Comemoração em homenagem ao Dia do Engenheiro de Custos e 34 anos do IBEC reuniu autoridades e profissionais da área no Rio

Comemoração em homenagem ao Dia do Engenheiro de Custos e 34 anos do IBEC reuniu autoridades e profissionais da área no Rio

O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) comemorou no último dia 22 de maio seu aniversário de 34 anos e o Dia do Engenheiro de Custos em evento promovido no Clube de Engenharia, no Centro do Rio. A solenidade reuniu autoridades públicas e engenheiros que se destacaram no ramo da Engenharia de Custos ou contribuíram para a promoção e aplicação desta ciência no País.
Três importantes prêmios foram entregues durante a cerimônia: “Engenheiro de Custos do Ano”, “Personalidade do Ano” e “Empresa Destaque em Engenharia de Custos 2012”. O primeiro foi concedido aos engenheiros de custos Ícaro Moreno Júnior, da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), e Sérgio Arantes, gerente de Engenharia de Custos e Estimativa de Prazos da Petrobras.
    
“Foi uma grande honra receber esse título. Vejo como uma coroação pelo esforço que se tem feito para instituir a nova norma de Estimativa de Custo junto ao IBEC e à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pelo trabalho já realizado na Petrobras”, declara Arantes.
A “Personalidade do Ano” foi o presidente da Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE), Wagner Victer, que recebeu a medalha Miguel Stabile. Já o prêmio de empresa destaque foi entregue à Geomecânica S/A Engenharia pela sua habilidade na aplicação da ciência de custos. A empresa foi homenageada na pessoa de seu fundador, o engenheiro Francis Bogossian, que recebeu a medalha Marílio Fonseca.
“Como empresário fico feliz de ver a empresa que criei há 40 anos ser premiada por um órgão como o IBEC, que popularizou a luta não pelo menor, mas pelo melhor preço”, frisou Bogossian.
Foram homenageados ainda os deputados estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e Paulo Ramos (PDT), autores da Lei Estadual nº. 4.905/2006 que instituiu o Dia do Engenheiro de Custos, e outros “Destaques do Ano”, entre eles:
Agostinho Guerreiro (presidente do CREA-RJ), Umberto Ballarini (Cavaliere della Repubblica Italiana), Afonso Dutra Nicácio, Antônio Amaral Santos Pace, Cezar Benoliel, Eduardo Kônig, Ernani Mauricio Bacarat, Geraldo Senna, Glauber Pinheiro, José Aucure Neto, José Geraldo Lamas Leite, Marconiedson Cezar Viana, Mauro Alonso Duarte, Nunziata Regina Impala de Souza, Odair Santos Jr. e Rogério Soares Bígio.
Também prestigiaram a solenidade – que acontece desde 2007 e já premiou grandes nomes da Engenharia de Custos do País – os representantes regionais do IBEC e autoridades como o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, e o ex-ministro das Cidades e presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, também homenageados da noite.
Em homenagem à parceria firmada com o Cavalieri della Reppublica Italianna e presidente da Societá Dante Alighieri, Umberto Ballarini, a temática da festa, que continuou após a cerimônia de premiação da noite, foi Brasil/Itália. Os convidados puderam usufruir de Bufê e decoração com pratos típicos da Itália e as cores das bandeiras de ambos os países, respectivamente. A música também foi italiana, bem como os trajes das hostesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *