

Atendimento aos requisitos

A construção enxuta objetiva gerar valor. Afirma-se que de nada adianta construir uma obra com sistemas altamente eficientes se o cliente não tiver a percepção de valor.

Atender às expectativas está diretamente relacionado com a percepção de valor. Por isso, elabore e priorize os itens do escopo do projeto. Conheça seu público-alvo, os padrões de qualidade idealizados, desejos e necessidades.

Desta forma, é possível projetar e edificar a obra dos sonhos. Qual parâmetro é mais relevante para seu cliente: prazo, construção com sistemas sustentáveis, menor índice de desperdício, ou padrões de acabamento mais requintados? Converse com ele, elabore um programa de necessidades detalhado e adapte o projeto!

Otimização do ciclo

Um dos conceitos mais explorados da metodologia just in time é a ideia de fazer mais em menos tempo. O princípio também é um dos pilares do Lean Construction.

Algumas dicas práticas para otimizar o ciclo da obra são:

  • diminuir o tempo entre atividades;
  • suprimir as atividades de fluxo desnecessárias;
  • planejar as etapas da execução de obra;
  • dividir as atividades em lotes menores;
  • controlar a produção;
  • realizar tarefas simultaneamente;
  • trabalhar com equipes multidisciplinares;
  • reduzir as precedências e dependências.

Redução de processos no canteiro de obras

São várias as soluções para reduzir e simplificar os processos no canteiro de obras. Algumas atividades podem ser terceirizadas, enquanto, para outras, pode-se adotar sistemas industrializados para construção. A simplificação de serviços também é uma alternativa válida.

Algumas dicas são:

  • diminua o número de funcionários especializados e invista em equipes polivalentes;
  • estude o projeto e anteveja os problemas e soluções;
  • terceirize serviços e atividades;
  • reduza os deslocamentos no canteiro de obras;
  • adote sistemas construtivos pré-fabricados.

Quando falamos de elementos pré-fabricados ou industrializados, um bom exemplo são as obras em estrutura metálica. A adoção do sistema impacta em um cronograma aproximadamente 30% menor, quando comparada às estruturas em concreto armado. Optar por soluções que só dependem de montagem reduz uma série de atividades no canteiro, além de atuar na garantia da padronização e na redução de desperdícios.

Aumento da transparência de processos

Aumentar a transparência de processos disponibiliza todas as informações necessárias, com o objetivo de identificar e reduzir os erros durante a execução. O conceito pode ser aplicado de maneira simples no canteiro de obras. Confira algumas ideias:

  • reduza os obstáculos visuais, como tapumes e divisórias;
  • organize materiais e equipamentos no canteiro de obras;
  • pratique políticas de limpeza no canteiro de obras;
  • respeite as medidas de segurança aplicáveis;
  • disponha de informações facilitadoras, como placas e indicativos.

Em linhas gerais, o principal objetivo do Lean Construction é reduzir custos. O método gerencial trabalha com a eficiência de processos sem perder a qualidade do produto final. A metodologia foi desenvolvida de acordo com processos industriais e adaptada às particularidades da construção civil.

Muitas empresas já adotaram o sistema para tornar a gestão mais eficiente, otimizar os processos e obter a certificação ISO 9000. Por isso, verifique a viabilidade de implantar o sistema Lean Construction em sua construtora.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre atualização profissional e formação continuada? Assine a newsletter e confira os nossos conteúdos em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *