8 séries e filmes para engenheiros assistirem e se inspirarem

8 séries e filmes para engenheiros assistirem e se inspirarem

Há diversos filmes e séries excelentes para que engenheiros e futuros profissionais da área estejam em contato com conteúdo útil fora do ambiente de trabalho e das salas de aula. Esse tipo de aprendizado ajuda o profissional a visualizar a Engenharia de diferentes maneiras, especialmente na sua aplicação em situações distintas.

São séries e filmes que possibilitam esse contato por meio das experiências de seus personagens, o que permite ao engenheiro vivenciar situações que já ocorram no seu dia a dia ou que possam acontecer no futuro.

Neste post, apresentamos 8 filmes e séries incríveis para engenheiros assistirem e se inspirarem em suas profissões. Confira!

1. Gênio indomável

O filme se passa em uma das maiores universidades de tecnologia do mundo, a MIT, com a história girando em torno de um desafio que o professor Sean Maguire (Robin Williams) propõe aos alunos: um problema matemático praticamente impossível de ser solucionado, que acaba sendo amplamente divulgado pelos corredores da instituição.

De forma surpreendente, o faxineiro do lugar, Will Hunting (Matt Damon), consegue resolver o desafio. A partir daí, inicia-se uma história sobre uma mente brilhante e mal direcionada, com passagens pela polícia, recebendo ajuda de um professor universitário.

A obra serve como um alerta a pessoas extremamente capacitadas, mas que precisam de direcionamento.

2. Scorpion

Hackers geniais que são descobertos e passam a trabalhar para o governo. A história parece um pouco repetitiva? Apenas impressão! Scorpion é uma interessante série, que mostra como um grupo de jovens brilhantes usa suas capacidades para defender os interesses de um país. E é baseada em uma história real!

Nela, diferentes habilidades se juntam para formar o Scorpion, um time completo composto por gênios da matemática e da mecânica, unidos para defender o governo americano de todos os tipos de ameaça hacker. A história mostra os desafios que enfrentam e também momentos engraçados e corriqueiros do cotidiano, incluindo relações interpessoais entre os membros do time.

3. A Teoria de Tudo

A obra retrata a biografia de Stephen Hawking, uma das mentes mais brilhantes já conhecidas. O astrofísico é vivido por Eddie Redmayne, que interpreta Hawking brilhantemente, desde os seus tempos de universidade até a atualidade, já como cientista e liderando palestras ao redor do mundo.

O filme mostra como Hawking iniciou os trabalhos de suas teorias sobre o tempo e os buracos negros. Em meio a isso, são retratados seus relacionamentos com a primeira esposa e os filhos e, principalmente, o avanço de uma doença degenerativa que retirou dele as capacidades motora e de fala.

4. Prison break

Uma das mais aclamadas séries de TV da história, Prison Break mostra como o detento Michael Scofield (Wentworth Miller) usa seus conhecimentos em engenharia e uma inteligência muito acima da média para escapar de presídios de segurança máxima por todos os Estados Unidos.

A grande questão é que ele vai para a prisão pela primeira vez intencionalmente. Após seu irmão ter sido preso injustamente pelo assassinato do irmão de um político, Michael rouba um banco para ir à cadeia e trabalhar em um plano de fuga brilhante para os dois. O seriado retrata como um QI elevado pode ser usado em diversas situações, até mesmo nas menos recomendadas.

5. O Jogo da Imitação

No filme, que se passa em meio à Segunda Guerra Mundial, o grande propósito do governo americano é desvendar o Enigma, sistema utilizado pelo governo alemão nazista para decodificar as mensagens enviadas durante aquele período.

O matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch) é designado para liderar uma equipe de engenheiros capazes de trabalhar no desenvolvimento de uma máquina que desvendasse o enigma. A história se desenrola em meio a esse processo, relatando a genialidade e os graves problemas de relacionamento de Alan, que gradativamente dão lugar a uma liderança brilhante.

6. Cosmos

A série estrelada pelo cientista Neil deGrasse Tyson apresenta diversos assuntos relacionados à Ciência e seus mistérios, com importante conteúdo para os engenheiros de áreas como acústica, mecatrônica, física, química e muitas outras.

Os conhecimentos exibidos pelo cientista na série são de extrema importância no desenvolvimento do raciocínio e dos estudos, seja de profissionais já atuantes, seja de estudantes que buscam se transformar em engenheiros de renome.

7. A Invenção de Hugo Cabret

Um dos principais filmes para engenheiros, essa brilhante história ― que teve até indicação ao Oscar ― conta a história de um menino chamado Hugo Cabret (Asa Butterfield), que vive em uma estação de trem na França. Ele acaba de perder seu pai, um relojoeiro com grandes capacidades intelectuais e que havia desenvolvido uma espécie de robô recentemente.

O menino segue dedicando-se ao projeto do pai enquanto trabalha nos relógios da estação e luta para sobreviver, já que vive ali clandestinamente e teme uma possível ida ao orfanato. A história é repleta de aventuras e se mostra muito interessante para engenheiros mecânicos e robóticos, já que toda a trama se passa com vivências diretas nessas respectivas áreas.

8. Steve Jobs: the lost interview

Essa interessante entrevista ― pouco divulgada ― mostra o fundador da Apple, Steve Jobs, durante cerca de 1 hora, falando a uma TV aberta. O conteúdo deu origem a um documentário, composto por um rico e trabalhado material, fundamental para engenheiros da área de computação e eletrônica.

O material foi gravado em 1995, antes do grande “boom” de sua companhia. Nela, um jovem Steve Jobs fala sobre suas perspectivas à frente da empresa, que já despontava como uma das de maior destaque no segmento, além de questões sobre a concorrência com a Microsoft.

Filmes e séries são ótimas maneiras de ter contato com conteúdos relevantes ao âmbito profissional, ainda que de maneira menos responsável e séria como no cotidiano do trabalho. É possível relaxar, mas se manter de olho em temas importantes para o seu desenvolvimento como engenheiro.

É fundamental desenvolver hábitos que o aproxime dos conhecimentos, ainda que isso seja feito de forma subconsciente, durante momentos de lazer, assistindo a filmes para engenheiros e a séries de TV.

E então, gostou da nossa lista? Aproveite para ler também a nossa lista de livros para engenheiros que vão te ajudar a impulsionar ainda mais a sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *