Afinal, vale a pena fazer uma pós-graduação online? Saiba!
  • outubro 4, 2021
  • IBEC
  • Blog
  • 0

Afinal, vale a pena fazer uma pós-graduação online? Saiba!

A construção de uma carreira profissional robusta é um caminho repleto de marcos importantes. Entre eles, estão as conquistas dos diplomas acadêmicos de graduação e de pós-graduação — cada uma dessas etapas apresentando os seus próprios desafios.

Uma das dificuldades que aparecem para aqueles que se dispõem e desejam cursar uma pós-graduação é conciliar o trabalho com os estudos — o que pode ser uma tarefa extremamente complexa de se realizar.

Mas a boa notícia é que há uma alternativa que vem se fortalecendo pouco a pouco no cenário educacional contemporâneo e pode ser a solução para quem precisa de flexibilidade na hora de estudar: a pós-graduação online.

Este artigo vai esclarecer as suas dúvidas a respeito dos cursos de pós-graduação a distância (EAD) e apresentar algumas das vantagens e desafios deles. Se você precisa de flexibilidade, eficiência e qualidade para estruturar uma carreira de sucesso, não deixe de ler até o fim.

Como saber se é hora de dar o próximo passo na sua jornada acadêmica?

A jornada acadêmica é bastante desafiadora. Terminar uma graduação é uma tremenda conquista e só quem concluiu esse percurso sabe o valor de cada hora dedicada e de cada trabalho finalizado. Portanto, quem obtém essa formação tem uma boa noção da dedicação necessária para fazer uma pós-graduação e finalizá-la de maneira bem-feita.

Ainda assim, as vantagens profissionais de dar andamento à jornada acadêmica são inegáveis. Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Produtive durante os primeiros 7 meses de 2013 e 2014 apontou que, entre os 400 executivos investigados pelo estudo, a média de salários daqueles que tinham apenas graduação era de R$ 5.812,00. Já daqueles com pós-graduação, era de R$ 9.306,00 — uma diferença de cerca de 60%.

De acordo com o CEO da Produtive: “A pós-graduação, para o nível executivo, virou commodity. Para aumentar a capacidade de se engajar em diferentes trabalhos, as pessoas perceberam que precisam investir em pós-graduação mais avançada”.

Desse modo, um curso de pós-graduação tem potencial para revolucionar a sua vida e a sua carreira. Se o seu trajeto profissional pode se beneficiar desse passo, talvez seja a hora de dar a largada nessa fase incrível.

Apegue-se à sua vontade de crescer. Quando as dificuldades são reais (e elas geralmente são!), a vontade de conquistar precisa ser ainda mais forte.

Quais tipos de desafios podem ser solucionados pela pós-graduação online?

Ao decidir que realizar uma pós-graduação é o seu próximo passo, é necessário descobrir qual é a melhor forma de trazer isso para a sua realidade. Para alguém que já tem um emprego e uma agenda cheia, o maior desafio pode ser conciliar os horários de estudo aos de trabalho.

Isso acontece porque nem sempre o tempo de aula é o único momento que deve ser dedicado. Há também o tempo de locomoção entre trabalho, curso e casa — que pode ser bastante significativo especialmente para quem mora em cidades grandes.

Nesse sentido, a pós-graduação online se apresenta como uma opção salvadora. Afinal, os cursos são realizados inteiramente por meio de plataformas online, permitindo eliminar o tempo de locomoção que seria necessário em um curso presencial e flexibilizando os horários das aulas.

Então, se o seu trabalho tiver horários imprevisíveis, você pode adequar os seus estudos ao seu tempo de trabalho e readequar quando for necessário. Se a sua rotina pessoal e familiar for muito intensa, também é possível adaptar os seus estudos a ela.

Quais são as diferenças entre um curso online e um curso presencial?

Além da flexibilidade de horários, existem outras vantagens de se realizar uma pós-graduação online. Entre elas está a acessibilidade financeira.

Nesse caso, o aluno tem a possibilidade de estudar em plataformas online no momento que quiser e de onde desejar, e ainda economiza em pontos como transporte e alimentação.

Outra grande vantagem da pós-graduação online é a personalização da experiência de aprendizagem, já que, além de poder adequar os estudos ao ritmo da sua vida, o aluno tem acesso a diversos materiais de estudo — e-books, vídeos etc. — e, até mesmo, pode conversar online com os professores. Também há a possibilidade de assistir às aulas mais de uma vez.

Além disso, em um contexto de pandemia, não se pode deixar de tratar da segurança apresentada por um curso online em comparação com um curso presencial. Ter a possibilidade de preservar a sua saúde sem perder qualidade de conteúdo de aula é algo muito valioso.

Vale a pena fazer uma pós-graduação online?

É importante destacar que, apesar de o ensino a distância não ser tão novo, a pandemia estimulou que essa modalidade se desenvolvesse e melhorasse rapidamente. Desse modo, as plataformas de ensino atuais são extremamente completas e os cursos, muito diversos e bem estruturados.

Vale destacar também que um certificado de um curso de pós-graduação online tem o mesmo valor que o de um curso de pós-graduação presencial. Apesar disso, mantém-se a necessidade de escolher uma instituição reconhecida e confiável.

Felizmente, o mercado atual apresenta opções de ótima qualidade e bastante acessíveis, de modo que vale muito a pena realizar um curso de pós-graduação online. Assim, concluir essa formação permite o seu reposicionamento profissional e representa um grande avanço na sua carreira — e, muito provavelmente, no seu salário.

Ainda que a correria do trabalho e da vida pessoal possam trazer desafios, a possibilidade de realizar uma pós-graduação online pode ser a solução para essas dificuldades e, ainda por cima, trazer vantagens importantes para o seu aprendizado.

Se você se sentiu animado para seguir em frente nessa importante jornada, entre em contato conosco e esclareça todas as suas dúvidas. Estamos esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *