Marketing para engenheiros: 5 dicas para se destacar no mercado

Marketing para engenheiros: 5 dicas para se destacar no mercado

Marketing para engenheiros: 5 dicas para se destacar no mercado

A engenharia é uma das áreas mais promissoras do mercado. Com boas perspectivas de crescimento, é uma área receptiva para os profissionais. Ainda assim, as ferramentas de marketing para engenheiros são necessárias para aqueles que desejam destaque.

Engana-se quem pensa que a solução está na divulgação em outdoors, revistas, rádio e TV. A melhor maneira de se tornar o melhor engenheiro e aumentar sua relevância é investir em capacitação.

Descubra o porquê lendo nosso artigo! Você encontrará aqui cinco dicas valiosas para se destacar entre os demais profissionais. Confira!

1. Faça uma pós-graduação

Uma das melhore estratégias de marketing para engenheiros é, sem dúvida, a formação. De acordo com a tabela de honorários do IBEC, um engenheiro bem preparado pode ganhar 9 vezes mais que um profissional que possui apenas a graduação.

Grandes empresas oferecem seus melhores cargos para profissionais qualificados, bem preparados, com alto nível de conhecimento técnico e experiência.

Além disso, a engenharia não é uma ciência fechada. Fazer um MBA permite que o profissional atue em áreas específicas, como:

  • gestão de qualidade e produtividade;
  • gestão ambiental;
  • gestão de negócios;
  • engenharia de custos;
  • gerenciamento de obras;
  • implementação de empreendimentos;
  • auditorias;
  • avaliações e perícias.

Diante de tantas especialidades que podem ser escolhidas, o primeiro passo é focar no objetivo e relacioná-lo ao seu talento. Comece pensando no que você gosta de fazer, e avalie se a área está saturada ou carente de especialistas na sua região.

A partir daí, comece a busca por pós-graduações que vão te satisfazer profissionalmente, mantendo um diferencial competitivo. Nesse caso, pesquisar é a melhor opção para fazer essa descoberta.

2. Mantenha-se atualizado

Se você já escolheu um curso de MBA ou já está com o certificado em mãos, saiba que a qualificação não acaba por aí. Um bom profissional investe em formação continuada. Manter-se atualizado é fundamental para atrair clientes e trabalhar o próprio desenvolvimento pessoal.

Eventos, palestras, workshops, cursos de atualização e especializações são essenciais para que você possa adquirir novas aptidões, compartilhar conhecimento e experiências, considerar outras perspectivas e aumentar a rede de contatos.

3. Explore seus diferenciais

Reflita sobre o que te diferencia dos concorrentes. Se for a sua experiência prática e a qualificação profissional, isso é ótimo! Significa que você é um engenheiro qualificado e preocupado em manter uma busca constante por novas metodologias, técnicas, materiais e valores.

Geralmente, as pessoas estão interessadas na relação entre preço e qualidade. Quando o engenheiro investe em capacitação, acaba adquirindo novos conhecimentos que dão ferramentas para trabalhar nesse conceito tão desejado por quem contrata um serviço.

Além disso, sua experiência de vida também pode acrescentar e ser uma grande aliada na hora do atendimento ao cliente. Uma experiência no exterior, por exemplo, pode ser fator decisivo para fechar um negócio. Nesse contexto, a vivência em um local com as referências desejadas pode ser um grande atrativo para o contratante.

4. Esteja à frente dos concorrentes

O mercado está cada vez mais inflado de profissionais em todos os setores e a realidade para quem atua sempre em busca de melhores oportunidades é que existe uma dura concorrência a se vencer. Escolher uma especialização ou um MBA já é o início de uma caminhada para estar à frente da concorrência.

Contudo, estar a frente dos seus concorrentes não pode ser uma questão resumida apenas às qualificações no currículo. Veja como você pode ganhar essas disputas:

  • mantenha seu portfólio sempre atualizado;
  • estabeleça boas relações com as empresas contratantes e peça autorização para divulgar a marca nos seus arquivos;
  • monitore o mercado e esteja sempre atento às ações que seus concorrentes estão realizando;
  • participe de eventos e aumente seu networking.

Uma outra estratégia que costuma funcionar muito bem é escolher um nicho de mercado e descobrir o que esse público valoriza. Você pode focar em preço, qualidade, tempo de entrega do trabalho, economia na construção, ou qualquer outra característica de trabalho que seja critério de escolha (ou até mesmo desempate) para esses indivíduos.

Ao optar por uma especialidade, explorar seus diferenciais, investir em capacitação e divulgar toda essa trajetória, você acaba se tornando autoridade no assunto e, além de vencer a concorrência, tem grandes chances de se estabelecer como um nome de referência no segmento proposto.

5. Cuide do seu perfil nas redes sociais

Como abordamos no último tópico, o marketing para engenheiros não deve ser resumido apenas a qualificação. É preciso que o profissional exponha a sua caminhada e mostre seus serviços. Uma maneira eficiente e de baixo custo é usar as redes sociais, que funcionam muito bem em vários segmentos do mercado, incluindo a engenharia.

Monte um site

O seu escritório ou seu trabalho autônomo precisa ser visto e ter um website é uma estratégia básica para isso, tanto para sair à frente da concorrência, quanto para que o seu trabalho seja conhecido.

Portfólios, experiências e informações de contato ficam disponíveis 24 horas por dia, 07 dias por semana, possibilitando o encontro entre o seu trabalho e futuros clientes.

Crie uma página nas redes sociais

Além da busca via Google, hoje em dia as pessoas buscam por referências e encontram nas plataformas como o Facebook uma forma prática de conseguir opiniões sinceras sobre o trabalho de um profissional.

Manter um perfil atualizado e investir em postagens que incentivem a participação dos seus clientes com curtidas e comentários é crucial para atingir esse objetivo.

É importante conhecer cada rede social para direcionar o conteúdo. Paralelo a essa função do Facebook, você pode usar o Instagram para divulgar seus projetos, e o LinkedIn para expor suas opiniões de maneira profissional junto às suas qualificações, chamando a atenção de grandes empresas.

Produza conteúdos relevantes

Muito se falou, ao longo do texto, sobre os benefícios da formação continuada em adquirir novos conhecimentos e, devido a isso, tornar-se referência no assunto. E isso pode ser alcançado por meio da publicação de conteúdos relevantes.

Você pode criar um blog dentro do seu site para dissertar sobre os assuntos da especialidade escolhida e as experiências relacionadas a isso. Esse conteúdo também pode estar presente nas suas redes sociais, levando ao compartilhamento das informações. Consequentemente, seu nome circula pelas redes.

Além disso, as pessoas podem encontrar seus artigos quando buscarem por informações pelos mecanismos de busca, o que pode resultar em novos clientes e novos contratos.

O marketing para engenheiros pode garantir ao profissional uma posição de excelência no mercado. Invista em capacitação, siga esses passos e colha bons frutos. Se você está interessado em ser um profissional qualificado, entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *