Quanto cobrar por um projeto de instalações elétricas, afinal?

Quanto cobrar por um projeto de instalações elétricas, afinal?

Saber quanto cobrar para a elaboração de um projeto de instalações elétricas é uma das principais dúvidas dos profissionais da engenharia — principalmente quem está iniciando no mercado ou decide seguir a carreira como profissional autônomo.

Nesse contexto, desenvolver um orçamento completo, considerando itens de qualidade, com um preço justo e competitivo, é um desafio comum, além de exigir técnicas específicas para chegar a resultados satisfatórios tanto para o profissional quanto para os clientes.

Se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja saber o que considerar para elaborar um bom orçamento, este post vai ajudar! Continue a leitura e veja quanto cobrar por um projeto de instalações elétricas para garantir a satisfação dos seus clientes e melhores resultados para o negócio!

O que faz parte de um projeto de instalações elétricas?

Há vários modelos, considerando as edificações, o uso do imóvel e as preferências dos clientes. Trata-se de uma etapa importante da engenharia, com influência direta na segurança e na funcionalidade da obra.

Sendo assim, para elaborar um projeto de instalações elétricas livre de erros, de fácil entendimento e confiável, é preciso seguir etapas básicas, além de realizar os trabalhos com base em determinações da ABNT NBR 5410:2014. Alguns dos principais itens que fazem parte de um projeto de instalações elétricas são:

  • análise da arquitetura e estrutura da edificação;
  • análise dos requerimentos do projeto;
  • projeção e separação dos circuitos elétricos;
  • inserção da simbologia nos pontos de tomada e iluminação;
  • localização do padrão;
  • definição do quadro de distribuição de circuitos;
  • representação da instalação sobre a planta arquitetônica;
  • realização da previsão da carga e diagrama unifilar dos circuitos;
  • dimensionamento dos eletrodutos;
  • listagem dos materiais elétricos e outros requisitos;
  • realização do memorial descritivo do projeto de instalações elétricas.

Qual a importância de estimular um preço justo?

O orçamento é fundamental para conquistar os clientes e representa muito para criar relacionamentos pautados na confiabilidade e na fidelidade. Por isso, evitar excessos e chegar a um bom preço sem abrir mão da qualidade é indispensável para todo profissional.

Em outras palavras, apresentar ao cliente projetos e soluções eficientes e e com um preço justo contribui para atrair e fechar contratos, além de consolidar o negócio e ter clientes engajados, fator essencial para ter bons resultados e garantir a sobrevivência em um mercado extremamente competitivo e repleto de profissionais qualificados em todas as áreas.

Como precificar um projeto de instalações elétricas?

Alguns fatores são decisivos para chegar a preços adequados, seja para projetos comerciais, industriais ou residenciais. Tratam-se de fatores que vão direcionar a avaliação de custos considerados indispensáveis para realização de todo projeto.

Nesse sentido, para criar orçamentos com valores competitivos e vantajosos para a empresa e o cliente, é preciso ter atenção a aspectos importantes. Veja o que não pode faltar para precificar o projeto de instalações elétricas!

Horas de trabalho

Embora seja uma dificuldade para muitos profissionais, definir quantas horas de trabalho serão necessárias para o projeto é o primeiro passo para precificar. Além disso, é crucial definir o valor da sua hora técnica de trabalho.

Quando se trata de um profissional autônomo, para formar o preço da hora trabalhada, é preciso considerar os custos fixos e variáveis, gastos com materiais e insumos e consultar as tabelas do CREA para ter uma noção dos valores mínimos para remuneração de engenheiros.

Emissão do ART

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é uma obrigatoriedade para acompanhar o projeto de instalações elétricas e é necessário deixar clara para o cliente a importância dela dentro do trabalho que será executado, bem como incluir os custos para emitir o documento no orçamento.

Tipos de processos

O projeto de instalações é complexo e vai muito além de dimensionar tomadas e interruptores. É preciso considerar inúmeros fatores técnicos e tipos diferentes de processos que influenciam os custos e o preço final do orçamento.

Dessa forma, não se esqueça de listar e estudar minuciosamente todos os processos necessários de acordo com a edificação e os objetivos do cliente. Desse modo, é possível criar um valor realista e fazer os ajustes necessários para ter melhores condições.

Metragem

Uma das formas mais utilizadas pelos profissionais para precificar os serviços de engenharia é pela metragem. Para tanto, você deve levantar o valor por metro quadrado dos serviços a fim de fazer a composição do valor total do projeto.

Visitas ao local

Para fazer um projeto eficiente e de qualidade, fazer visitas no local para realizar inspeções, medições e levantamentos é imprescindível. Trata-se de uma das etapas mais importantes do serviço, pois oferece a oportunidade de interagir com o cliente e tirar todas as dúvidas.

Contudo, o valor necessário para fazer os deslocamentos, as visitas necessárias e outras particularidades devem estar incorporadas no orçamento. O cliente precisa entender a necessidade e a importância de contar com o apoio próximo do profissional durante a realização dos serviços.

Impressões

Por fim, o custo para realizar a impressão do projeto e memorial descritivo também deve ser considerado e levantado previamente. Embora pareça algo insignificante, é um valor que tende a pesar no planejamento financeiro da empresa.

Como contornar objeções dos clientes ao preço cobrado?

A negociação dos valores descritos no orçamento sempre acontece, e os clientes relatam suas objeções e questionamentos sobre o equilíbrio entre preço e serviço. É uma prática normal e merece atenção para argumentar adequadamente e demonstrar os elementos que justificam os valores cobrados.

Nesse contexto, não deixe de fazer uma apresentação criteriosa do orçamento, falando sobre cada item e dando ênfase a seus diferenciais em relação à concorrência. A qualidade e o profissionalismo são decisivos para influenciar a preferência dos clientes e ganhar a confiança deles.

Como você percebeu, definir um preço ideal e competitivo para o projeto de instalações elétricas é imprescindível para impulsionar os resultados. Afinal, oferecer qualidade e bons preços são os pilares para conquistar mais clientes e se destacar no mercado.

Gostou do post? Agora que você entendeu mais sobre como criar orçamentos para o projeto de instalações elétricas, compartilhe boas informações conosco! Deixe aqui o seu comentário e conte-nos como foi sua experiência no assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *