5 livros sobre gestão de negócios para engenheiros

5 livros sobre gestão de negócios para engenheiros

5 livros sobre gestão de negócios para engenheiros

Engana-se quem pensa que um engenheiro precisa limitar o foco da sua atualização profissional apenas no que está ligado a cálculos, mão de obra e matéria-prima. Os livros de gestão em negócios também são imprescindíveis para os profissionais que desejam melhorar seu desempenho como colaborador e líder de setor.

Neste artigo, vamos apresentar cinco obras fundamentais para que você otimize seus conhecimentos, aprenda a lidar com sua equipe na teoria e na prática, crescendo profissionalmente e também pessoalmente. Se você já é um gestor ou almeja um cargo de gerência, confira agora mesmo nossas dicas!

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Caso resolva adquirir via e-commerce, você verá ótimas resenhas sobre essa publicação. O livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, é considerado um guia sobre relacionamentos profissionais e pessoais.

De acordo com o site americano Amazon, uma das maiores referências em compra on-line do mundo, a obra ultrapassou o número de 50 milhões de exemplares vendidos, depois de mais de 70 anos de sua primeira publicação e segue como um livro atual e inovador.

O registro pode ser considerado um dos livros de gestão fundamental para aqueles que desejam investir na carreira e ser reconhecido dentro de uma empresa, apresentando técnicas, métodos, ideias e conceitos que visam fazer do indivíduo uma pessoa admirável e capaz de ocupar a posição de formador de opinião.

Sobre o autor

Dale Carnegie foi um escritor norte-americano, autor dos best-sellers “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver”, escreveu para diversos jornais, atuou como radialista em seu próprio programa.

Fundou também, a Dale Carnegie Training, uma rede mundial de treinamento pessoal e profissional. A finalidade é a de que os seus frequentadores possam alcançar seus objetivos profissionais e pessoais por meio das metodologias criadas por ele.

Para Carnegie, a chave para o sucesso nos negócios é potencializar as habilidades de cada indivíduo, e o programa está disponível em cerca de 90 países.

2. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

Nessa publicação, Daniel Goleman baseia-se em casos do cotidiano para expor como a falta de habilidade para lidar com os próprios aspectos emocionais pode prejudicar a vida escolar, acadêmica, profissional e pessoal de cada indivíduo.

O livro foi lançado em 1995 e, defendendo a ideia de que as inteligências racionais e emocionais juntas moldam nosso destino, foi responsável por alterar algumas práticas na educação e no mundo corporativo.

A publicação de Goleman é indicada a líderes de todos os segmentos e utiliza exemplos sólidos e marcantes para descrever as habilidades da inteligência emocional, os circuitos maleáveis da mente humana e como esse conjunto de fatores influencia uma carreira de sucesso.

O autor é jornalista, psicólogo e consultor corporativo. A obra já vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

3. Primeiro quebre todas as regras, de Buckingham e Coffman

Esse é um dos livros de gestão mais importantes para um líder corporativo. A base da obra é nada mais, nada menos que 25 anos de estudos realizados pela Gallup, em que mais de 1 milhão de pessoas responderam a duas questões.

  • Do que os funcionários mais talentosos precisam em seu local de trabalho?
  • Como os principais gerentes do mundo encontram, motivam e mantêm funcionários de talento?

A publicação de Marcus Buckingham e Curt Coffman busca levar o leitor para dentro da mente dos melhores gestores, buscando o entendimento dos artifícios usados para transformar o talento dos colaboradores em performance profissional de alto nível dentro de uma empresa.

Os autores também se preocuparam em revelar como colocar essas ferramentas em prática, em qualquer situação e dentro de qualquer segmento.

Sobre a Gallup

A Gallup é uma organização que possui mais de 80 anos de experiência em consultoria estratégia e desenvolvimento de lideranças, promovendo o engajamento de clientes, colaboradores, identidade organizacional, empreendedorismo, entre outros.

A empresa também trabalha com pesquisas em mais de 160 países ao redor do mundo, entrevistando funcionários, clientes, gestores, melhorando o desempenho e auxiliando no processo decisório desses líderes dentro das corporações.

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey

A obra de mais de 400 páginas escritas por Covey apresenta sete princípios que os indivíduos devem estabelecer como hábitos ao longo da vida profissional:

  1. ser proativo;
  2. iniciar o dia com um objetivo em mente;
  3. controlar o tempo realizando o mais importante em primeiro lugar;
  4. a vitória de uma pessoa não depende da derrota de outra;
  5. primeiro compreender, depois ser compreendido;
  6. trabalhar em sinergia;
  7. manter a mente e o corpo em equilíbrio.

Estudar e praticar esses conceitos leva a mudanças comportamentais que visam atingir objetivos profissionais, auxiliam na educação financeira, aumentam a eficiência no trabalham e ajudam o indivíduo a evoluir como pessoa.

O livro é considerado um best-seller, foi publicado pela primeira vez em 1989 e seu autor foi consultor pessoal do ex-presidente americano Bill Clinton, Vicente Fox — do México — e Kim Dae Jung, da Coréia do Sul.

5. Um novo jeito de trabalhar, de Laszlo Bock

Você certamente já ouviu falar sobre o ambiente de trabalho dentro do Google, afinal, a empresa não é conhecida somente como uma das maiores e mais lucrativa organização do mundo, mas também como um dos melhores ambientes para se trabalhar.

A empresa transformou conceitos de produtividade por meio de um cenário flexível, criativo e dinâmico, e se tornou o objetivo de trabalho de muitos profissionais.

Devido a isso, o vice-presidente do RH do Google, Laszlo Bock, lançou a obra “Um novo jeito de trabalhar”. O objetivo é apresentar aos líderes, meios inovadores de engajar os funcionários, aumentando o desempenho e a lucratividade.

Sobre o autor

Bock é o responsável pelas operações em gestão de pessoas do Google desde 2006. O premiado executivo fez com que o Google fosse reconhecido por mais de 100 vezes como a melhor empresa para trabalhar em diversos países.

Além de Laszlo Bock e os demais autores aqui apresentados, você pode procurar pelas publicações de Peter Drucker, Jack Welch, Rui Beja e Peter Senge. Todos possuem ótimos livros sobre gestão muito pertinentes a qualquer profissional.

Gostou das dicas? Quer ir além dos livros de gestão? Então conheça outras publicações para impulsionar a carreira na engenharia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *