I Seminário Carioca de Inovação, Custos e Projetos

Nesta última terça-feira, 28 de março, o IBEC realizou o I Seminário Carioca de Inovação, Custos e Projetos, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. O evento teve presença de 350 pessoas e contou com palestras de grandes nomes da Engenharia e Gestão de Projetos. O encontro serviu para promover e incentivar a disseminação, a ampliação e o intercâmbio de conhecimento relacionado a inovação e ciências de custos.
O I Seminário Carioca de Inovação, Custos e Projetos foi uma realização do IBEC- Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos em parceria com ICEC – International Cost Engineering Council, IPMA Brasil – International Project Management Association, Clube de Engenharia, CREA-RJ – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro e UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Foram palestrantes a Profª. Drª Marinilza Bruno de Carvalho, Diretora da InovUerj, o Departamento de Inovação da Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ, (“O Empreendedorismo e a Gestão da Informação”); o Mestre Raphael Albergarias, Presidente da IPMA Brasil, (“O ciclo do sucesso: Aprenda a identificar cada etapa”); o Mestre Fernando José da Rocha Camargo, Vice-presidente Executivo do IBEC, (“Importância da Educação Continuada em Tempos de Crise”); André Gomyde, Diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap, (“Cidades Inteligentes e Humanas”); o Prof. Natale Papa Jr, Coordenador Executivo do Mestrado Profissional Internacional em Administração da Universitè de Bordeaux, (“Um salto em sua carreira”); o Engenheiro Luiz Antônio Cosenza, (“Erros e Acertos da Lei de Autovistoria Predial”); Vinicius Mattos Von Doellinger, Administrador do CEFET/RJ, (“A Importância da Transferência de Conhecimento e Tecnologia entre Universidades e o Setor Produtivo”) e, finalmente, Prof. Paulo Roberto Vilela Dias, Presidente do IBEC e Diretor regional do ICEC nas Américas, apontando os Aspectos Atuais da Engenharia de Custos – Desoneração, BDI e Novo SINAPI.
O Seminário contou com a presença de renomados profissionais como Maria Georgina Muniz Washington, Vice-reitora da UERJ; Pedro Celestino, Presidente do Clube de Engenharia; Antônio Cezar Carvalho Benoliel, Presidente da ALAEST – Associação Latino-americana de Engenharia de Segurança do Trabalho, José Chacon de Assis, Presidente da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos, Ivan Ribeiro da Conceição, Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Rio de Janeiro (ABENC), José Tadeu da Silva, Presidente do CONFEA e da FEBRAE, entre outros.
Durante o evento, o IBEC teve o orgulho de apresentar seu mais novo projeto, fruto de parceria com a IPMA: a Academy of Innovation, Engineering and Project Management, ocasião em que foi assinado o convênio com a IPMA Brasil. Sua missão é proporcionar soluções tecnológicas de gestão de projetos em engenharia, integrando o negócio, as pessoas e as melhores técnicas, com foco em efetividade de resultados. A AIEPM é mais um dos muitos empreendimentos do IBEC para promover o conhecimento e o reconhecimento da Engenharia de Custos baseados em seus valores de ética, respeito, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade.
Outra grande conquista para a ciência de Custos foi a assinatura do acordo de parceria entre IBEC e UERJ através do qual surgiu o curso de Pós-Graduação em Gestão da Inovação, realizado pelo IBEC e certificado pela UERJ.
Celebrando o sucesso do evento e dessas cooperações, o IBEC ofereceu, a todos os presentes, descontos em seus cursos de Pós-graduação e de Capacitação, bem como livros de autoria do Prof. Paulo Dias e também dos Engenheiros Sérgio Conforto e Mônica Spranger. O final do Seminário foi coroado com o sorteio de 5 bolsas de estudos para cursos de Especialização lato sensu do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos.
Confira algumas fotos em anexo.