BIM ERP: a importância da integração e como ela funciona

BIM ERP: a importância da integração e como ela funciona

A transformação digital e a conectividade revolucionaram o setor da construção civil, contribuindo para reduzir os riscos e os custos, elevando a eficiência. Exemplo dessa tecnologia é a integração do BIM e ERP.

Ao adotar um sistema de gestão integrado com a tecnologia BIM na engenharia, é possível desenvolver metodologias de trabalho precisas — maior controle sobre as ações e poder de tomada de decisão para aprimorar os resultados.

É exatamente sobre esse assunto que desenvolvemos este post! Para ajudar profissionais como você a entender melhor a importância da integração BIM ERP e os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar ao seu negócio!

Qual a importância da integração o BIM ERP?

Para conduzir um projeto de uma forma inteligente e intuitiva a tecnologia, é uma grande aliada, apoiando o desenvolvimento de um trabalho eficiente. Nesse sentido, utilizar softwares é essencial para atingir os objetivos, evitando perdas, sejam elas financeiras ou do tempo.

Integrar o BIM e o ERP é uma forma de ter um controle preciso sobre diversos aspectos de um projeto. Em um cenário cada vez mais competitivo, é um grande diferencial para conquistar a confiança dos clientes com um trabalho exemplar.

Pode-se dizer que o BIM e o sistema ERP se complementam para auxiliar os gestores de um projeto a ter domínio sobre todas as atividades. Por isso, é um investimento que agrega valores indispensáveis para o sucesso de um negócio moderno.

Como a tecnologia BIM favorece a integração?

O conceito BIM proporciona a construção virtual de um projeto, prevê aspectos essenciais e reduz as incertezas. Permite também conectar diversas informações para fornecer um panorama completo, facilitando a gestão.

O BIM oferece condições para a integração com softwares ERP, que juntos são capazes de possibilitar o gerenciamento de todas as etapas da construção de forma centralizada, ou seja, em um único lugar.

Em outras palavras, o objetivo principal do BIM é reunir todas as informações da construção de maneira organizada e conectada, com ferramentas para vincular com softwares ERP, tornando as informações ainda mais completas.

O uso da metodologia BIM está crescendo consideravelmente na engenharia, justamente por mudar a forma de executar um projeto. Essa disseminação favorece a integração com o ERP, uma evolução grandiosa para todo profissional do segmento.

Como funciona a integração?

Os profissionais perdem muito tempo e energia para reunir as informações necessárias para conduzir o trabalho, ou seja, tudo é realizado de forma manual e, com isso, a possibilidade de erros é muito grande.

A integração entre BIM ERP é automatizada e todos os levantamentos dos dados quantitativos são controlados com facilidade. Sendo assim, os profissionais podem focar nas soluções realmente importantes e na análise dos dados de maneira organizada.

Na prática, alguns softwares ERP oferecem a possibilidade de realizar exportação e importação dos dados integrados com o BIM. O processo é simples e ocorre em poucos minutos, gerando arquivos que podem ser carregados dentro de um software com a tecnologia BIM, como o REVIT.

Dessa forma, a integração oferece dados gráficos e o compartilhamento do projeto entre diferentes áreas e profissionais, inclusive em 3D. As funcionalidades são inúmeras e funcionam harmoniosamente para fornecer dados precisos para auxiliar a execução do projeto, melhorando os resultados.

Quais os benefícios da integração BIM ERP?

O tempo gasto para fazer levantamentos e analisar as informações para executar a gestão e tomar decisões geralmente é longo. Além disso, torna tudo manual e compromete a produtividade dos profissionais.

Devido a essa realidade comum a muitas empresas, a perda de tempo e a falta de um acompanhamento efetivo das atividades práticas da execução dos projetos podem comprometer a qualidade do trabalho, além de elevar os custos e prejuízos.

Por outro lado, esses fatores também levam à insatisfação dos clientes, causando sérios problemas. Com o uso da tecnologia, especialmente da integração BIM ERP, é possível ter diversas vantagens para a rotina profissional.

Veja como essa integração pode beneficiar os profissionais e empresa!

Redução de custos

Os desafios constantes no setor da engenharia, como orçamentos enxutos, poucas informações, oscilações do mercado, falta de mão de obra e cronograma acelerados sempre provocam custos adicionais, que comprometem o orçamento e os lucros.

O uso da tecnologia contribui para facilitar as tarefas e ter controle total sobre as atividades de todos os setores. Assim, é possível identificar pontos que merecem atenção e definir estratégias para reduzir desperdícios.

Com a integração do BIM ERP, por exemplo, os profissionais terão informações centralizadas e concretas sobre o projeto, contribuindo para reduzir os custos e eliminar os retrabalhos, motivos de preocupação para qualquer gestor.

Redução de riscos

Identificar os riscos e se preparar para eliminá-los é o principal objetivo de uma gestão de projetos eficiente. Para tanto, integrar o BIM com o ERP é a alternativa ideal, pois fornece informações importantes sobre o empreendimento e aspectos externos, auxiliando a lidar com os riscos.

Nesse contexto, as duas ferramentas realizam o trabalho de maneira automatizada, evitando conflitos de dados e favorecendo uma análise consistente. Dessa forma, é possível mitigar os riscos com precisão e definir estratégias para impulsionar os resultados.

Melhora a comunicação

Os softwares que utilizam a tecnologia BIM e ERP permitem o compartilhamento, controle e colaboração de vários profissionais. Além da facilidade de armazenamento em nuvem, o acesso pode ser personalizado de acordo com cada função.

O planejamento do projeto com a participação e colaboração de todos os envolvidos é fundamental para garantir a segurança nas informações e que os objetivos serão alcançados com excelência, resultado de uma comunicação eficaz entre a equipe proporcionada pela integração entre BIM e o ERP.

Utilizar os softwares integrados contribui não apenas para a comunicação, mas também reduz o tempo para levantar dados e aumenta a produtividade. Aspecto indispensável para concluir uma construção dentro do prazo e orçamento planejado.

Como você percebeu, a integração BIM ERP é uma alternativa importante para a gestão de obras e com grande potencial para melhorar a eficiência na engenharia. É muito mais que uma ferramenta para modelar um projeto em meio virtual, portanto, vale a pena se capacitar e inserir essa tecnologia nas suas atividades.

Gostou do post? Se você deseja estar sempre bem informado e por dentro de assuntos relevantes, siga o IBEC nas redes sociais e veja conteúdos incríveis! Estamos no FacebookLinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *