Como gerenciar o custo da obra e evitar desperdícios?

Como gerenciar o custo da obra e evitar desperdícios?

Como gerenciar o custo da obra e evitar desperdícios?

Vários mecanismos podem ser adotados para melhorar a qualidade e eficiência de uma obra. Em tempos de instabilidade econômica, esses instrumentos passam a ser mais procurados pelas empresas, a fim de otimizar os lucros. Uma das alternativas adotadas é a redução de custo da obra — feita por meio do planejamento e gerenciamento dos custos —, papel que é desempenhado por engenheiros, mas que necessita de um amplo conhecimento de gestão.

Para elucidar como realizar uma boa gestão de custos em uma obra e evitar desperdício no uso de recursos e materiais, preparamos este post. Inicialmente, vamos abordar o papel de um gerente de obras. Em seguida, falaremos sobre a necessidade do planejamento de material alinhado às necessidades de produção.

Ao longo do texto, você também vai conhecer alguns instrumentos utilizados para o gerenciamento eficaz de uma obra, além de entender a importância da gestão e os motivos pelos quais você deve considerar uma formação específica na área. Vamos começar?

Saiba qual o papel de um gerente de obras

Normalmente, o profissional em gerenciamento de obras é um engenheiro com especialização. Apesar de não existir uma cobrança formal em relação a essa especialização, as empresas optam por profissionais que tenham o título. Mas, afinal, o que faz um gerente de obras?

Este profissional atua no planejamento e no gerenciamento de implantação de projetos de engenharia e em suas respectivas obras. Para isso, analisa o desempenho da obra, orienta e monitora a equipe, propondo melhorias, cobrando o seguimento do planejamento inicial e, eventualmente, fazendo modificações e alterações de ações, a fim de corrigir processos que não vão de encontro à proposta inicial.

O profissional também é responsável por traçar orçamentos, atuando tanto com fornecedores quanto com custos essenciais da empresa, como funcionários.

Além de ter bom conhecimento matemático, planejamento e softwares de gestão, o profissional necessita de uma base de conhecimentos gerenciais e de administração, o que pode ser feito por meio de cursos em gestão de custos.

Entenda a importância do plano de obra

Um bom gerente de obras deve administrar, planejar e executar orçamentos compatíveis com as demandas necessárias, sem que, para isso, a obra perca em segurança e qualidade. A construção civil apresenta, no Brasil, um problema grave de desperdício de materiais, causado, principalmente, pela falta de um bom planejamento e de locais adequados para o seu armazenamento.

Para melhorar essa questão, deve-se realizar um bom plano de obra, destinar locais seguros e adequados para guardar os materiais de construção, cumprir e fazer cumprir o cronograma de construção de forma adequada e, sempre que possível, reutilizar materiais de obras, como madeiras, cimento, areia, entre outros.

Conheça alguns métodos de gerenciamento de obra

Agora que você já sabe o que faz um gerente de obras e qual é o seu papel na construção civil, falaremos um pouco sobre alguns métodos que ele utiliza para realizar o gerenciamento da obra.

Plano de restrições

Gerenciar restrições é tão importante quanto administrar o andamento da obra em si. Isso porque essas restrições podem atrasar o andamento da obra, assim como ocasionar a sua eventual perda de qualidade, o que aumenta os custos do projeto.

Modelo de edificação para o projeto

Atualmente, é possível contar com diversos softwares que ajudam a gerenciar os custos de obra. Um deles é o Revit, que utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling), em que é criado um modelo virtual da edificação. Além disso, o software é excelente para compatibilização de projeto e visualização de possíveis erros projetuais.

Controle de resíduos

Antigamente, era comum que empresas de construção civil jogassem os resíduos provenientes de uma obra em grandes lixões a céu aberto. Nos dias de hoje, essa prática não é aceita em nenhuma hipótese — e cada empresa de construção deve fazer um bom controle da produção e do destino de seus resíduos.

Para orientar esse controle, o Conselho Nacional do Ambiente organizou a Resolução 307, que visa a disciplinar e estabelecer diretrizes para o controle de resíduos da construção civil. Apesar de não apresentar muitos riscos, o descarte incorreto desses materiais pode causar danos ambientais, prejudicar a estética de áreas verdes e levar a problemas de saúde.

Utilização de tecnologia verde

Adotar tecnologia verde para sua obra é cada vez mais uma necessidade. A construção civil gera muitos resíduos e utiliza de muita água, o que é prejudicial para o meio ambiente. Entretanto, com o uso da tecnologia verde e diretrizes sustentáveis, é possível amenizar esses problemas.

O primeiro passo para a execução passa por um planejamento eficiente, reduzindo o desperdício de materiais e recursos. Devem-se seguir princípios básicos de sustentabilidade, como reduzir, reutilizar e reciclar, sempre que possível. Por fim, tecnologias para redução de uso de iluminação artificial, ar-condicionado, reaproveitamento de águas pluviais são sempre muito bem-vindas para esse quesito.

Atente para a gestão de custo da obra

Um bom serviço de gerente de obra passa tanto pela garantia de entrega de um produto fiel ao projeto de engenharia quanto ao custo previamente estabelecido, que torna viável a construção do empreendimento e garante o lucro a empresa. Para otimizar isso, o gerente de obras é fundamental em todo o processo, seja antes da obra, com o planejamento e orçamento, seja durante, garantindo a execução do plano e fazendo mudanças, sempre que necessário, a fim de garantir o melhor resultado possível.

Veja as razões para a formação específica na área

Fazendo um curso de pós-graduação na área, na modalidade de MBA, você consegue absorver muitas informações e habilidades essenciais para um bom gerente de obras. Além de questões relativas à engenharia, você aprende e exercita habilidades que envolvem a liderança, a gestão e a administração, lidando também com softwares de gestão, o que o torna mais preparado para o mercado de trabalho.

Sendo assim, o MBA em engenharia de custos apresenta muitas vantagens para o profissional que deseja exercer o papel de gerente de obras, ou que deseja aprimorar o seu trabalho, com o aprendizado de metodologias adequadas para a execução de um bom trabalho. Como as empresas estão cada vez mais interessadas nessa tarefa, o seu trabalho tende a ser muito bem valorizado!

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de custo da obra, entre em contato conosco e conheça nossos cursos, MBAs e especializações, que podem auxiliar você a melhorar seus status profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *