Como realizar uma boa gestão de estoque na construção civil? Confira

Como realizar uma boa gestão de estoque na construção civil? Confira

A gestão de estoque na construção civil é uma das principais responsabilidades em uma construtora e tem influência direta na execução de um projeto. Trata-se de um conceito relevante e que ajuda no planejamento das atividades práticas e financeiras.

Nesse contexto, conduzir um bom gerenciamento do estoque é fundamental para eliminar perdas e atrasos nos canteiros de obras. Por isso, é um tema que deve ser prioridade para garantir a excelência e entregas de acordo com o previsto.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, vamos trazer informações e dicas valiosas para esclarecer todas as suas dúvidas! Continue lendo e saiba o que é a gestão de estoque na construção civil e algumas dicas para realizá-la da melhor forma!

O que é a gestão de estoque construção civil?

A gestão de estoque é um conjunto de atividades e metodologias para promover a organização e controle de materiais em um determinado espaço e tempo. Sendo assim, é a administração dos recursos que serão, em algum momento, utilizados na obra.

Desse modo, são ações que consideram as demandas do projeto e particularidades dos materiais, para garantir a disponibilidade de cada item. Em outras palavras, a gestão busca o equilíbrio entre o setor operacional e de compras, evitando excessos.

Como a gestão de estoque funciona na prática?

Basicamente, a gestão de estoque funciona por meio de metodologias de controle, ou seja, análise criteriosa da quantidade de cada material e frequência de uso. Dessa forma, os gestores conseguem estimar o estoque estrategicamente para garantir a disponibilidade, mas sem ter perdas.

Nesse sentido, a gestão considera a rotatividade de cada material, periodicidade de reposição, layout do espaço e fornecedores. Assim, dimensiona o estoque de acordo com os projetos, para garantir que nada falte e as atividades sejam conduzidas com alta performance.

Como fazer uma gestão de estoque eficiente?

O gerenciamento de estoque na construção civil sempre foi um desafio para muitos profissionais, em razão da grande variedade de atividades que acontecem simultaneamente. Com isso, organizar o setor é algo que exige muito cuidado e uma abordagem específica para cada etapa da obra.

Entretanto, seja para construtoras pequenas, seja para médias ou grandes, algumas ações são as mesmas e consideradas indispensáveis — para auxiliar a ter o devido controle dos materiais sem deixar excessos ou faltas, que são grandes causadores de gargalos e prejuízos.

Veja nos próximos tópicos, as principais dicas para a gestão de estoque na construção civil!

Defina as quantidades

Trabalhar com a quantidade certa de cada material é o passo inicial para o controle eficiente do estoque. Portanto, considere cada fase do projeto e dimensione a quantidade de forma estratégica, além de fazer inventários periódicos para controlar a rotatividade.

Classifique os produtos

Toda obra, independentemente do porte, exige o uso de diversos tipos de materiais e ferramentas. Por isso, é importante classificar cada item e registrar em uma planilha de controle — o que vai contribuir para organizar os produtos e gerenciar a quantidade de acordo com a frequência de utilização, para isso, a curva ABC é ideal.

Controle a entrada e saída

O controle de entradas e saídas de materiais no estoque é imprescindível e contribui para monitorar como está o uso e a quantidade estocada. Sendo assim, registre todas as movimentações e sempre compartilhe os dados com o setor de compras e financeiro — para monitoramento e reposição adequada.

Faça uma boa descrição de materiais

Outra ação importante para um bom gerenciamento de estoque é a descrição dos produtos e organização do layout. Os profissionais devem ter facilidade para encontrar o que precisam e repassar a gestão, para otimizar o tempo e evitar desperdícios.

Armazene os materiais com segurança

Uma das principais causas de desperdícios na construção civil são os produtos estocados de forma irregular. Nesse sentido, é muito importante que o estoque esteja adequado para armazenar os materiais com segurança, conforme indicação do fabricante e livre de riscos.

Para isso, algumas dicas relevantes são:

  • cimentos: armazene em local coberto e use pallets para evitar o contato com o solo;
  • blocos e tijolos: armazene em cima de pallets e separados por tipo;
  • estruturas de aço e ferragens: armazene sem contato com o solo e separe por classe;
  • tubos e conexões: separe por tipo e diâmetro, evite contato com o solo e coloque em estruturas cobertas;
  • estruturas de madeira: evite o contato direto com o solo e mantenha em local coberto;
  • tintas e produtos químicos: armazene em local seco, impermeável, coberto e arejado.

Use a tecnologia

Com o avanço tecnológico, surgiram diversos recursos modernos e específicos para a construção civil, inclusive para a gestão de estoque. Sendo assim, investir em um software de gestão é uma ótima alternativa para facilitar as tarefas e elevar o controle.

Qual a importância da gestão de estoque construção civil?

O estoque é um dos principais ativos de uma empresa, por isso, gerenciá-lo da forma correta é indispensável para o crescimento sustentável. Além de otimizar as tarefas internas, boas práticas associadas ao setor são favoráveis ao desempenho e satisfação do cliente.

Desse modo, a gestão do estoque é um aspecto essencial para evitar riscos, perdas e atrasos na construção civil. Com uma administração eficaz, é possível ir além de entregar obras no prazo, mas também dentro do orçamento estabelecido previamente.

Sobretudo, é importante inclusive para os seguintes fatores:

  • evita desperdícios;
  • facilita a identificar necessidades;
  • evita acidentes e condições inseguras;
  • possibilita negociar melhor com fornecedores;
  • reduz os custos;
  • contribui para entregar projetos dentro do orçamento;
  • melhora o fluxo de trabalho;
  • evita atrasos por falta de materiais.

Nessa perspectiva, o gerenciamento eficiente do estoque é um dos fatores que colaboram com a lucratividade em cada projeto ― o que explica a importância de considerar o setor como uma prioridade para melhorar o desempenho do negócio.

Como pôde notar, a gestão de estoque na construção civil é um assunto importante, que faz toda a diferença para o desempenho de um projeto. Portanto, garantir a administração estratégica do setor vai contribuir para otimizar os resultados.

Gostou do post? Agora que entendeu melhor o que é e como aplicar a gestão de estoque na construção civil, não deixe de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos! Cadastre-se em nosso site agora mesmo e receba conteúdos incríveis no seu e-mail!