Presidente do IBEC lança livro sobre Estimativa de Custos de Obras e Serviços de Engenharia.

Presidente do IBEC lança livro sobre Estimativa de Custos de Obras e Serviços de Engenharia.

O presidente do Instituto Brasileiro Engenharia de Custos (IBEC), Paulo Roberto Vilela Dias, lançou nesta quinta-feira (31/03), o livro “Estimativa de Custos de Obras e Serviços de Engenharia. Engenharia de Custos – uma Ciência”. O lançamento ocorreu no Clube de Engenharia, no Centro do Rio, e contou com diversas autoridades. Antes do lançamento oficial, o autor ministrou uma palestra intitulada “Abrindo a Caixa Preta do BDI”, relembrando informações contidas no seu último livro.
Para o presidente do Instituto, este novo livro representa o esforço do IBEC na elaboração de fundamentos de Engenharia de Custos, que segundo o autor, ainda é pouco estudada no país.
“É a primeira vez que se escreve sobre a ciência da Engenharia de Custos no Brasil. Até agora só eram feitos manuais práticos, que não eram claros quanto ao conceito desta ciência. O profissional até sabia usar, mas não entendia porque era necessária. Com esta obra, fica mais fácil entender seu conceito e importância”, disse.
Ainda de acordo com o engenheiro Paulo Roberto Vilela Dias, o atual cenário da Engenharia de Custos no Brasil é o foco das atenções do novo livro.
“O IBEC se preocupa com o essa questão. Hoje, vemos que o preço das obras públicas no país está muito abaixo do padrão. Como o governo não fiscaliza, empresas que atuam de má fé, participam dessas licitações e acabam cometendo fraudes, como a sonegação de tributos ao governo, além de realizarem construções de má qualidade. Temos que evitar essas fraudes, e o caminho é pelo ‘Preço Socialmente Justo’ de cada obra”, completou.
Livro Gratuito
Durante o lançamento do livro, o presidente do IBEC reforçou a política de educação do Instituto, informando que a obra “Estimativa de Custos de Obras e Serviços de Engenharia. Engenharia de Custos – Uma Ciência” estará disponível para download no site da instituição.
“Somos uma entidade sem fins lucrativos. Não queremos vender o livro, e sim proporcionar a oportunidade de profissionais de todos os estados terem acesso a essas informações sem custo algum”, disse.
O autor
Paulo Roberto Vilela Dias é Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. É fundador e membro do IBEC desde de 1978, e ocupa a presidência do Instituto desde de 1999. É autor dos livros: “Preços de Serviços de Engenharia e Arquitetura Consultiva”; “Uma Metodologia de Orçamentação para Obras Civis” e “Novo Conceito de BDI”.
Entre os principais prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Internacional Engenheiro de Custos das Américas “Américas AWARD 2010”, conferido pelo ICEC – Conselho Internacional de Engenharia de Custos, além da premiação de Engenheiro Destaque Nacional de 2010, oferecido pela Associação Mineira de Engenheiros Civis.
Felipe Lins – Assessoria de Imprensa IBEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *