Gestão de negócios: entenda tudo sobre essa profissão!
Gestão de negócios: entenda tudo sobre essa profissão!
Gestão de negócios é o termo utilizado para qualificar ou especificar o profissional que se dedica às atividades de organização, administração e execução. Por meio da transformação de habilidades, conhecimentos e bens em novos serviços e produtos, o gestor é capaz de obter resultados significativos para uma empresa.
Sendo assim, podemos dizer que se trata de um profissional inovador, que, com sua forma de agir, pode modificar diversas áreas do conhecimento, trabalhando como precursor de uma companhia, instituição ou de uma entidade.
O gestor de negócios é um profissional com inúmeras qualidades! Você quer saber mais um pouco sobre elas? Então, continue a leitura e descubra todas as características e o que o diferencia de outros empreendedores!
O que faz um gestor de negócios
O gestor de negócios é o especialista administrativo, com o foco na eficiência administrativa, por meio da reengenharia de processos. Ele busca mais eficiência com a otimização de processos, redução de custos e a garantia da qualidade — ou seja, a administração da infraestrutura da empresa.
Esse profissional é altamente empreendedor e seu intelecto é essencial para o desenvolvimento da organização. Confira, a seguir, alguns exemplos da atuação de quem quer desempenhar o papel de gestor de negócios.
Administração de estratégias
Identifica as prioridades por meio de diagnósticos organizacionais, ajuda ativamente nas prioridades das ações a serem desenvolvidas.
Administração da contribuição dos funcionários
Gerencia de forma participativa a contribuição dos empregados da organização, reconhecendo os problemas, desejos e necessidades dos colaboradores, ouvindo-os e proporcionando-lhes meios para que se sintam motivados e engajados a desempenharem suas funções, entregando resultados e contribuindo para o sucesso da organização.
Administrador de transformação e mudança
Por ser um profissional com capacidade para mudar, renovar, inovar e criar, o gestor de negócios é, sim, um agente de mudança, auxiliando os funcionários a se adaptarem a uma nova cultura organizacional, para que a empresa avance e alcance o sucesso.
Com a função de parceiro empresarial, o gestor de negócios identifica e domina múltiplos papéis. Por isso, o foco desse profissional está no cumprimento das metas e no alcance dos resultados, seja atuando em níveis operacionais ou estratégicos.
Qualidades pessoais
Abaixo, apresentamos algumas das principais características observadas nesses profissionais:
- iniciativa — pessoa que tem iniciativa, que é o primeiro a fazer ou a lembrar alguma coisa;
- Visão — é capaz de ver além da imaginação, ter ideias;
- Coragem — não tem medo de assumir riscos, apresenta firmeza de ânimo;
- Firmeza — persistência, personalidade, opinião própria;
- Decisão — capacidade de decidir ou resolver alguma coisa, tomar partido;
- Atitude de respeito humano — respeito às pessoas que estão envolvidas;
- Capacidade de organização e direção — ter planejamento e saber aonde quer chegar.
Ainda abordando as qualidades principais do gestor de negócios, inclui-se a necessidade constante de traçar metas, atualizar seus conhecimentos, ser inteligente do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão — ou seja as mudanças decorrentes da internacionalização e da revolução da informação.
Ele tem grandes desafios. As responsabilidades com escolhas tomadas no cotidiano são inúmeras, e, por isso, precisa ser capaz de focalizar quatro pilares para o seu desenvolvimento e crescimento.
1. Aprender a conhecer.
2. Aprender a fazer.
3. Aprender a conviver.
4. Aprender a ser — ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente.
Esses processos nem sempre são eficazes, objetivos e simples — da maneira como realmente deveriam ser, pois muitas vezes a análise racional difere da visão institucional.
Mercado de trabalho e a atuação em gestão de negócios
O gestor de negócios tem um campo de atuação vasto, podendo atuar em diversas áreas de uma organização — no departamento de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Cargos e Salários, entre outros.
Habilidades técnicas
Estão relacionadas com o fazer, isto é: envolvem o uso de conhecimentos especializados e facilidade na execução de técnicas — entre elas, podemos citar a contabilidade, a engenharia e a programação.
Habilidades humanas
Estão relacionadas com o trabalho, com pessoas, e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Apresentam talento de comunicação, coordenação, liderança, motivação, resolução de conflitos pessoais ou grupais — saber conduzir as pessoas, se relacionar bem com elas e desenvolvê-las.
Habilidades conceituais
São as que se relacionam com a visão da empresa ou da unidade institucional e com a facilidade em agrupar as ideias, teorias, conceitos e abstrações. Podemos dizer que se atrelam ao pensar, ao racionar, ao diagnóstico das situações e a formulação de alternativas para solucionar problemas.
Na medida em que o gestor de negócios desenvolve-se e alavanca do ponto de vista profissional, ele assume mais responsabilidades e precisa, portanto, desenvolver variadas aptidões técnicas e comportamentais.
Como o gestor de negócios deve se qualificar
Estamos vivendo uma era em que os profissionais de todas as áreas precisam atualizar suas competências e habilidades com frequência. A onda de competitividade está aí mesmo. Isso nos leva a uma radical mudança. Que trajetória seguir? Como definir as competências que significarão a próxima vantagem competitiva?
Em primeiro lugar, se torna muito importante definir e planejar os caminhos a seguir. Tal planejamento requer que entendamos muito bem o ambiente a nossa volta. Não há uma profissão mais ou menos importante; existe, isto sim, uma tendência de especialização e generalização ao mesmo tempo.
Assim o gestor de negócios poderá fazer cursos de especialização, quando terminar a faculdade, com uma pós-graduação, mestrado, doutorado. Buscando sempre novas oportunidades e possibilidades de especialização em gestão — gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão pública, gestão financeira, gestão comercial e de processos, cursos afins à sua área de atuação. Aprender algo novo é sempre um desafio e também amplia o leque de oportunidades.
Muitas organizações estão em busca de profissionais competentes para atuarem dentro do ambiente corporativo — e um desses profissionais são os que atuam na gestão de negócios.
Esses especialistas são qualificados, competentes e, quando alinhados com a cultura organizacional da empresa, são garantia de sucesso. Afinal, sabemos que os bons profissionais de hoje não buscam apenas compensação financeira, mas, sim, espaço e reconhecimento dentro das organizações.
Você já sabe qual curso deseja fazer? Quer saber mais sobre o assunto? Então siga-nos nas nossas redes sociais!