Entenda a importância da capacitação em tempos de crise
Você provavelmente já sabe que a taxa de desemprego no Brasil atinge números alarmantes. No primeiro trimestre de 2020, segundo o IBGE, essa taxa chegou a alcançar 12,6% dos brasileiros.
Isso significa que a quantidade de profissionais em busca de recolocação no mercado é grande, tornando qualquer processo seletivo muito mais disputado do que o normal.
Dentre inúmeros candidatos a uma vaga de trabalho, o que faria uma empresa escolher você em vez de dezenas ou centenas de outros candidatos?
É aí que entra a importância da capacitação. Ao demonstrar conhecimento aprofundado e boas skills, adquiridas com boas capacitações, seu currículo se destaca e você já ganha bons pontos com o empregador, passando na frente de candidatos com conhecimentos básicos.
Inclusive, pesquisas indicam que, em algumas áreas de atuação, a especialização do profissional tem relação direta com empregabilidade e salário.
Se você ainda não está convencido, a seguir listamos alguns dos principais pelos quais você deve se capacitar!
Profissional mais requisitado do mercado
As empresas estão sempre em busca de profissionais capacitados para suas vagas. Durante a crise, quando há ainda mais candidatos a essas vagas, se torna ainda mais difícil fazer uma seleção dos melhores.
Por isso, uma das primeiras coisas analisadas é, justamente, as capacitações e especializações dos candidatos. Aqueles que tiverem mais habilidades de acordo com o cargo se tornam opções mais prováveis para a vaga.
Portanto, o profissional que se capacita se torna mais requisitado num mercado cada vez mais disputado. As empresas valorizam aqueles que buscaram ir além dos conhecimentos básicos e se especializaram, aumentando as chances destes a garantirem uma vaga de emprego.
Acesso a mercados menos disputados
A especialização também pode ser uma forma de entrar em mercados que são menos disputados. Esses mercados, normalmente, oferecem menos vagas, mas contam com salários melhores e menos candidatos disponíveis para ocupar essas vagas.
É interessante estar sempre de olho nesses mercados e buscar especializações que garantam que você se torne um profissional apropriado para as vagas.
Às vezes, esses mercados carecem tanto de profissionais que as empresas acabam oferecendo as vagas diretamente a esses especialistas, o que garante salários mais altos e melhores condições de trabalho.
Aprimoramento de habilidades
Muitos profissionais que atuam ou atuaram no mercado, exercem cargos que propiciaram o desenvolvimento de habilidades práticas e importantes para o mercado. A capacitação pode ser uma forma de aprimorar essas habilidades já adquiridas e gerar uma certificação.
Apesar de, muitas vezes, saber fazer as coisas na prática serem muito mais importantes, contar com a capacitação no currículo pode ser o diferencial que você precisa para finalmente se destacar para os empregadores.
Desenvolvimento de novos conhecimentos
Além de garantir a melhora de habilidades previamente adquiridas, a capacitação também garante que você aprenda novos conhecimentos que serão importantes para a sua atuação profissional.
Quanto mais conhecimento e habilidades um profissional acumula, mais ele se torna competitivo no mercado. Em tempos de crise, essa pode ser a distinção que o empregador vai fazer entre você e dezenas de outros candidatos.
Não se esqueça, no entanto, de acumular os conhecimentos e habilidades certas para a sua área de atuação!
Possibilidade de empreender
A crise gera grande instabilidade no mercado e muitas empresas reduzem o número de contratações por isso. No entanto, ainda há outras possibilidades para os profissionais que buscam se especializar: o empreendedorismo.
Através de boas capacitações, você pode desenvolver as skills necessárias para atuar não só como um bom profissional na área, mas também gerir uma empresa e atrair seus próprios clientes.
Desenvolvimento de soft skills
Você já deve ter ouvido falar nas soft skills. Elas dizem respeito a como você é enquanto profissional e como você se relaciona com colegas de equipe, clientes etc. Habilidades como comunicação, resiliência, empatia e capacidade de colaboração são algumas das soft skills buscadas pelos empregadores no mercado.
É claro, nenhuma capacitação vai oferecer matérias que ensinam você a desenvolver essas habilidades. No entanto, durante as capacitações, somos confrontados com desafios propostos pelos professores e trabalhos em grupo com outros profissionais com realidades diferentes, estimulando que essa habilidades se desenvolvam.
Em meio a crise, ir além das habilidades e conhecimentos práticos da área – as hard skills – é muitas vezes o que garante sua empregabilidade.
Conseguiu entender a necessidade e importância de investir em capacitações e se especializar durante uma crise? O mercado vai se tornando cada vez mais tecnológico, o que vai exigir dos profissionais conhecimentos que vão além do básico e do óbvio.
Se você compreende essa necessidade e pretende se especializar, confira as principais especializações oferecidas pelo IBEC! Expandimos nossa atuação e agora contamos com MBA e pós 100% online, garantindo acesso de todos aos nossos melhores cursos.