Metodologia 6 sigma: o que é e quais são seus benefícios para a engenharia?

Metodologia 6 sigma: o que é e quais são seus benefícios para a engenharia?

Metodologia 6 sigma: o que é e quais são seus benefícios para a engenharia?

Aumentar a produtividade, qualificar a equipe e reduzir os custos são estratégias imprescindíveis para empresas de engenharia. Portanto, a procura por sistemas que favoreçam essas características é essencial. Se você está nessa busca, com certeza já ouviu falar na metodologia 6 sigma, certo?

Por outro lado, se o termo não é assim tão familiar, não se preocupe. Neste post, vamos explicar o que é essa ferramenta, como ela funciona, quais são seus benefícios e como aplicá-la ao seu negócio. Continue e leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é a metodologia 6 sigma?

É uma ferramenta utilizada para identificar quais áreas e processos de uma empresa precisam ser aperfeiçoadas e como isso deve ser feito de maneira eficaz.

Por meio desse método, estudam-se as falhas que têm se repetido nas atividades internas do negócio, os avanços necessários e as estratégias para ampliar o desempenho da empresa.

O objetivo principal do 6 sigma é eliminar defeitos e não conformidades, uma vez que o foco principal é a aprovação e a satisfação do cliente.

Como a metodologia 6 sigma funciona?

Sigma é uma letra do alfabeto grego (Σ) utilizada também no universo estatístico, que indica a frequência em que ocorrem desperdícios ou erros em uma operação. Por isso, determina o desempenho dos processos executados.

Por meio desses cálculos, foi elaborada uma escala que indica a qualidade dos processos, em que um sigma é o nível inferior e seis sigma é o maior nível de excelência, conforme tabela abaixo.

Escala de Qualidade
Nível Nº de defeitos em 1 milhão produzidos
6 sigma 3,4
5 sigma 233
4 sigma 6210
3 sigma 66807
2 sigma 308537
1 sigma 691462

Portanto, quanto maior o sigma da empresa, melhores são os serviços prestados e menor a quantidade de defeitos presentes no processo de produção.

Como aplicar a metodologia 6 sigma?

A ferramenta pode ser empregada de duas formas: em projetos com foco em criar novos processos ou em aprimorar os existentes. Os mais utilizados são os de aprimoramento, que acontecem em cinco etapas: definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar.

Definir

Essa fase é caracterizada pelo planejamento e definição das metas e melhorias desejadas, ou seja, dos objetivos estratégicos da empresa.

Mensurar

Após a definição dos objetivos, deve-se mensurar a realidade dos processos existentes. Esse é o momento de entender cada etapa deles, assim como todos os problemas que estão ocorrendo.

Analisar

É a hora de identificar quais os passos necessários para sair da situação atual e atingir os objetivos estratégicos. Essa análise deve ser feita por intermédio de cálculos estatísticos.

No caso de uma empresa de engenharia, essa etapa é ideal para realizar um planejamento completo tanto das ações quanto dos serviços que devem ser executados.

Melhorar

Após definir aonde se quer chegar, quais mudanças são necessárias e os passos para atingir os objetivos definidos, é a vez de melhorar e incrementar os processos e serviços existentes.

Essa é a etapa mais desafiadora, uma vez que as melhorias devem ser pensadas dentro da realidade da empresa, e você precisa analisar as falhas sob a ótica do cliente. Além disso, é o momento de padronizar o trabalho, eliminando as falhas.

Na engenharia, muitas vezes é impossível que os serviços realizados tenham um mesmo padrão. Contudo, é importante que os processos sigam essa regra.

Controlar

É necessário monitorar e controlar continuamente os processos para evitar a concretização de erros e a ocorrência de defeitos, garantindo que as metas e objetivos alcançados sejam mantidos.

A partir do momento em que um processo de engenharia for padronizado, melhorias pensadas e falhas eliminadas, mantenha o controle estatístico e matemático. Planilhas e programas de gestão são ótimas ferramentas para isso.

Quais os benefícios da metodologia 6 sigma?

A metodologia 6 sigma ficou famosa ao ser implantada pelo CEO da GE em 1999, uma vez que, na época, a empresa alcançou ganhos de cerca de 1,5 bilhão de dólares.

Isso foi possível porque a empresa melhorou a performance reduzindo erros, eliminando defeitos, diminuindo custos e, consequentemente, aumentando a produtividade e o lucro.

Em empresas de engenharia, a gestão tem um papel ainda mais importante. Para que os serviços oferecidos sejam entregues no tempo definido e com a qualidade esperada, é necessária uma gestão eficiente dos processos. E, para alcançá-la, tanto o planejamento quanto sua execução fiel são essenciais.

A aplicação do 6 sigma garante que essa gestão eficiente seja obtida e oferece benefícios em médio e longo prazos quando a metodologia é corretamente aplicada.

Redução dos custos

Ao acabar com os erros e o uso de elementos desnecessários na produção, o desperdício também é eliminado. Dessa forma, são reduzidos os custos referentes aos processos e à execução dos serviços.

Melhoria da eficiência

Quando ocorrem a análise dos sistemas e processos, a definição dos passos necessários para eliminar os erros e a implementação das melhorias necessárias, os processos se tornam mais eficientes.

Além disso, também são normatizados os procedimentos, o que faz com que todos os serviços sigam um padrão de qualidade, permitindo um controle mais efetivo.

Alta produtividade

Uma vez que as tarefas e processos são planejados e controlados constantemente para não permitir a ocorrência de desperdícios, eles geram produtos de maior qualidade em menos tempo, com baixíssimo índice de problemas e inadequações.

Satisfação do cliente

A metodologia 6 sigma tem como um dos principais objetivos a satisfação do cliente, pois analisa suas impressões e desejos e aplica-os nos processos produtivos.

Com a redução de erros e consequente aumento da qualidade, os prazos são cumpridos e isso faz com que o cliente sinta-se mais satisfeito com o produto.

Aumento do lucro

Com a redução dos desperdícios e erros que estavam presentes nos processos, os produtos passam a ser produzidos de forma mais econômica, apresentando menos despesas para a empresa.

Como o custo é menor, os produtos apresentam qualidade superior e os desejos dos clientes são satisfeitos, o lucro gerado é cada vez maior.

A metodologia 6 sigma faz com que as organizações alcancem excelência em desempenho, contudo sua implantação exige o acompanhamento de profissionais certificados. O nome dessa certificação é belt e apresenta cinco níveis de graduação: White, Yellow, Green, Black e Champion.

Agora que você compreende o fundamento da metodologia 6 sigma, sua correta forma de implementação e benefícios, entre em contato conosco e descubra como obter reconhecimento no mercado de trabalho com uma certificação belt profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *