6 dicas para você aprimorar sua capacidade de liderança
Em um local tão competitivo como o mercado de trabalho, além de deter conhecimentos específicos e aprofundados, o profissional que deseja se destacar deve aprender a desenvolver uma capacidade de liderança. Esse pode ser um fator determinante para alcançar os cargos mais desejados.
Um bom líder é aquele que está sempre preocupado em melhorar a sua capacidade de liderança. É o profissional que sabe desenvolver certas habilidades e trabalhá-las buscando a melhoria constante. Gerir uma equipe, motivá-los, dividir as conquistas e assumir os erros são algumas das competências para se tornar um líder.
Neste artigo, mostraremos 6 dicas para você aprimorar sua capacidade de liderança e se destacar no mercado profissional. Não deixe de conferir!
1.Mantenha uma boa comunicação com a equipe
Um bom líder tem como característica saber se comunicar bem com os cargos de chefia e com todos os colaboradores que fazem parte da sua equipe. A comunicação interna é de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio, e estabelecer os canais adequados é fundamental.
Contudo, o líder não é apenas aquele que sabe se pronunciar com eloquência. Um líder sabe, antes de tudo, ouvir seus colaboradores e costuma desenvolver uma empatia pelos mesmos. Portanto, um bom líder sempre abre espaço para o diálogo com a sua equipe, sabe receber elogios e críticas sobre os trabalhos e as atividades exercidas.
Outro fator que caracteriza uma boa comunicação é o fato de um líder eficiente saber aceitar sugestões, ouvir as opiniões com atenção e escutar e implementar ideias oriundas de sua equipe.
2.Transmita segurança para a equipe
Transmitir segurança é fundamental para um cargo de liderança. A equipe precisa sentir segurança em relação ao trabalho que desenvolve para alcançar resultados ainda melhores. Os colaboradores devem se sentir conduzidos e entenderem que o espaço em que estão atuando é propício para o crescimento. Boa parte dessa sensação vem da postura e da abertura que o líder proporciona para o diálogo.
A sensação de segurança vem, em grande parte, da postura com que o profissional que ocupa o cargo de liderança tem em ambiente profissional. Os colaboradores precisam poder confiar no seu líder. Ou seja, quando momentos difíceis aparecerem, os colaboradores devem sentir que estão sob um comando firme, conciso e motivador.
Um bom líder sabe passar a segurança necessária nos momentos de pressão, mas também sabe compartilhar os méritos das conquistas e fazer com que todos os envolvidos se sintam parte delas.
3.Estimule a autonomia da equipe
Um cargo de liderança exige uma postura proativa e determinada do colaborador. Ele deve saber tomar decisões e correr riscos, além de delegar atividades e garantir o correto funcionamento da equipe. Contudo, um bom líder sabe delegar funções e deixá-las sob a responsabilidade de terceiros.
Ao descentralizar funções e até mesmo decisões, o líder conquista a confiança dos membros de sua equipe, mostra que acredita no trabalho deles e que sabe dividir as conquistas realizadas. Dar autonomia para sua equipe é mostrar aos envolvidos que todos têm uma participação ativa e que seus trabalhos são relevantes para a empresa.
Entretanto, mesmo delegando funções e atividades específicas para seus colaboradores, um bom líder se põe à disposição para ser consultado e se mostra aberto para auxiliar no que for preciso.
4.Saiba assumir os riscos, as responsabilidades e as culpas
Mesmo delegando funções e dando aos envolvidos autonomia para realizar certas ações, um bom líder entende que as responsabilidades sobre os erros cometidos é dele. Quando está gerindo uma equipe, as ações realizadas e os resultados obtidos são de responsabilidade do líder.
Portanto, ele não nega as suas responsabilidades e nem culpa terceiros. Por isso, um líder sabe assumir os riscos necessários para o crescimento da empresa, e quando o resultado é negativo ele consegue assumir a responsabilidade e contornar os contratempos, motivando sua equipe e mostrando o caminho necessário para contorná-los.
5.Aprenda a motivar e a passar confiança
Mesmo para o mais hábil dos colaboradores, momentos ruins e imprevistos podem acontecer, e os resultados conquistados podem ser positivos ou negativos. Portanto, quando as coisas não saem como planejado, a liderança deve saber motivar sua equipe e conduzir os envolvidos pelo caminho que será percorrido para alcançar o sucesso.
Logo, é preciso exigir competências e compromissos de sua equipe dando o exemplo do que deve ser feito. Um cargo de confiança exige que o profissional seja o exemplo necessário para um determinado setor. Se o líder quer incentivar a proatividade, ele dá o exemplo e mostrar o que é preciso para alcançá-la.
Soma-se a isso o fato de uma boa liderança saber dividir as conquistas com a sua equipe e reconhecer os esforços individuais de cada um de seus funcionários. Quando positivo, reconhecendo o mérito de cada um; quando negativo, mostrando os erros e ajudando a contorná-los.
6. Aprimore a capacidade de liderança
Não basta se tornar um líder, é necessário trabalhar as competências e buscar o aperfeiçoamento constante. Afinal, conduzir uma equipe significa aprender com os erros e acertos e buscar sempre a melhoria individual e coletiva do grupo.
É incorreto pensar que ser um bom líder é apenas conquistar um cargo de confiança ou de chefia. É, além disso, mostrar-se capaz de estar à frente de uma equipe e, diariamente, confirmar a sua capacidade de liderança. Existem algumas competências que fazem parte do espírito de liderança, e o profissional que conquista esses cargos costuma apresentar as seguintes características:
- é íntegro, divide seus conhecimentos e compartilha os seus resultados com a equipe;
- sabe reconhecer novos talentos e recompensá-los por isso;
- trabalha de maneira estratégica e costuma pensar no longo prazo;
- sabe se relacionar com a equipe e faz críticas construtivas quando necessário.
Para alcançar o sucesso, seja qual for a sua área de atuação, é preciso desenvolver e praticar as habilidades citadas acima para conquistar cargos importantes e se tornar um líder reconhecido. A empatia é uma característica indispensável para quem deseja cargos de confiança. Saber escutar, aceitar críticas, delegar funções, reconhecer acertos, assumir as responsabilidades e buscar por capacitação são algumas das habilidades necessárias para desenvolver a capacidade de liderança.
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