9 dicas para fazer pós-graduação e trabalhar sem perder a produtividade

9 dicas para fazer pós-graduação e trabalhar sem perder a produtividade

Fazer pós-graduação é o objetivo de muitos profissionais que desejam alcançar melhores salários, melhores cargos ou se especializar em uma área específica com a qual se identificam. Entretanto, muitos têm dificuldade em conciliar a vida profissional com os estudos da pós-graduação. Afinal, é possível?

Para que você entenda melhor essa questão, começaremos respondendo a essa pergunta. Em seguida, falaremos sobre as nove principais dicas que você deve seguir para conciliar ambos. Por fim, mostraremos a importância da escolha da instituição de ensino para fazer a pós-graduação apresentando o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos — IBEC. Confira!

É possível conciliar trabalho e fazer pós-graduação?

Sim, é possível, mas para que isso ocorra de forma natural, sem ser necessário prejudicar a sua saúde física e mental, você deve se planejar para enfrentar essa grande rotina, que vai exigir muita responsabilidade.

Os primeiros meses podem ser cansativos, porém, após a adaptação da rotina, tudo fluirá de forma menos exaustiva e você estará melhor preparado para terminar a pós-graduação sem abrir mão do seu trabalho.

Quer conhecer 9 dicas para conseguir conciliar pós-graduação e trabalho?

1. Converse com a sua família

O primeiro passo para fazer uma pós-graduação e trabalhar ao mesmo tempo é dialogar com a sua família e as pessoas que convivem com você, explicando as razões que o levaram a fazer a pós-graduação sem abdicar do trabalho. Converse para que eles compreendam e o apoiem.

Lembramos que a carga horária exigida de você por semana aumentará e a família (pai, mãe, irmãos, companheiros, entre outros) deve estar ciente e apoiá-lo nessa decisão. Caso more sozinho, você deve fazer um esforço ainda maior, pois sobrará menos tempo para fazer as atividades domésticas e cozinhar, por exemplo.

2. Defina seus objetivos profissionais

Caso você opte por uma pós-graduação que você não goste ou que não tenha nada a ver com os seus objetivos profissionais, provavelmente o resultado não sairá como o esperado e você terá ainda mais dificuldades em conciliar trabalho e pós-graduação, o que pode levá-lo até mesmo a nem concluí-la.

Para que isso seja evitado, você deve pesquisar por cursos de pós-graduação que tenham a ver com o seu perfil profissional e o seu gosto pessoal a fim de que você se sinta motivado para concluir a pós em tempo hábil.

3. Organize sua rotina

Muitas pessoas não fazem pós-graduação porque afirmam que não têm tempo. Entretanto, essa é uma maneira equivocada de se pensar. O ideal é que você mude seu mindset. Em vez de pensar sobre ter tempo, você deve pensar em criar tempo para fazer a pós.

Para criar esse tempo, você deve organizar a sua rotina detalhando cada etapa do seu dia, determinando o tempo para o trabalho, para estudar, para atividades básicas como comer, higiene pessoal além do lazer, que é super importante para manter você bem consigo mesmo.

4. Comunique à sua empresa

Outro ponto importante a ser levado em conta, é que você deve comunicar à empresa. Algumas pessoas têm receio de fazê-lo alegando que isso colocaria o seu cargo em risco, mas isso não é verdade. É necessário informar à empresa para conciliar os horários entre pós e trabalho e chegar a uma melhor solução para ambos.

Além disso, várias empresas oferecem planos de capacitação para os seus funcionários. Verifique se a empresa em que você trabalha oferece esse plano e analise-o.

5. Trace seus objetivos com a pós

Você deve resolver algumas questões a nível pessoal antes de iniciar a pós. Além de escolher a pós-graduação com que se identifica, seja ela MBA ou especialização, você deve escolher a que tem a ver com os seus objetivos no âmbito profissional. Isto é, se o seu objetivo for atuar em outra área, a escolha deve ser feita nesse sentido.

Caso a sua intenção seja mudar de emprego, para outro setor ou cidade, você deve pesquisar quais áreas a empresa ou a cidade privilegiam e adequar a escolha da pós a essas condições.

6. Confira a disponibilidade de turmas da sua pós-graduação

A disponibilidade de turmas da pós-graduação deve ser verificada de acordo com o horário e o semestre para que você consiga organizar melhor a sua agenda. Sugerimos que você adapte o curso à sua agenda e não o contrário. Para isso, privilegie instituições que ofereçam um horário que combine com a sua rotina.

7. Planeje as suas atividades

Além de planejar a sua rotina, você deve planejar as suas atividades tanto no aspecto profissional quanto como estudante de pós-graduação. Esse planejamento servirá para que você não atrase os seus compromissos e nem impacte colegas de sala ou de profissão com possíveis atrasos.

8. Conte sempre com imprevistos

Para realizar o planejamento da sua rotina diária e das suas atividades, você deve inserir uma margem de erro, contando com prováveis imprevistos que venham a acontecer e possam prejudicar a execução do planejamento como um todo. Isso é importante pois quando os imprevistos acontecerem você estará preparado para enfrentá-los.

9. Identifique as melhores estratégias de estudo para você

Há pessoas que se dão melhor estudando ouvindo áudios, outras estudam melhor lendo o conteúdo e outras resolvendo questões. É claro que o ideal é utilizar métodos variados, mas sabemos que nem sempre isso será possível.

Dessa forma, é importante que você identifique o método mais adequado ao seu perfil e que apresenta melhores resultados a você.

A escolha da instituição é importante?

Sim, a escolha da instituição é fundamental para o sucesso da sua pós-graduação, seja ela um MBA ou uma especialização. O IBEC está no mercado desde a década de 70 e atua em diversos campos da engenharia e da gestão, como engenharia de custos, avaliação de perícias e gestão de obras. Formamos mais de 80 mil alunos em cursos de capacitação e mais de 30 mil em cursos de pós-graduação.

Sendo assim, fazer pós-graduação e trabalhar ao mesmo tempo é possível, mas vai depender de algumas medidas que devem ser adotadas para conciliar ambos sem que uma atividade prejudique a outra. Siga as dicas que listamos e mantenha o foco!

Agora que você já sabe como conciliar trabalho e pós-graduação, entre em contato com a gente! Temos um corpo docente capacitado e várias opções de MBA e especialização na área de gestão e engenharia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *